19/01/2018 - Redação / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros
Em 2017, os SUVs cresceram mais do que nunca. Além de avançar cada vez mais na participação de mercado, a categoria viu um enorme crescimento na oferta de modelos. Por isso, a equipe do iCarros selecionou dez modelos que gostaríamos de ver no Brasil em 2018 - ou em algum momento do futuro. Por que não?
Leia mais:
A cada dez carros vendidos no Brasil em 2017, dois são SUVs
VW confirma dois novos SUVs, Jetta esportivo e novo Passat
HR-V, Compass e Kicks são os SUVs que menos desvalorizam
Entre os selecionados, alguns realmente têm chances de desembarcar no país no próximo ano, enquanto outros têm pouquíssima ou nenhuma possibilidade de serem vendidos oficialmente no Brasil.
Simule quanto pagar nas parcelas do seu próximo carro
1. Lamborghini Urus
Verdadeiramente honrando o termo esportivo da sigla SUV (Sport Utility Vehicle – Veículo Utilitário Esportivo), o Urus quer tomar do Jeep Grand Cherokee Trackhawk o título de modelo a combustão mais rápido da categoria. O motor 4.0 V8 biturbo a gasolina com 660 cv e 86,6 kgfm e torque são suficientes para justificar o porquê de querermos esse SUV.
2. Alfa Romeo Stelvio
Basta olhar para o Stelvio para entender o motivo de ele estar nessa lista: o primeiro SUV da Alfa Romeo é estupidamente bonito. E se o visual não é suficiente para convencer, talvez a versão esportiva Quadrifoglio Verde seja mais persuasiva com seu motor V6 2.9 biturbo de 512 cv. Com esse conjunto mecânico, hoje o Stelvio detém o título de SUV com volta mais rápido no famoso circuito alemão de Nürburgring,
3. Citroën C4 Cactus
Se antes o Citroën C4 Cactus encantava por sua charmosa estranheza, agora reestilizado e com visual mais comedido, ele parece pronto para o mercado brasileiro. Ainda que tenha ficado mais discreto com as mudanças visuais, o Cactus preserva algumas características um tanto quanto peculiares, como banco dianteiro inteiriço e porta-luvas que imita uma mala antiga.
4. Mazda CX-3
Com visual e dirigibilidade esportiva, o Mazda CX-3 é o SUV compacto na medida para os entusiastas. Elogiado pela imprensa internacional por seu comportamento dinâmico digno de hatch, apesar da carroceria corpulenta de SUV, o CX-3 é mais um dos motivos pelos quais lamentamos a ausência da Mazda no Brasil.
5. Audi Q2
Meio termo entre um hatch e um SUV, sendo um misto de A3 e Q3, o Audi Q2 é menor que um Honda HR-V e é a porta de entrada da fabricante alemã no mundo dos utilitários esportivos. Usando a mesma plataforma e conjunto mecânico do irmão A3 e do primo Volkswagen Golf, o Q2 tem potencial para se tornar o modelo de volume da Audi no Brasil, caso chegue por aqui um dia. Atualmente, porém, a marca descarta totalmente a sua chegada ao país.
6. DS 7 Crossback
Alternativa francesa aos tradicionais SUVs médios alemães, o DS 7 Crossback usa a mesma plataforma e conjunto mecânico do Peugeot 3008, mas aposta no luxo e nos pequenos detalhes para encantar. Um de seus maiores charmes está nos faróis: quando o DS 7 é destrancado, os três LEDs principais do farol rotacionam enquanto uma discreta luz roxa ilumina o conjunto na parte inferior.
7. Renault Koleos
Prometido pela Renault no Salão de São Paulo em 2016, o Koleos atrasou e agora é dúvida para o Brasil. Com porte de Hyundai Santa Fe, o SUV francês chama atenção pelo visual ousado, em especial pelos prolongamentos dos faróis e lanternas traseiras. No interior, uma grande tela substitui os comandos do rádio e do ar-condicionado, controlando todas as funções do Koleos.
8. Volkswagen T-Roc
Com visual jovial e chamativo, o Volkswagen T-Roc é um meio termo entre os SUVs compactos e os médios. Usando a mesma plataforma do Golf e conjunto mecânico semelhante, o T-Roc até foi especulado para ser vendido no Brasil, mas em seu lugar a marca desenvolve um SUV inédito batizado de Tarek e que terá porte verdadeiramente médio.
9. Tesla Model X
Em 2,3 segundos, esse SUV elétrico chega aos 100 km/h. Esse número, suficiente para deixar um Lamborghini Aventador para trás, já credenciaria o Tesla Model X para a lista, mas ele tem um truque a mais: as portas traseiras. Com abertura elétrica e recheada de sensores que impedem que ela bata em outros carros, a porta traseira se move para cima como no clássico Mercedes-Benz SL Gullwing.
10. Ford Escape/Kuga
Vendido na Argentina, o Kuga (ou Escape como é chamado nos EUA) pode ser descrito como o Focus em forma de SUV. Rival do Jeep Compass e do Chevrolet Equinox, o Kuga é o meio termo entre EcoSport e Edge que falta à Ford no Brasil. O modelo é vendido na Argentina com motor 2.0 turbo de 240 cv, o que o coloca pouco abaixo dos 262 cv do rival Equinox.
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:
Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro