08/06/2017 - João Brigato / Fotos: Divulgação e iCarros / Fonte: iCarros
É inegável a invasão dos SUVs no mercado: se antes eram os preferidos apenas entre os norte-americanos, aos poucos eles ganharam o mundo. Com isso, as fabricantes enxergaram a oportunidade de transformar modelos comuns em aventureiros e vendê-los como SUVs.
Leia mais:
Em primeiro mês de vendas, Honda WR-V já aparece no top 10
Os 10 SUVs mais baratos do Brasil
Avaliação: Honda WR-V
Para chegar a esse resultado, a maquiagem é sempre a mesma: suspensão elevada, visual mais robusto e muito plástico pela carroceria. Em casos específicos, passam por mudanças mais profundas e ficam até mais sofisticados, mas não há como negar suas origens. Conheça agora alguns modelos que foram transformados em SUVs.
Honda WR-V
Desenvolvido no Brasil e vendido também na Índia, o modelo pode ser descrito como um Fit aventureiro, apesar de a Honda jurar que ali existe um verdadeiro SUV compacto. O WR-V utiliza a mesma plataforma, chapas laterais e interior do Fit, mas apresenta alterações profundas na dianteira, que é mais alta e parruda, além da traseira, mais truncada e visualmente elevada.
Veja ofertas de WR-V
Citroën Aircross
Nascido como C3 Picasso, o Citroën Aircross tenta cobrir o espaço de SUV da Citroën no País. Apesar de, basicamente, ser uma versão aventureira de uma minivan, o Aircross faz uso do estepe saliente na tampa traseira para replicar o estilo difundido pelo Ford EcoSport, este um verdadeiro SUV derivado de um hatch.
Veja ofertas de Aircross
Mercedes-Benz GLA
Não é apenas no mundo dos carros generalistas que essa economia de escala acontece. Olhe bem para o Mercedes-Benz GLA ao lado de um Classe A. Apesar do GLA ter dianteira mais longa, traseira volumosa e estilo parrudo, não passa de um Classe A aventureiro.
Veja ofertas de GLA
JAC T40
Em breve no Brasil, o JAC T40 nada mais é que a versão aventureira da próxima geração do J3. Há plásticos pretos por toda carroceria e grade frontal generosa para remeter aos irmãos T5 e T6. A fórmula é a mesma do Renault Sandero Stepway, mas a vantagem do T40 é ter nascido antes de seu irmão civilizado ainda não revelado.
Chery Tiggo 2
Apresentado no último Salão de São Paulo, o Tiggo 2 toma como base o hatch Celer. Com mudanças profundas de estilo, ele disfarça melhor sua origem em relação ao WR-V. A cabine tem estilo bastante agradável e qualidade claramente superior ao Celer: reflexo do status elevado que os SUVs conquistaram.
Honda BR-V
Não foi o WR-V o primeiro Honda civilizado transformado em SUV. Na Índia, a fabricante converteu a minivan Mobilio (derivada do subcompacto Brio) em BR-V, fazendo uso da mesmíssima fórmula do SUV do Fit: frente mais alta e reta, muito plástico e traseira remodelada.
JAC Refine S2
O pequenino chinês abre mão das tão comuns molduras pretas nos para-lamas, mas entrega estilo muito mais robusto que seu irmão J2, tendo direito a estepe pendurado na tampa do porta-malas. Com interior muito mais refinado, ele pode substituir o JAC J2 no Brasil.
Geely Vision X1
Lembra do Geely GC2? Ele se transformou em SUV e agora chama Vision X1. Esse SUV subcompacto abusa das linhas modernas e volumes para dar robustez e, a exemplo de outros que passaram por esta transformação, tem cabine muito mais contemporânea e refinada, com destaque para o volante oval e o painel de instrumentos digital.
Infiniti QX30
Apesar de dividir plataforma com Mercedes-Benz GLA e Classe A, a Infiniti não se deu ao trabalho de alterar faróis, lanternas e peças metálicas da dupla Q30 e QX30. O que os diferencia fica por conta apenas dos plásticos na parte inferior da carroceria, para-choques e suspensão elevada.
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:
Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro