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Versão Volcano da Toro é para picapeiros urbanos

Configuração turbodiesel da picape da Fiat custa R$ 116.500 e é opção para circular da cidade a terrenos fora de estrada

24/03/2016 - Anelisa Lopes / Fotos: iCarros / Fonte: iCarros

A Fiat Toro é o segundo projeto derivado do grupo FCA (Fiat Chrysler Automobiles). O modelo foi lançado em fevereiro de 2016 e é produzido em Goiana (PE), junto do Jeep Renegade. A picape tem como principais atributos suas dimensões (tamanho entre as pequenas e médias), acabamento da cabine e suspensão traseira independente. A Fiat Toro está disponível em quatro versões, com opções de motor flex ou diesel, tração 4x2 ou 4x4, câmbio manual ou automático, com preços que partem de R$ 76.500 e chegam a R$ 116.500 (veja as opções no final da matéria).  

Carroceria e dimensões

A Fiat Toro possui desenho controverso, do tipo, ame ou odeie. As linhas, principalmente as do conjunto de luzes, são ousadas para o segmento, tradicionalmente representado por modelos de aparência robusta. Se, por um lado, a caracterização da Toro pode ficar obsoleta em alguns anos devido a esta ousadia (a exemplo do que aconteceu com o Honda New Civic, em 2006), por outro, dá frescor e refinamento ao mercado de picapes que não precisa, obrigatoriamente, passar a imagem de pau pra toda obra. O destaque da carroceria fica por conta do acesso à caçamba, feito por meio de uma porta bipartida. 

Maior que a Strada, mas menor que a Chevrolet S10, a Fiat Toro possui apenas um concorrente direto no tamanho, a Renault Duster Oroch. São 4,91 m de comprimento, 1,84 m de largura e 2,99 m de entre-eixos. A versão flex tem capacidade de carga de 650 kg, enquanto na diesel é de 1.000 quilos. Na parte de dentro, há espaço para cinco adultos, mas, confortavelmente, andam quatro. Algumas versões contam com um pequeno compartimento embaixo do assento dianteiro do passageiro, onde é possível guardar pequenos acessórios. 

Acabamento interno e posição para dirigir

De uma maneira geral, a picape Toro tem um bom acabamento em todas as versões. Entenda-se, nesta classificação, por meio de uma cabine condizente com sua faixa de preço - desde a escolha de materiais, passando pelo encaixe das peças e revestimento dos bancos. Alguns detalhes, como a peça plástica que serve de moldura para o painel central, saídas do ar-condicionado e alto-falantes, que pode ter diferentes tonalidades, assim como a costura diferenciada dos bancos, se destacam na sobriedade do ambiente predominantemente preto.

A posição para dirigir agrada. Por não ser uma picape alta demais (1,74 m de altura contra média de 1,80 m das que estão em categoria superior), também é fácil ingressar ou sair do veículo. Os ajustes dos bancos são manuais, mesmo na versão mais cara. A Volcano conta com câmera de ré para manobras. Para ver objetos menores atrás do carro, no entanto, o motorista vai ter de forçar a vista, já que a tela é pequena.  

iCarros avaliou: versão Volcano 4x4 

A versão topo de linha Volcano tem motor 2.0 turbodiesel de 170 cv de potência e 35,7 kgfm de torque a baixos 1.750 rpm. O bloco trabalha em conjunto com um câmbio automático de nove marchas. A força pode ser enviada para as quatro rodas integralmente por meio do botão seletor de tração, que inclui o modo 4x2, 4x4 e 4x4 low (reduzida) para situações de pouquíssima aderência. Tudo é feito eletronicamente.

A suspensão traseira, assim como em toda a linha, é independente multilink. Ao contrário do eixo rígido, que equipa a maior parte das picapes, ela permite que a oscilação da carroceria seja menos subordinada ao conjunto, o que garante mais conforto, ao menos ao trafegar por obstáculos em velocidades mais baixas. 

Apesar de ser uma picape, a Toro oferece uma dirigibilidade de veículo de passeio. Não fosse olhar para trás e ver a caçamba, a impressão que se tem é a de estar a bordo de um SUV. Na versão mais cara, a performance conjunta de motor a diesel, que poderia reagir um pouco mais rapidamente nas saídas, é agradável e vai bem do asfalto à terra. 

Preços e versões da Fiat Toro. Confira o que cada uma delas traz: 
- Freedom 1.8 flex 4x2 (câmbio automático de 6 marchas): R$ 76.500
Itens de série: piloto automático, controle de estabilidade, auxiliar de partida em rampas, rádio com Bluetooth e USB com comandos no volante, este com regulagem de altura e profundidade, banco do motorista com regulagem de altura, abertura elétrica do bocal de abastecimento, ar-condicionado, direção elétrica, sistema Isofix, vidros e travas elétricas, sensor de estacionamento traseiro e revestimento de caçamba.

- Freedom 2.0 a diesel 4x2 (câmbio manual de 6 marchas): R$ 93.900
Itens de série: equipamentos da Freedom 1.8 flex mais placa de proteção integrada ao para-choque dianteiro, rodas de aço de 16” e protetor de cárter

- Freedom 2.0 a diesel 4x4 (câmbio manual de 6 marchas): R$ 101.900
Itens de série: equipamentos da Freedom 2.0 diesel 4x2 mais tração integral, controle automático em descidas íngremes, retrovisores externos elétricos com memória, alarme e iluminação de caçamba.

- Volcano 2.0 a diesel 4x4 (câmbio automático de 9 marchas): R$ 116.500
Itens de série: equipamentos da Freedom 2.0 diesel 4x4 com a adição de ar-condicionado dual zone, rodas de liga leve de 17”, câmera de ré, central multimídia Uconnect Touch NAV de 5”, faróis de neblina que acompanham curvas e luzes diurnas de LED

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