21/08/2018 - João Brigato / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros
A família Polo vai crescer em breve no Brasil. Além do pacote Beats recém lançado por aqui, o hatch compacto da Volkswagen ganhará também uma inédita versão esportiva batizada de GTS. O novo modelo chega como uma alternativa nacional ao tão desejado Polo GTI. Pensando nisso, listamos dez versões do Volkswagen Polo que nunca foram vendidas no Brasil.
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Vale lembrar que tivemos o Polo GTI por um curto período no Brasil. Em 2006, quando o Polo estava em sua quinta geração, a versão apimentada foi apresentada de maneira experimental no Salão de São Paulo. Agradou tanto que a Volkswagen importou 30 unidades para o nosso país: todas na versão de duas portas com carroceria vermelha (10 unidades) ou prata (20 carros). Custando altos R$ 99.500 ele é, até hoje, o Polo mais caro vendido no Brasil.
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MK1 – 1975
A primeira geração do Volkswagen Polo passou longe do Brasil. Se você acompanha o iCarros, sabe que ele surgiu como um Audi e só se transformou em Volkswagen depois de um tempo. Com estratégia voltada para carros derivados do Fusca, a divisão brasileira da VW apostou na Brasilia dois anos antes como representante dos compactos por aqui.
MK2 – 1981
Em 1981, quando o Volkswagen Gol já completava um ano de mercado, a segunda geração do Polo foi lançada. Enquanto o nosso hatch tinha visual esportivo inspirado no cupê Scirocco, o Polo adotava um estilo mais tradicional. O curioso é que ele contava com duas opções de traseira na versão hatch: uma com vidro mais inclinado, mas não tanto quanto o Gol, e outra com janela reta como nas peruas.
Hatch MK3 – 1994
A terceira geração do Polo foi a primeira a desembarcar no Brasil, porém apenas na versão sedã. Com o projeto do um Voyage “bolinha” abortado, a VW passou a importar o Polo Classic da Argentina para suprir a lacuna de mercado. Na Europa, o modelo contava com versão hatch e até perua. Foi nessa geração também que o primeiro Polo GTI foi lançado. Havia uma curiosa versão chamada de Polo Playa, que não passava de um Seat Ibiza com frente de Polo.
Fun – 2004
A ideia de transformar um hatch da Volkswagen em aventureiro partiu da divisão brasileira com o CrossFox, mas o primeiro a ser vendido com essa roupagem fora de estrada foi o Polo Fun em 2004. Mais discreto que o nosso CrossFox, já que não tinha suspensão elevada nem estepe pendurado no porta-malas, o Polo Fun trazia para-choques com detalhes cinza, bagageiro no teto e caixas de roda alargadas. A cor de lançamento era um insosso tom de verde.
GTI Cup Edition – 2006
Apesar de o Polo GTI ter chego ao Brasil nessa geração, não tivemos a versão mais legal de todas, a GTI Cup Edition. Inspirado no Polo de competição, o modelo ganhava cavalaria extra no motor 1.8 turbo, atingindo 180 cv. Com isso, ele atingia 225 km/h e acelerava até os 100 km/h em 7,5 segundos. O visual trazia para-choques exclusivos, aerofólio maior e rodas maiores. Havia também mudanças na suspensão, chassi e transmissão.
MK5 – 2009
Enquanto o Polo brasileiro estreava a versão BlueMotion e era campo de experimentos da Volkswagen com a versão E-Flex, em 2009 os europeus receberam a nova geração do hatch. Com plataforma totalmente nova e estilo de hatch altinho, a quinta geração do Polo influenciou diretamente o Fox em sua primeira reestilização. Olhando de frente, os modelos são facilmente confundíveis. Até o CrossFox ficou muito parecido com o CrossPolo, mas ainda sem o estepe na traseira.
Vento – 2010
Tal qual o Polo Sedan se transformou em Virtus na atual geração, a encarnação anterior do Polo três volumes já havia se separado, ao menos no nome. Lançado para mercados de baixo custo como Índia, Rússia, Indonésia e África do Sul, o Vento era o novo nome do Polo Sedan. O modelo chegou a ser cotado para o Brasil e até especulado pela mídia, mas jamais foi vendido por aqui. Vale lembrar que Vento é o nome usado pelo Jetta na Argentina e batizou também o Golf sedã de terceira geração.
Vivo Xpress – 2016
Assim como aconteceu no Brasil, o Polo de quarta geração teve sua vida estendida na África do Sul. Reestilizado e rebatizado para Polo Vivo, o modelo ganhou uma exótica versão furgão em 2016. Os bancos traseiros eram removidos e substituídos por uma plataforma para levar cargas. Por fora, apenas pintura branca, rodas de aço sem calotas e retrovisores e maçanetas sem pintura.
Ameo – 2016
Na Índia, carros com menos de 4 metros de comprimento possuem incentivos fiscais e, consequentemente, preço reduzido. Esse tipo de estratégia tributária fez com que dezenas de sedãs encurtados fossem criados exclusivamente para esse mercado, como o Volkswagn Ameo. Baseado na quinta geração do Polo, o Ameo tem o terceiro volume bem demarcado e traseira excessivamente reta para maximizar o espaço sem ultrapassar um milímetro do comprimento máximo.
GTI – 2018
Já é certo que não teremos no Brasil a atual geração do Polo GTI, mas ainda assim vale a pena falar um pouco dele. Esse verdadeiro hatch esportivo traz consigo o mesmo motor 2.0 TSI de quatro cilindros do Golf GTI, porém com 200 cv (contra 220 cv do Golf). A transmissão é a mesma DSG de seis marchas. Outra tradição mantida pelo Polo GTI é o friso vermelho nos faróis e os bancos com revestimento xadrez.
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