28/11/2017 - João Brigato / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros
Reduzir custos é uma parte importante no processo de desenvolvimento de um novo carro, especialmente quando se trata de um modelo de uma marca generalista. Para ganhar em escala, muitas montadoras usam componentes idênticos em diversos modelos: caso comum é da Chevrolet e da Volkswagen que usam o mesmo volante em praticamente todos os carros atualmente produzidos.
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Conheça agora outros dez casos de compartilhamento de peças:
Fiat Mobi e Uno: portas dianteiras
Apesar de a chapa externa ser diferente para casar melhor com o estilo individual de cada um, as portas dianteiras de Mobi e Uno são as mesmas na estrutura. Nascido a partir da plataforma encurtada do Uno, o Mobi ainda aproveita diversos componentes do irmão.
Chevrolet S10 e Blazer: lanterna traseira
Pode não parecer, mas após o facelift da primeira geração de S10 e Blazer, os modelos passaram a usar a mesma lanterna traseira. O truque para que parecesse diferente é que a peça era invertida na picape, já que o formato original veio do SUV.
Ford Ka (primeira geração) e Ka (segunda geração): portas e para-brisa
Apesar de o design externo completamente diferente, a segunda geração do Ka brasileiro usava o mesmo para-brisa e portas do Ka original. Outro item usado pelo Ka nacional, e que vinha de outro modelo, era a régua da placa, original do Fiesta sedã.
Volkswagen Fusca e up!: volante e painel
Reparou que Fusca e up! (antes do facelift) eram os únicos VW a não usar o volante do Golf? No Fusca, o volante possuía comandos enquanto o up! apresentava seu nome na base. Após o facelift, o up! passou a usar o mesmo painel de instrumentos do Fusca.
Fiat Fiorino e Doblò: lanterna traseira
Desenhada originalmente para o facelift da primeira geração do Doblò, apresentado na Europa em 2005, a espichada lanterna ganhou sobrevida no Brasil com o lançamento da segunda geração do Fiorino.
Renault Sandero e Logan: portas dianteiras
A primeira geração do Sandero e do Duster usavam a mesma porta dianteira, caracterizada pelo vinco em meia-lua. Outro compartilhamento criativo era em Sandero e Logan que, em seus primeiros anos, usavam o mesmo retrovisor dos dois lados.
Mitsubishi Pajero TR4 e Airtreck: faróis
Aposentado em 2008, o Outlander de primeira geração (vendido no Brasil como Airtrek) deixou seus faróis de herança para a reestilização do Pajero TR4 lançada em 2012. E não é que eles ficaram melhores no pequeno Pajero do que no Airtrek/Outlander?
Fiat Toro e Jeep Compass: portas dianteiras
Assim como Uno e Mobi dividem as mesmas portas dianteiras, Fiat Toro e Jeep Compass adotaram a estratégia. A diferença visual fica por conta apenas de um vinco a mais na Toro. Painel de insturmentos, volante e outros componentes internos também são compartilhados entre eles e o Jeep Renegade.
Peugeot 207 e 207 Sedan/Passion: lanterna traseira
Desenvolvido no Irã quando ainda era um 206, o sedã aproveitou praticamente tudo do hatch: lanternas traseiras e desenho básico do para-choque. Outro aproveitamento do 207 brasileiro eram os faróis, emprestados do modelo europeu, maior e mais largo.
Chevrolet Camaro e Agile: comandos do espelho retrovisor
Originalmente usados pelo Corsa de 1994, os comandos dos retrovisores elétricos foram aproveitados por praticamente 20 anos na linha Chevrolet, inclusive no Camaro da geração anterior. Além disso, o muscle-car ainda usava o mesmo volante do Cruze e hastes de comando que estão presentes em Onix, Prisma, Spin e Cobalt.
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