28/02/2018 - Thiago Moreno / Fotos: iCarros / Fonte: iCarros
Desde a apresentação do Argo, os fãs do Fiat Palio já sabiam: o hatch estava com os dias contados. E aconteceu, o Palio foi oficialmente descontinuado pela marca após 22 anos. Desde 2008, o iCarros colocou o hatch à prova em ao menos dez oportunidades, seja em teste ou comparativos com outros modelos. Relembre cada um deles e veja o que dissemos na época.
Leia mais:
Vai trocar de carro? Simule o valor da mensalidade aqui
Veja ofertas de Fiat Palio perto de você
Veja os detalhes da aposentadoria do Palio
Mas antes, um vídeo:
Maio de 2008 – Palio Fire x Ford Ka 1.0
Veja mais - Ka enfrenta vice-líder de vendas Palio
O que dissemos na época: “O espaço interno é maior no Fiat, assim como o seu porta-malas. São 263 litros no Ford contra 290 litros no Fiat. Avaliando o conjunto motorização e oferta de equipamentos, porém, o Ka vale mais a pena que o Palio. Sem equipamentos, (o Palio) é a alternativa mais barata para quem quer um carro somente para trabalhar, e que não faz questão de itens de conforto, ou para ser a segunda opção na garagem.”
Outubro de 2008 – Fiat Palio 1.4 (G4) x VW Gol (G5) 1.6
Veja mais - Gol e Palio travam uma acirrada disputa
O que dissemos na época – “Olhando o interior do Fiat, já se percebe que a montadora quis dar um ar mais requintado ao compacto. O painel tem frisos pintados de cinza e console alto, também pintado. O design do Palio não agradou quando foi reformulado pela terceira vez em 2007, o desenho gerou muita polêmica. A frente perdeu os faróis de duas parábolas, que deram lugar a uma peça arredondada e de eficiência menor na iluminação. A traseira gerou mais discussões, com as lanternas baixas e a tampa do porta-malas sem detalhes.”
Agosto de 2009 – Fiat Palio Fire 1.0 x Chevrolet Celta VHC E Spirit
Veja mais - Celta e Palio vão além do racional
O que dissemos na época – “Se você é uma pessoa que só pensa em números, não fique nem com o Celta nem com o Palio. Compre um Fiat Mille Economy, que é mais barato (R$ 22.180) e mais econômico que ambos. Se você gosta de agilidade no trânsito o Celta é a melhor opção. Porém, se você não tem paciência para andar como numa corrida todo dia, o Palio é mais confortável e tão prazeroso ao volante como o Chevrolet, mas de uma forma diferente. No fim do dia, o Palio não vai te deixar em casa mais cedo, mas agrada e recompensa com a condução calma.”
Dezembro de 2011 – Novo Palio 1.0 x Nissan March 1.0
Veja mais - Entre os populares, March é racional, enquanto Palio emociona
O que dissemos na época – “Palio e March são duas ofertas bem distintas na cesta dos carros populares. Enquanto o descendente de italiano emociona pela beleza e pela possibilidade de personalização (são vários acessórios e diversos opcionais que podem ser somados ao bolso do comprador), o de ascendência oriental foi desenvolvido para oferecer racionalidade: o design não surpreende, mas a dirigibilidade é agradável, possui três anos de garantia, além de assistência técnica 24 horas por dois anos e pacote de revisões tabelado. No segmento dos 1.0, em que a razão se sobressai sobre a emoção, o March sai vitorioso.”
Novembro de 2012 – Novo Palio 1.0 x VW Gol (G6) 1.0
Veja mais – Disputa entre VW Gol e Fiat Palio se reinventa
O que dissemos na época – “Como diz o ditado, ‘beleza não põe a mesa’. Com visual mais agradável e uma lista de equipamentos de série mais farta, o Palio com motor 1.0 não consegue ultrapassar as qualidades mecânicas e de construção do Gol, que mostram porque o compacto da VW ainda é líder de vendas.”
Maio de 2013 – Fiat Palio Sporting x JAC J3S
Veja mais – Esportivos, J3S e Palio Sporting se estranham
O que dissemos na época – “Enquanto esportivos, Palio Sporting e JAC J3S não se bicam e atiram em direções diferentes. A mira do Fiat está claramente apontada para o visual. Porém, mais barato, mais equipado e trazendo mais diversão atrás do volante, o J3S leva o comparativo por entregar o desempenho extra que a versão esportiva de qualquer carro deveria ter.”
Junho de 2013 – Fiat Palio Attractive 1.4 x Chery Celer 1.5
Veja mais – Palio e Celer: nacional pelado ou chinês completo?
O que dissemos na época – “Se a Chery já tivesse a fábrica operando e uma rede de lojas maior, levaria o comparativo. Porém, as dificuldades que o volume pequeno de concessionários podem gerar no pós-venda e pequenas falhas no interior do carro dão a vitória ao Palio, apesar de o modelo da Fiat ficar bem mais caro que o rival quando equipado com os mesmos itens de conforto.”
Abril de 2014 – Fiat Palio Fire Economy
Veja mais - Fiat Palio Fire: preço não é tudo
O que dissemos na época – “Claro que o Palio Fire tem seus defeitos, mas o que esperar do carro mais barato do País? Considerando seu preço, o modelo faz muito com pouco: é prático, econômico, confortável e fácil de dirigir. A dica é, se possível, ficar com o mínimo de opcionais. Um modelo de duas portas equipado apenas com ar-condicionado custa R$ 26.944 e é a maneira mais barata de se rodar com o mínimo de conforto caso não se queira ir atrás de um modelo usado.”
Outubro de 2014 – Fiat Palio Essence 1.6 x Citroën C3 Attraction 1.5
Veja mais - C3 x Palio: como ultrapassar o campeão?
O que dissemos na época – “Somar a pontuação é simples: o C3 levou em três dos quatro itens avaliados. Apesar de vender mais, o Palio cobra caro para ser equipado e tem um acabamento mais simples que o rival. Mesmo estando lá embaixo na tabela, o Citroën leva o comparativo e é uma opção a ser considerada por quem busca um hatch na faixa dos R$ 45 mil.”
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro