02/10/2017 - Redação / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros
Leia mais:
Antes e depois: veja as mudanças do Polo para a nova geração
Marca de baixo custo da VW terá um hatch compacto e dois SUV
Com o novo Polo, veja os carros mais seguros do Brasil nos testes de colisão
Você pode imaginar que os modelos mais desejados pelos colecionadores serão aqueles com maior valorização, certo? Errado. Na verdade os clássicos nacionais que mais valorizaram não são, necessariamente, os preferidos dos colecionadores. Mas a boa notícia é que, mesmo entre os cinco veículos que tiveram a menor valorização, em nenhum deles ela foi inferior à inflação.
Custo 2006 x custo 2016
O que isso quer dizer? Bom, se um colecionador quisesse comprar os 24 veículos analisados na pesquisa, em 2006, ele precisaria arcar com R$ 617.517. Contudo, em 2016, esse valor corrigido pela taxa Selic seria de R$ 1.759.305. Considerando, por outro lado, em valor de mercado em dezembro de 2016, ele teria que pagar R$ 2.179.592 para levar todos para casa, o que representa um índice de valorização de 353% no período ou um índice de 23,4% acima da Selic.
Como foi feito o estudo?
A pesquisa considerou o valor de venda de 24 modelos entre 2005-2006 e 2015-2016, avaliando assim sua valorização nesses 10 anos em relação à taxa de juros Selic e ao CDI. Para compor a lista, foram analisados 6.000 anúncios de classificados de vendas de modelos antigos. E foram considerados apenas carros que se enquadram nas especificações da Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA): ter sido fabricado há mais de 30 anos, conservar as características originais de fabricação e ter o Certificado de Originalidade reconhecido pelo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito).
Veja os carros antigos que mais valorizaram no Brasil em 10 anos:
1 - Volkswagen Kombi “Corujinha” (1968 – 1975): 135,1% sobre a Selic
2 - Dodge Charger (1973 – 1975): 125,9% sobre a Selic
3 - Dodge Dart 2 Portas (1973 – 1976): 117,7% sobre a Selic
4 - Chevrolet Camaro Coupé (1967 – 1969): 116% sobre a Selic
5 - Ford Maverick GT V8 (1973 – 1976): 75,5% sobre a Selic
6 - Ford Galaxie (1967 a 1969): 55,9% sobre a Selic
7 - Chevrolet Opala Diplomata 6 cilindros (1981 a 1986): 53% sobre a Selic
8 - Chevrolet Camaro Type LT (1974 a 1976: 45,9% sobre a Selic
9 - Volkswagen SP2 (1972 a 1974): 39,8% sobre a Selic
10 - Ford Landau (1977 a 1983): 39,8% sobre a Selic
11 - Puma GTB (1980 a 1982): 28,5% sobre a Selic
12 - Volkswagen Fusca 1300 (1961 a 1969): 26,7% sobre a Selic
13 - Karmann Ghia Coupé (1966 a 1968): 22,5% sobre a Selic
14 - Chevrolet C14 (1973 a 1979): 20,9% sobre a Selic
15 - Dodge Magnum (1978 a 1981): 19,5% sobre a Selic
16 - Puma GTE (1972 a 1974): 17,6% sobre a Selic
17 - Ford Corcel GT (1969 a 1971): 15,8% sobre a Selic
18 - Chevrolet Opala SS 6 cilindros (1972 a 1978): 7,3% sobre a Selic
19 - Puma GTS (1975 a 1980): 5,7% sobre a Selic
E os cinco que menos valorizaram em 10 anos:
1 – Ford Mustang Hard Top (1966 – 1968): - 32,5% sobre a Selic
2 – Mercedes-Benz SL (1973 – 1975): -27,8% sobre a Selic
3 – Rural Willys (1968 – 1970): - 13,1% sobre a Selic
4 – Porsche Envemo Super 90 (1980 – 1982): -5% sobre a Selic
5 – Chevrolet Camaro Conversível (1967 -1969): 2,4% sobre a Selic
Agora o ranking segundo a preferência dos colecionadores:
1. Ford Maverick GT
2. Dodge Charger
3. VW Kombi Corujinha
4. Karmann Guia Coupé
5. Chevrolet Opala SS 6C
6. Chevrolet Camaro (1967 a 1969)
7. Ford Mustang Hard Top
8. Volkswagen SP2
9. Porsche Envemo Super 90
10. Mercedes-Benz SL
11. Ford Galaxie
12. Chevrolet Camaro
13. Puma GTB
14. VW Fusca 1300
15. Chevrolet Opala Diplomata 6cc
16. Puma GTE Tubarão
17. Ford Corcel GT
18. Dodge Dart
19. Chevrolet C14
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:
Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro