12/04/2018 - João Brigato / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros
O Brasil é berço de desenvolvimento de diversos modelos, tanto para consumo próprio quanto para outros mercados. Acontece que, com a preferência do brasileiro por modelos locais, muitos carros vendidos na Europa ou Estados Unidos não são exatamente os mesmos vendidos aqui.
Leia mais:
Volkswagen Fusca: as versões que nunca tivemos no Brasil
Seis carros nacionais que fazem inveja lá fora
Como seriam carros de luxo para o Apocalipse?
Por isso, reunimos nessa lista dez equivalentes internacionais aos modelos vendidos no Brasil. Vale ressaltar que os escolhidos foram elencados por sua proposta de mercado e posicionamento dentro da marca – ou seja, não necessariamente possuem preço ou medidas idênticas aos nacionais.
Simule quanto pagar nas parcelas do seu próximo carro
Hyundai Creta – Kona
Desenvolvido para o mercado indiano e chinês, o Hyundai Creta jamais foi vendido na Europa. Por lá, a marca apostou no Kona, um SUV compacto com estilo bastante ousado, carroceria arredondada e plataforma da nova geração do i20. O Creta é mais parecido com o antigo Santa Fe e usa a mesma base do Kia Soul.
Fiat Cronos – Tipo Sedan
Com a aposentadoria do Linea, coube Cronos substituí-lo por aqui, enquanto o Tipo Sedan assumiu a missão na Europa. O Tipo é pouco maior que o Cronos e posicionado como sedã médio, mas aposta no custo mais baixo para roubar vendas dos compactos. Já o Cronos se vale em equipamentos para incomodar também o andar de cima.
Chevrolet Onix – Spark e Sonic
Enquanto o Onix representa sozinho a Chevrolet brasileira no segmento de entrada, nos EUA, a marca conta com o subcompacto Spark e com o Sonic, que já foi vendido no Brasil. Tal qual o Onix, a dupla é oferecida com transmissão automática em diversas versões e, no caso do Spark, também na versão aventureira Active.
Citroën C3 – C3
Nosso Citroën C3 de segunda geração já possuía diferenças visuais e de conteúdo em relação ao modelo europeu, mas agora a discrepância cresceu. O C3 europeu adotou visual aventureiro inspirado pelo C4 Cactus e plataforma de Peugeot 208. A marca apostou na personalização e no conforto ao rodar com o novo C3.
Ford New Fiesta – Fiesta
Se antes os modelos eram alinhados visualmente, em 2018, os europeus ganharam uma nova geração do Fiesta enquanto os brasileiros receberam um facelift do New Fiesta nacional. O novo Fiesta ficou maior, mais tecnológico, ganhou versão aventureira Activ e também a luxuosa Vignale.
Nissan March – Micra
Quando a Nissan decidiu renovar totalmente o March na Europa, a marca deu a ele um verdadeiro salto em qualidade e preço. O modelo se inspirou no Kicks, tanto que tem o mesmo interior. Além disso, ganhou em sofisticação e agora bate de frente com Ford Fiesta, Opel Corsa e Peugeot 208.
Peugeot 308 – 308
Nosso Peugeot 308 está uma geração atrás do modelo europeu, apesar do facelift. Por lá, o hatch médio adotou plataforma EMP2 e interior com layout i-Cockpit, o mesmo do SUV 3008 e do 208. Em seu lançamento, o 308 ganhou prêmio de carro do ano na Europa. Da até uma pontinha de inveja dos argentinos que podem comprar o novo 308.
Renault Fluence – Mégane Sedan
Prestes a ser aposentado no Brasil, o Renault Fluence já tem um substituto na Europa: o Mégane Sedan. Baseado na quinta geração do Mégane, a versão sedã ficou bastante elegante e moderna. Os faróis e lanternas traseiras espichadas fazem parte da linguagem visual da Renault e são inspiradas no sedã grande Talisman.
Toyota Etios – Yaris
Em breve o Brasil terá o Yaris nas concessionárias, mas não o modelo europeu/americano. Na verdade, será a versão de baixo custo do Yaris desenvolvido para Índia, China e Tailândia. O Yaris mais sofisticado, vendido na Europa, Japão e EUA, tem visual arredondado e recentemente ganhou uma versão esportiva com motor 2.0 supercharged.
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:
Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro