20/06/2018 - João Brigato / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros
Uma das mais emblemáticas e lembradas fabricantes de automóveis que chegou ao Brasil com a abertura das importações foi a Lada. De origem russa, a Lada hoje é controlada pela Aliança (Renault-Nissan-Mitsubishi) e, ao lado da Dacia, se tornou uma marca de baixo custo e de modelos acessíveis. Mas quais são os carros hoje vendidos pela Lada além do icônico Niva?
Leia mais:
Exatos 8.504 carros russos circulam no estado de São Paulo
Dez carros vendidos na Rússia: de Lada até Cobalt rebatizado
Dez carros que ficaram irreconhecíveis nas novas gerações
Atualmente a linha Lada é composta por sete famílias de modelos, sendo quatro desenvolvidos antes do controle da Renault, dois totalmente inéditos que já compartilham mecânica e plataforma com os modelos franceses e um que não passa de um Logan perua rebatizado. Conheça agora a linha Lada:
Simule as parcelas do seu carro novo
Granta
Modelo de entrada da Lada, o Granta é vendido nas versões sedã, liftback e Sport. O modelo foi o último desenvolvido totalmente pela fabricante russa antes do controle da Renault. Seu visual está longe de ser harmonioso, com traseira alta, volumosa e com desenho pesado. Ele também é vendido pela Datsun com visual mais equilibrado, mas com um nome exótico: on-DO.
Kalina
Com projeto original de 1999, o Kalina é o compacto da Lada. Com porte semelhante ao do Chevrolet Onix, o Kalina é vendido nas versões hatch, perua, Cross (perua aventureira) e Sport. O modelo esportivo usa um motor 1.6 aspirado de 120 cv e é capaz de atingir os 100 km/h em 9,5 segundos. Desde seu lançamento, ele já foi reestilizado duas vezes, participou de ralis e teve até uma versão sedã (descontinuada com a chegada do Granta).
Priora
Substituto do Lada 111 de 1995, o Priora foi lançado em 2007 como o modelo mais luxuoso e refinado da fabricante russa. Ainda que esteja longe de ser verdadeiramente de luxo, o Priora possuiu versões sedã, perua, hatch, cupê e sedã alongado – hoje somente o sedã restou. O design foi pouco alterado desde seu lançamento, tendo mudanças apenas nos para-choques e discretas alterações nos faróis e lanternas.
Vesta
Primeiro modelo desenvolvido já sob o controle da Renault, o Vesta é uma verdadeira evolução em relação aos outros modelos da Lada. Ele foi o responsável por inaugurar a nova identidade visual da marca com elementos em X por toda carroceria. Possui versão sedã, perua, Cross sedã e Cross perua.
XRAY
Primeiro SUV urbano da Lada, o XRAY tem plataforma de Renault Sandero e suspensão elevada como no Stepway. Diferentemente de outros modelos, ele não apela para plásticos pretos na parte inferior da carroceria para parecer mais robusto e alto. Por dentro, diversas peças como painel de instrumentos, maçanetas e bancos são herdados diretamente do Sandero.
Largus
Por falar em Sandero, a Largus é o mais próximo de um Renault que um Lada atual pode ser. Ela nada mais é que a versão perua do Logan de primeira geração com dianteira levemente reestilizada. Na Rússia ela é vendida nas versões perua, Cross e furgão. Uma das peculiaridades da Largus é sua tampa traseira dividida, como na Mini Clubman.
4x4 (Niva)
Já que a Lada não pode mais chamar o Niva por seu nome de batismo por conta da Chevrolet, o modelo é vendido lá simplesmente como 4x4. São oferecidas quatro versões na Rússia: duas portas, duas portas Urban, quatro portas e quatro portas Urban. Os modelos Urban tem para-choque de plástico, rodas maiores e suspensão retrabalhada para a cidade.
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:
Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro