23/06/2017 - Texto e fotos: Thiago Moreno / Fonte: iCarros
O VW up! não é mais o carro de entrada da marca, papel que voltou a ser do Gol duas portas. A versão de entrada take up! agora custa R$ 37.990. Adicionando ar-condicionado, direção com assistência elétrica e acionamento elétrico de vidros (apenas dianteiros) e portas custa R$ 43.240. Então o que ele pode oferecer hoje frente à concorrência?
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Na frente, a grade inferior ganhou um elemento horizontal preto e, nas versões TSI, a grade ganhou um friso vermelho como no Golf GTI. Na traseira, as lanternas imitam uma máscara negra, mas na realidade são uma peça única, enquanto o para-choques tem reentrâncias num formato de "V invertido" e refletores nas pontas inferiores, seguindo o visual de outros modelos da marca.
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Por dentro, todas as configurações trarão o mesmo volante que já é usado nas linhas Gol, Fox e Golf (com a base reta), além de um suporte de celular no lugar do confuso Maps+More dos modelos anteriores.
Ficha técnica
Nas medidas, o up! tem 3,69 m de comprimento, 1,65 m de altura, a altura é de 1,5 m e o entre-eixos é de 2,42 m. O porta-malas continua acomodando 285 litros. Na versão avaliada, sem opcionais, o peso é de 922 kg.
Veja a ficha técnica completa do VW up! 2018
No take up!, a motorização é 1.0 flex de três cilindros entregando 82 cv de potência e 10,4 kgfm de torque com etanol, enquanto na gasolina entrega 75 cv e 9,7 kgfm. A única opção de câmbio é manual cinco velocidades, sendo que apenas o move up! aspirado pode trazer a transmissão automatizada de cinco marchas.
Equipamentos de série
O take up! traz de fábrica regulagem de altura do banco do motorista, chave canivete (sem comando remoto de abertura de portas), regulagem interna manual dos espelhos externos, fixação Isofix para assentos infantis, limpador e lavador do vidro traseiro, preparação para som (sem alto-falantes), banco traseiro rebatível, rodas de aço 14 polegadas com calotas e suporte de celular com tomada USB para carregamento.
Opcionalmente, o kit "take completo" (R$ 5.250) acrescenta direção com assistência elétrica, ar-condicionado, ajuste altura para o volante, travas elétricas e vidros elétricos dianteiros.
Quem vê caro não vê carro
“Pelado”, um Fiat Mobi sai mais em conta e traz a mesma proposta de carro compacto urbano. Equipado, um Hyundai HB20 Comfort 1.0 pode sair mais em conta. Mas olhar apenas os números no papel acaba escondendo os principais pontos fortes do up!.
O primeiro ponto é o acabamento interno. Sim, tem lataria exposta nas portas, mas a qualidade da pintura é a mesma do restante da carroceria. No dia a dia é difícil notar e eu, particularmente, não vejo isso como um elemento desabonador. Os materiais e o visual são simples, mas com encaixes bem feitos e sem falhas aparentes de acabamento. A única curiosidade é o volante “tipo do Golf”, de espuma injetada convencional e sem nenhum botão. Para quem andou no Golf com volante revestido de couro e diversos botões é uma experiência diferente.
Compare o VW up! com seus rivais
Espaço interno. Essa é uma eterna discussão a respeito do up!. Na ponta do lápis, o entre-eixos do hatch de 2,42 m é menor que o de um HB20 (2,50 m) por exemplo, mas supera rivais como o Fiat Mobi (2,30 m) e até mesmo o Fiat Uno (2,37 m). Seu porta-malas tem a mesma capacidade do Gol e perde por 5 litros para o Uno. Na prática, quatro adultos vão bem. Quem está no banco traseiro se acomoda com certa facilidade e espaço de sobra para a cabeça, mas os que tiverem mais de 1,70 m de altura podem ter que viajar com os joelhos tocando o banco dianteiro.
Veja a opinião dos donos de VW up!
Mesmo sem regulagem de altura para o cinto de segurança e com uma posição de guiar que leva tempo para se acertar, é na dirigibilidade que o up! aposta todas as fichas. A suspensão filtra todas as imperfeições sem solavancos ou barulho ao mesmo tempo em que passa confiança para o motorista bem cedo. O acerto da assistência elétrica de direção é correto: bem leve nas manobras e mais firme em velocidades, com o acréscimo de força ocorrendo de forma natural. A facilidade de manobra também é ponto alto do carro. Mesmo a unidade testada não tendo sensor de estacionamento, entrar e sair das vagas é fácil, dadas as linhas quadradas do up!
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