23/05/2018 - João Brigato / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros
Um dos modelos mais populares e queridos da Fiat no Brasil, o Palio, já não está mais entre nós desde a estreia do Argo no ano passado. O veterano, no entanto, deixou seus irmãos Strada, Weekend e Grand Siena para honrar seu legado por aqui. Apesar de desenvolvido localmente, o Palio foi um carro global e teve versões Dodge, RAM e até outras variantes jamais vendidas no Brasil.
Leia mais:
Dez versões do Chevrolet Omega que não tivemos no Brasil
Toyota Corolla: dez versões que não tivemos no Brasil
Dez versões do Peugeot 206 que não tivemos no Brasil
Por isso, selecionamos dez curiosas versões do Palio e de toda sua família vendidas ao redor do mundo. Confira agora:
Pyeongwa Hwiparam I – 2000
Produzido na Coreia do Norte a partir de 2000, a primeira geração do Fiat Siena foi o primeiro (e único até 2003) carro da fabricante norte coreana Pyeongwa. Registros da marca são escassos, mas o modelo detinha visual idêntico ao sedã compacto brasileiro.
Veja ofertas de Fiat Palio na sua cidade
Fiat Siena (África do Sul) – 2002 a 2005
Essa versão do Siena é uma verdadeira salada: dianteira do modelo 1997 com traseira da reestilização de 2001. Mesclando estilos completamente distintos, a versão sul-africana do Siena foi vendida assim mesmo por quatro anos.
Simule quanto pagar nas parcelas do seu carro novo
Fiat Albea – 2002 a 2011
Versão esticada e mais sofisticada do Siena foi vendida na Europa com o nome de Albea. O modelo tinha traseira truncada e baixa, fugindo da harmonia original do Siena. O entreeixos alongado era denunciado pela distância visível entre a porta traseira e a caixa de roda.
Fiat Palio Espresso Van – 2005 a 2007
Oferecido na África do Sul, o Palio Espresso Van era a versão furgão do hatch da Fiat. O visual pertencia ao segundo facelift do Palio (último Palio Fire), mas o interior era do modelo original de 1996. No Brasil, o Uno Furgão fazia o mesmo papel da versão Expresso Van do Palio.
Fiat Perla – 2006 a 2008
Versão reestilizada e rebatizada do Albea foi vendida apenas na China a partir de 2006. Na época de seu lançamento, rumores apontavam que seu visual inspiraria a última reestilização do Palio – algo que, de fato, não aconteceu. O modelo teve vida curta e vendas baixas.
Zotye Z200 HB – 2011 a 2014
Em 2008, a chinesa Zotye comprou da Fiat o ferramental para produção do Palio e Siena e lançou suas próprias versões reestilizadas em 2011. O hatch tinha dianteira com visual agressivo e interior simplificado ao máximo, mas a traseira ainda lembrava o Palio.
Zotye Z200 – 2011 a 2014
Tal qual a versão hatch, o Siena da Zotye foi lançado em 2011. Diferentemente do “Palio chinês”, o Z200 sedã tinha dianteira com o mesmo visual do Volkswagne Golf de sexta geração. A traseira era semelhante a do Albea.
Dodge Forza – 2013 até hoje
Vendido na Venezuela desde 2013, o Fiat Siena da geração anterior foi rebatizado como Dodge Forza e é o único carro da fabricante americana naquele território. A versão LX, única vendida, é baseada na antiga Tetrafuel vendida no Brasil.
RAM 700 – 2014 até hoje
Outro caso de batismo com mudança de marca aconteceu com a Fiat Strada em 2014. Quando a picape pequena passou a ser importada para o México, a FCA a trocou de showroom e de nome: agora chamada de RAM 700, ela divide o stand com as grandalhonas 1500 e 2500.
Dodge Vision – 2015 até hoje
Já que no México a Fiat está concentrada na linha 500 e a Dodge tem força com carros pequenos (por mais estranho que isso possa parecer), o Grand Siena assumiu o nome Vision e mudou de marca. Vale lembrar que por lá a Dodge vende versões rebatizadas de Fiat Tipo e Mitsubishi Attrage. No passado, a Dodge já vendeu carros pequenos da Hyundai.
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:
Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro