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Volvo XC90 prenuncia a vinda dos autônomos

Com sistema semi-autônomo e downsizing eficiente, SUV da Volvo é o futuro agora, mas cobra (bem) seu preço

08/03/2016 - Texto e Fotos: Thiago Moreno / Fonte: iCarros

O sonho do carro que se dirige sozinho está chegando mais perto. Além de montadoras como Audi e BMW, o gigante da internet Google está em fases avançadas de desenvolvimento de um sistema autônomo de condução de veículos. A Volvo já embarcou nessa tendência e, enquanto um carro 100% autônomo ainda não sai, a marca já oferece o novo XC90 com condução semi-autônoma. A brincadeira não sai barata, pois o sistema aparece apenas na versão topo de linha do SUV, a Inscription T6, que custa R$ 379.950 e traz alguns confortos interessantes para os momentos em que não se está dirigindo.

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A estranheza de não dirigir

O sistema de condução semi-autônoma da Volvo é bem sofisticado: usa o radar montado no para-brisas, as câmeras laterais e sensores no volante para se guiar. Porém, tem seus limites. Os sensores do volante servem para que o carro perceba se o motorista mantém as mãos no volante, assim não se pode simplesmente cruzar os braços enquanto o carro faz o serviço. Se não houver um carro à frente, o sistema também não entra em operação e as faixas laterais da pista precisam estar em ótimas condições para que as câmeras laterais as identifiquem. Além do mais a condução semi-autônoma opera a velocidades de até 50 km/h apenas.

Quando é possível utilizar o sistema, a tarefa de encarar congestionamentos em vias expressas vira quase uma aventura. O carro consegue se manter entre as faixas e contorna até curvas leves sem exigir a intervenção do motorista. Se o carro adiante para, o XC90 se imobiliza. Quando anda, o SUV o segue. Simples assim. Porém, se o motorista tirar a mão do volante, ele vai soltar um aviso sonoro e exigir a retomada do controle. Se não houver resposta, se o carro adiante sair ou se o sistema não reconhecer as faixas, o SUV simplesmente apita, pede que o motorista retome o controle e solta o carro.

Na teoria, é muito bom. Na prática, a dura realidade é que poucas vias por aqui possuem sinalização vertical dentro da regularidade ao ponto de ser reconhecida pelo sistema. O radar que mede a distância do carro a frente não sabe que está no Brasil. Assim, na ocasião de uma fechada, não freia imediatamente, pois demora a crer que alguém fez tal manobra. Mas nos 6 minutos ininterruptos em operou (o máximo que foi conseguido), foi uma experiência quase de outro mundo, comparável apenas à experiência de se andar num automóvel na época em que os cavalos eram a regra.

Soma de todos os sistemas de segurança

A habilidade de dirigir-se praticamente sozinho do XC90 só é possível graças à soma dos sistemas de segurança do SUV. Mais precisamente, do sistema de auxílio de mudança de faixa, as câmeras com visão simulada em 360º do carro e o detector de obstáculos montado no para-brisas.

No caso do primeiro, quando o motorista começa a sair da faixa de rolagem sem dar seta ou sem mexer no volante, o sistema se encarrega de esterçar sozinho e colocar o carro de volta na faixa. O segundo faz a identificação das faixas enquanto o terceiro se encarrega de medir a distância segura em relação ao carro da frente. Há ainda o detector de sinalização da via, que identifica as placas de velocidade, por exemplo, e mostra a informação no painel que é totalmente digital.

Além desses três, o XC90 Inscription traz de série ainda airbags frontais, laterais e de cortina e os tradicionais controles de tração e estabilidade. Os bancos da segunda fileira possuem Isofix para a fixação de assentos infantis e o banco central tem um booster embutido no assento para crianças maiores, sem a necessidade de compra do equipamento.

Pacote recheado e conforto mesmo quando se dirige

A lista de série do Volvo XC90 topo de linha é extensa e condizente com o preço puxado do carro. Os bancos de couro possuem ventilação e aquecimento e o ar-condicionado tem quatro zonas individuais. As rodas são de aro 20 e o sistema de suspensão é pneumático e ajustável. Há inclusive um botão no porta-malas para abaixar e levantar a traseira quando se precisa carregar o carro. O bagageiro com tampão elétrico pode ser aberto por botão, chave presencial ou passando-se o pé por baixo do para-choque. Útil quando se tem as mãos cheias.

A central multimídia com tela de toque de 12,3” merece um capítulo à parte. Além de abrigar todos dos os controles de ar-condicionado e aquecimento, combina também o controle dos sistemas de segurança, câmeras e pode até mesmo rebater os encostos de cabeça da segunda fileira eletricamente. Um dos itens mais interessantes é o comando de abertura do porta-luvas e do porta-malas: acionado na tela, bloqueia o uso de ambas as tampas até uma senha definida pelo motorista ser inserida. O sistema operacional é proprietário da Volvo e as respostas da tela são tão ou mais rápidas que as de um tablet convencional. Além disso, é compatível com Apple Carplay e o Android Auto para espelhamento e uso de aplicativos do celular.

Com uma estrutura sólida e espaço para sete adultos de verdade, o XC90 roda de maneira tão confortável quanto um sedã de luxo. Os ocupantes ficam isolados do mundo graças à suspensão a ar e o tratamento acústico da cabine. Com os vidros fechados, não se ouve e não se sente nada do ambiente externo, nem o motor. Mesmo nos pequenos detalhes o XC90 manda bem. A capa do motor, por exemplo, poderia muito bem ser plástico, pois raramente o proprietário vai ver, quanto mais mexer, na peça. Porém, no SUV, é feita de espuma injetada macia ao toque. Vamos colocar assim: a capa do motor do Volvo tem um acabamento melhor que do painel de praticamente todos os carros populares.

Downsizing bem feito

O conceito de downsizing – uso de motores menores sobrealimentados para gerar a mesma potência – está se popularizando, mas nunca foi levado tão ao limite no Brasil quanto no XC90 T6. Sendo um 2.0 poderia se imaginar uma potência de 150 cv a 200 cv, mas não, o SUV sueco entrega 320 cv e 40,8 kgfm. Tudo isso graças ao uso de injeção direta, turbo com intercooler e compressor de ar. Tudo que a Volvo tinha em mãos foi usado no motor. A força é enviada às quatro rodas por meio de uma transmissão automática de oito velocidades.

Mesmo pesando mais de duas toneladas (2.125 kg), a Volvo declaro que o SUV acelera de 0 a 100 km/h em 6,5 segundos e tem velocidade máxima de 230 km/h. Pode não grudar o motorista no banco – nem é a intenção nesse segmento, mas dá conta do recado e, em uso urbano, não foi preciso esforço para ultrapassar a marca dos 10 km/l de consumo. Nas demais medidas, o XC90 não economiza. São 5 m de comprimento, 2 m de largura, 1,8 m de altura e 3 m de entre-eixos. Mesmo com os sete bancos em uso, o SUV oferece 314 litros de espaço no bageiro, mais que a maioria dos hatches compactos.

 

 

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