21/06/2018 - Redação / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros
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Lada Laika - 2105 (sedã) e 2104 (perua)
Poucos sabem, mas o Lada mais popular vendido no Brasil era secretamente um Fiat 124. O sedã soviético nasceu de um acordo da antiga URSS com a empresa italiana ainda na década de 1970. Do Fiat, herdou o motor longitudinal, a tração traseira e a carroceria de quatro portas, configuração que chegou ao Brasil em 1990.
Como a importação por aqui era feita por um terceiro, houve Laika com motores 1.6 8V carburados, ambos de origem Fiat também, que podiam gerar entre 75 cv e 78 cv.
Com carroceria bem quadrada e volumes extremamente marcados, o Laika veio ao Brasil nas configurações sedã e perua e ficaram conhecidos pela robustez de construção, ainda que a qualidade de construção não fosse das melhores. Na época, o sedã custava menos que um Fiat Uno Mille fabricado no Brasil.
Lada Niva
Quem é fã do off-road com certeza já viu um Niva se aventurando por alguma trilha. Com uma carroceria que lembrava um Fiat 147 erguido, o Jipe tinha o mesmo motor 1.6 do sedã e tração 4x4 permanente com reduzida. Quando novo, vinha com finos e altos pneus lameiros, que davam até uma aparência caricata ao Niva.
Sua construção robusta e a tração 4x4 permanente logo chamara a atenção de quem fazia trilha e, mesmo quando a importação terminou por volta de 1995, continuaram a desenvolver soluções para o Niva. Hoje ainda se vê várias unidades rodando. Se não originais, com alguma adaptação para o motor AP da VW.
Quando novos, tinham uma falha de design crônica, onde a alavanca para acionar a reduzida era mais próxima do motorista que a do câmbio, então alguns proprietários confundiam-nas e rodavam com a reduzida acionada sem necessidade, o que afetava o câmbio. O pequeno espelho do lado motorista também tinha tendência de se dobrar sozinho em velocidades mais altas.
No entanto, sendo resistente, capaz fácil de mexer e ainda relativamente barato, o Lada Niva é um dos modelos mais emblemáticos do off-road brasileiro até hoje.
Lada Samara (hatch)
Nos últimos anos da operação de importação da Lada no Brasil, eram vistos nas ruas também algumas unidades do hatch Samara. Comparado ao Laika, era tecnicamente mais evoluído. Usava motor transversal, tração dianteira e câmbio de cinco marchas. O propulsor podia ser 1.3 ou 1.5, também de origem Fiat.
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