01/11/2017 - João Brigato / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros
Na China, o segmento dos sedãs ainda está forte. Por lá, algumas marcas têm modelos três volumes em altas quantidades, tal qual a Volkswagen com seus 13 sedãs diferentes. Enquanto no Brasil a marca conta apenas com Voyage, Jetta, Passat e, futuramente, o Virtus, na China a VW conta com dois sedãs diferentes para cada categoria.
Leia mais:
Projeção: veja como será o VW Virtus, o sedã do Polo
Nova geração do Volkswagen Jetta será apresentada em janeiro
Rival do Compass: VW confirma outro SUV médio além do T-Roc
Antes de conhecer os 13 sedãs é preciso entender que existem duas Volkswagen diferentes na China: a Shanghai-Volkswagen e a FAW-Volkswagen. Cada marca possui um sócio chinês diferente, rede de concessionárias independentes e sempre desenvolvem modelos em paralelo. Por isso, para cada sedã que a FAW-VW lança, um equivalente da Shanghai-VW também estará no mercado.
Santana, Jetta e New Jetta
Com mesmo porte e plataforma do Voyage, os chineses Santana e Jetta atuam como modelos de entrada da Volkswagen por lá. Além da carroceria sedã, a dupla tem versão hatch (Grand Santana e Grand Lavida) além de variante aventureira (Cross Santana e Cross Lavida). O Jetta ainda é vendido em duas opções: com visual antigo ou o reestilizado (New Jetta).
Lavida, Lavida Classic e Bora
Usando a mesma plataforma da antiga geração do Golf, os sedãs Lavida e Bora atuam como intermediários entre os sedãs compactos e médios. Por lá, eles são oferecidos com motorização turbinada e têm até versões esportivas. Há ainda o Lavida Classic com visual antigo.
Lamando e Sagitar
Já que o nome Jetta é usado por lá em um sedã com porte de Voyage, o Jetta como conhecemos no Brasil é vendido na China como Sagitar. Mais esportivo, o Lamando é construído sobre a plataforma MQB do Golf e tem estilo de cupê de quatro portas.
Passat e Magotan
Na China existem dois Passat: o modelo idêntico ao brasileiro atende pelo nome de Magotan e é construído sobre a plataforma MQB. Já o modelo que adota o nome Passat é a versão norte-americana do sedã grande. Apesar de maior que o Magotan, o Passat chinês usa a mesma base da geração anterior.
Phideon, CC e Phaeton
Enquanto CC e Phantom são globais da Volkswagen e são vendidos na China sem alteração em relação aos equivalentes europeus, o Phideon foi um modelo desenvolvido totalmente pela Shanghai-Volkswagen. O sedã grande atua com um intermediário entre Passat/Magotan e o Phaeton, usando a mesma plataforma MLB do Audi A6.
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:
Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro