entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Dez carros vendidos na Rússia: de Lada até Cobalt rebatizado

Em celebração ao início da Copa do Mundo Fifa 2018 na Rússia, reunimos dez carros vendidos nesse gigante mercado

14/06/2018 - João Brigato / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros

Apesar de estar a 14.442 km do Brasil, a Rússia é bastante parecida com nosso país tanto no futebol quanto em automóveis. Muitos carros vendidos por aqui também estão presentes nas concessionárias de lá, tal como Renault Captur (chamado de Kaptur na Rússia), Peugeot 408, Citroën C4 Lounge e Ford EcoSport. Apesar disso, a Rússia tem algumas singularidades sobre rodas, como mostraremos a seguir.

Leia mais:
Copa do Mundo 2018: Kia Rio é o mais vendido da Rússia
Copa do Mundo Fifa: dez séries especiais de carros do Brasil
Dez irmãos quase gêmeos dos carros vendidos no Brasil

Além da marca local Lada (controlada pela Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi), o mercado russo ainda possui modelos específicos desenvolvidos exclusivamente para o consumidor local. Por isso, reunimos dez carros legitimamente russos nesta lista em comemoração ao início dos jogos da Copa do Mundo Fifa 2018.

Simule quanto pagar nas parcelas do seu carro novo

Lada Kalina

Modelo mais velho atualmente em produção na Rússia, o projeto do Lada Kalina é de 1999. Lançado sob o nome 1119, o Kalina foi reestilizado em 2004 e em 2013, permanecendo com o mesmo formato desde então. Assim como modelos compactos como Fiat Palio e Volkswagen Gol, o Lada Kalina teve ao longo de sua história versões sedã, hatch, perua, esportiva e perua aventureira.

Chevrolet Niva

Apesar de o Niva ser fortemente associado à Lada, a Chevrolet adquiriu os direitos de uso do nome em 2002 quando lançou seu próprio Niva. A plataforma é a mesma do SUV clássico russo, enquanto o visual remete ao Tracker de primeira geração. Ele foi reestilizado apensa uma única vez e é vendido em concessionárias separadas do restante dos modelos da Chevrolet importados.

Lada 4x4

Fabricado na Rússia interruptamente desde 1977, o Niva da Lada teve de mudar de nome com a chegada do modelo da Chevrolet. Por lá, ele é conhecido como Нива, ou apenas Lada 4x4. Em 2014, o parrudo SUV recebeu sua mais profunda mudança visual, adotando para-choques de plástico, grade frontal envolvente e interior um pouco mais refinado.

Nissan Almera

Baseado no Nissan Bluebird Sylphy de 2005, o Almera é o modelo de entrada da fabricante japonesa no mercado russo. Comumente visto como taxi, o Almera é feito na Rússia desde 2012 e, diferentemente do modelo internacional, o russo herdou do Renault Logan o interior, apenas com alguns detalhes diferenciados. Por lá, ele usa motor 1.6 de 102 cv e transmissão automática de apenas quatro marchas.

Lada Granta

Substituto dos longevos Laika e Samara, o Lada Granta foi um dos últimos carros da marca desenvolvidos sem uso de plataforma e componentes Renault. Seu design não é um dos mais harmoniosos que se vê por ai, especialmente pela traseira exageradamente quadrada e longa. Lançado em 2012, ele ganhou uma versão hatch apenas em 2014, junto do facelift.

Ravon R4

Pensou que apenas o Brasil vendia o Chevrolet Cobalt? Rebatizado e sem a recente reestilização, o Cobalt é vendido na Rússia como Ravon R4. A marca foi criada exclusivamente para o mercado russo e vende modelos antigos da Chevrolet e da já descontinuada Daewoo, porém com outros nomes.

Lada Vesta

Primeiro modelo da nova fase da Lada, agora totalmente controlada pela Aliança (Renault-Nissan-Mitsubishi), o Vesta também inaugurou a nova linguagem de design na marca. A plataforma e motores vêm do Renault Logan, apesar dele ser um pouco maior que o primo. Há ainda versão perua e um inusitado sedã aventureiro.

Hyundai Solaris

Vendido em outros países como Accent ou Verna, o Hyundai Solaris é o irmão russo do nosso HB20. Com estilo moderno e porte avantajado, o modelo é vendido apenas na versão sedã desde a estreia da quinta geração neste ano. Ele concorre com o Lada Vesta, segue o visual do Accent norte-americano e é maior que o HB20S.

Lada XRAY

Apesar de parecer um hatch anabolizado, o XRAY é o SUV compacto da Lada. Enquanto o 4x4 (Niva) esbanja valentia no off-road, o XRAY tem pegada mais urbana. A plataforma é a mesma do Renault Sandero com suspensão elevada herdada do aventureiro Stepway. Uma versão Cross com plásticos pretos na parte inferior da carroceria, como em todo SUV, será lançada ainda neste ano.

Kia Rio

Depois de quatro gerações, o Kia Rio finalmente chegará ao Brasil. Contudo, diferentemente do Rio brasileiro que seguirá o visual internacional, a variante russa é de baixo custo e tem visual diferenciado. Hatch e sedã tem lanternas interligadas por um feixe de LED, enquanto os faróis são mais alongados e agressivos que o Rio internacional. Há ainda o hatch aventureiro Rio X-Line.

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.