16/04/2018 - João Brigato / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros
Carros globais, na grande maioria dos casos, passam por pequenas e médias adaptações de conteúdo para cada país. Motores podem ser diferentes, equipamentos e até acabamento e detalhes visuais podem mudar. Por isso, mesmo carros desenvolvidos globalmente como Volkswagen Polo, Peugeot 208 e Toyota Corolla, podem ser bastante diferentes em cada local em que são vendidos.
Leia mais:
Quais são os carros equivalentes aos nacionais lá fora?
Toyota Corolla 2019: como pode ficar a nova geração do sedã
Chevrolet Cruze e Cruze Sport6 encarecem em abril
Por isso, reunimos dez exemplos de carros vendidos no Brasil ressaltando quais as diferenças em relação ao mesmo modelo comercializado em outros países.
Saiba quanto pagar nas parcelas do seu próximo carro
Volkswagen Polo
Entre os opcionais que estão disponíveis para o modelo europeu, e não para o brasileiro, estão itens como teto solar, faróis e lanternas de LED, piloto automático adaptativo, frenagem autônoma de emergência e painel pintado na cor da carroceria. O modelo brasileiro da o troco com freio a disco na traseira e saídas de ar para os bancos de trás. Para-choque dianteiro também é diferente e os europeus tem a invejável versão GTI.
Ford EcoSport
Desenvolvido no Brasil, o Ford EcoSport ganhou o mundo na segunda geração. Tanto na Europa quanto nos EUA, o modelo não tem estepe pendurado na traseira. No continente europeu ele se destaca pela versão esportiva ST-Line e pelo uso do motor 1.0 turbo três cilindros EcoBoost. Nossa exclusividade é o aventureiro 4x4 EcoSport Storm.
Volkswagen up!
Para o nosso país, a Volkswagen fez o up! crescer: esticou o entre-eixos, alargou o banco traseiro para abrigar três pessoas e aumentou o tanque de combustível. O revés, é que os europeus tem a versão esportiva GTI com motor 1.0 TSI de 115 cv atrelado à transmissão manual de seis marchas. Ao menos nossos MPI e TSI são mais potentes que os MPI e TSI deles.
Ford Ka
Vendido como Ka+ (Ka Plus) na Europa, o hatch compacto conta com opção de câmbio automático, ar-condicionado digital e uma infinidade de opções de cores. Há também opção de motor 1.0 turbo, ausente no Brasil. Na Índia, onde é chamado de Figo, há também uma versão sedã encurtada, o Aspire. A reestilização apresentada na Europa deve uniformizar o modelo em todo o mundo.
Chevrolet Cruze
Com o recente facelift, a distância entre o Cruze brasileiro e o americano aumentou um pouco mais. Por lá, o sedã e o hatch são equipados com freio de estacionamento eletrônico e outras opções de revestimento interno na versão LTZ além do cinza usado no Brasil. Há ainda versão diesel com motor 1.6 turbo e a 1.4 turbo gasolina com câmbio manual.
Renault Sandero
Na Europa ele é vendido pela marca Dacia. Apostando no baixo custo, o Sandero europeu é equipado com motor 0.9 três cilindros turbo. O visual também é bastante diferente, especialmente na dianteira que é mais simples e tem faróis monoparábola. O Dacia Sandero tem versão pelada com para-choques pretos e rodas de aço estampado sem calota. Sandero R.S.? Só no Brasil.
Peugeot 208
Além de lanternas traseiras diferenciadas em relação ao modelo brasileiro, o Peugeot 208 europeu é servido por um motor 1.2 três cilindros turbo de 110 cv no lugar do nosso 1.6 flex de 118 cv. O modelo ainda dispõe de versões de duas portas e o GTi levemente diferente do nosso GT. Ao menos o nosso 208 tem teto panorâmico de série nas maioria das versões – o deles é opcional.
Ford Ranger
Até então, a Ranger era um produto global e idêntico nos quatro cantos do mundo, salvo algumas versões como a Wildtrack e a bruta Raptor que não são vendidas no Brasil. Contudo, com o lançamento nos EUA, a picape ganhou para-choques exclusivos com detalhes cromados, lanternas traseiras novas e outras modificações para os americanos inspiradas na F-150.
Peugeot 2008
Assim como o 208, o SUV 2008 também possui diferenças importantes entre o modelo brasileiro e o europeu. A dianteira foi reestilizada por lá e as lanternas traseiras também são novas. Na Europa, ele não possui o motor 1.6 THP Flex de 173 cv oferecido no Brasil, mas tem como opção o 1.2 turbo de 110 cv ou 130 cv.
Toyota Corolla
O Corolla sempre foi conhecido por se adaptar a cada mercado onde é vendido. Atualmente, o modelo brasileiro segue o padrão europeu, porém nos EUA e Japão ele é totalmente diferente. Na América do Norte ele tem visual mais jovial e esportivo, enquanto no Japão ele é menor e tem linhas mais quadradas.
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:
Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro