21/03/2016 - Anelisa Lopes / Fotos: divulgação / Fonte: iCarros
Sábado. Noite. Interlagos. Audi. TTS. RS3. A combinação entre estes ingredientes foi uma experiência inusitada para a maior parte dos jornalistas e convidados que foram ao autódromo de Interlagos (SP) conhecer os novos esportivos da alemã no dia 19. Duas voltas, com instrutor ao lado, é pouco para conhecer os modelos a fundo, mas o breve contato deu uma pequena amostra do que estes espécimes da divisão S e RS da Audi são capazes.
Os dois modelos desembarcam no Brasil com preços que partem de R$ 290.990 para o RS3 e R$ 299.990 para o TTS - a versão Roadster (sem capota) sai por R$ 319.990, mas não estava disponível no teste drive noturno. Opcionalmente, o TTS pode receber sistema de som Bang & Olufsen (por módicos R$ 41.500).
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RS3 tem cavalaria cartesiana
O primeiro contato com o RS3 foi por meio do launch control ou "controle de lançamento", que permite uma aceleração brusca sem patinação das rodas. Pois bem, com funcionamento parcial do controle de estabilidade (definição feita manualmente) e o pé esquerdo cravado no freio até endurecer o pedal, afunda-se o direito sem dó no acelerador. Já na pista, é só soltar e sentir o estômago chegar à garganta. Após estas boas-vindas, o RS3 está pronto para me apresentar Interlagos numa pilotagem noturna.
Com um motor de 2,5 litros turbo cinco cilindros, o RS3 é capaz de atingir máxima de 250 km/h, velocidade limitada eletronicamente, e de ir da imobilidade aos 100 km/h em 4,3 segundos. São 367 cv de potência e 47,7 kgmf de torque entre baixos 1.625 rpm e 5.550 giros. A transmissão é de dupla embreagem com sete velocidades.
Apesar da carroceria hatchback, o RS3 gruda no chão, característica que ele mostra pra valer no S do Senna - toda a brutalidade do esportivo se traduz num traçado correto, sem hesitação para desgarrar do piso. Toda eletrônica do modelo foi desenvolvida para dar ao motorista o suporte de uma pilotagem cartesiana. E nem por isso deixa de ser altamente emotiva.
O esportivo é 2,5 cm mais baixo que o A3 Sportback "normal" e conta com assistência da direção, sistema de freios e conjunto da suspensão diferenciados. A tração é integral e permite enviar entre 50% e 100% de toda força do bloco para o eixo de trás. Cinquenta e cinco quilos mais leve que a da geração anterior (1.520 kg), a carroceria do RS3 também é mais rígida, o que permite que o trabalho da suspensão quase não interfira no desempenho da carroceria. De acordo com a Audi, a relação peso-potência do modelo é de um cavalo para cada 4,14 quilos.
TTS e o dom de contornar curvas
Enquanto o RS3 oferece a aceleração como seu principal mérito, o TTS mostra a que veio ao contornar as curvas de Interlagos. Com um motor 2.0 de 286 cv de potência e 38,7 kgfm de torque - que se diferencia do motor do TT, entre outros itens, por meio dos cabeçotes, injetores, pistões e comandos de válvulas feitos exclusivamente para este bloco -, é capaz de ir de 0 a 100 km/h em 4,7 segundos, enquanto a velocidade máxima também de 250 km/h limitada eletronicamente.
Além da aerodinâmica favorável para se portar como um kart apimentado (4,19 m de comprimento, 1,83 m de largura, 1,34 m de altura e 1.365 quilos), o TTS destaca também uma cabine completamente eletrônica, com computador de bordo virtual e personalizável de acordo com o gosto de quem está atrás do volante: velocímetro, conta-giros e relógio podem estar dispostos de diferentes formas. Um dos sistemas eletrônicos que vale citar é o Audi Magnetic Ride, que varia a rigidez dos amortecedores e permite uma melhor adequação ao tipo de piso e condução.
Assim como RS3, o TTS também conta com tração integral quattro e, além dos itens esportivos na carroceria, como detalhes em alumínio, volante de base reta e bancos com apoios de cabeça integrados, há um defletor na tampa do porta-malas, acionado automaticamente quando o carro atinge 120 km/h. Mas, em Interlagos, quem se lembra de olhar para trás para conferir o equipamento?
Teste drive a convite da Audi
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