18/12/2017 - Anamaria Rinaldi / Fotos: Thiago Moreno / Fonte: iCarros
Cobrando R$ 51.870, o Toyota Etios é o carro automático mais barato à venda no Brasil - descontando claro os automatizados. Agora com visual renovado e quadro de instrumentos digital, reclamações de antigos clientes, será que o hatch tem o que precisa para se aproximar dos líderes? Vale lembrar que a reestilização foi introduzida na linha 2018, embora a mudança no interior já venha desde o modelo anterior.
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Essa nova frente causou uma boa impressão quando estreou na versão topo de linha Platinum e então foi ampliada para as demais configurações da linha. Testamos a opção X com motor 1.3 e câmbio automático, que cobra R$ 4.990 a mais que a mesma com transmissão manual. Já com motor 1.5, os preços partem de R$ 52.180 (manual) ou R$ 57.170 (automático). E para comparar, o próximo automático na lista dos mais baratos é o Kia Picanto, de R$ 51.990, mas com motor 1.0.
Motorização e desempenho
A opção de entrada do Etios tem motor 1.3 flex que rende 98 cv com etanol e 88 cv com gasolina, com torque máximo de 13,1 kgfm e 12,5 kgfm, respectivamente, a partir de 4.000 rpm. São números menores, por exemplo, que o 1.0 turbo da Volkswagen, que entrega 105 cv e 16,8 kgfm com etanol ou 101 cv 16,8 kgfm com gasolina.
O câmbio é o automático de quatro marchas, resultando em um conjunto satisfatório na cidade, mas sem empolgação. O carro até que tem boas respostas em arrancadas e retomadas - ele é leve pesando apenas 955 kg. Contudo, a transmissão segura um pouco o desempenho do hatch.
Com quatro marchas, às vezes as reduções ficam bruscas demais, resultando em trancos. O mesmo acontece em velocidades baixas no trânsito, quando se roda no limite dos giros para as trocas. Não há opção de fazer as mudanças manuais. O Etios permite apenas selecionar entre as posições "3", "2" e "L" (Low), que limita a marcha maior a ser usada para situações em que se precise de mais força como uma ladeira ou na descida de serras, por exemplo.
A suspensão do Etios é o ponto forte, com acerto na medida para oferecer conforto na cidade - ainda mais em ruas esburacadas como São Paulo - e estabilidade em curvas. A direção elétrica progressiva também merece elogios, com peso ideal independente da velocidade.
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Consumo
De acordo com os dados do Inmetro, o Etios 1.3 automático faz média de 8,2 km/l na cidade e 9,2 km/l na estrada com etanol ou 11,8 km/l e 13,3 km/l na mesma ordem com gasolina. Durante uma semana rodando a maior parte do tempo com trânsito pesado, porém, o computador de bordo registrou média de 6,7 km/l com etanol.
Acabamento e espaço interno
Se a mecânica e a dirigibilidade do Etios são seus maiores destaques, o mesmo não pode ser dito do interior. O acabamento adota muito plástico rígido, com variação de preto brilhante e uma leve textura no lado do passageiro. O quadro de instrumentos central também não é unanimidade, embora agora com mostradores digitais esteja bem mais fácil a sua visualização.
Já tradicional no Etios, a cabine traz porta-luvas com tampa arredondada e saídas de ar centrais posicionadas à direita do rádio. Aliás, essa configuração não tem rádio, embora venha pelo menos com ar-condicionado de série. Há ainda poucos porta-objetos na cabine. A ergonomia poderia ficou um pouco melhor com o reposicionamento de alguns comandos, como de abertura e fechamento das portas, que fica escondido atrás do volante junto aos botões dos retrovisores elétricos.
O espaço na cabine é amplo, mas não tanto para quem vai no banco traseiro. São 2,46 m de entre-eixos, o que dá um bom espaço para as pernas, mas a largura de 1,69 m torna mais difícil acomodar três pessoas atrás. O porta-malas de 270 litros também é considerado pequeno para o segmento - o Gol tem 280 litros e o Onix, 285 litros. A diferença pode parecer pequena, mas garante uma mochila a mais, pelo menos.
Equipamentos de série
Sem muitos itens de fábrica, o Etios X vem com ar-condicionado, banco do motorista com ajuste de altura, banco traseiro rebatível, chave com comando de abertura e fechamento das portas, computador de bordo, direção elétrica progressiva, trio elétrico (presente nos vidros dianteiros e traseiros) e rodas de aço aro 14" com calotas integrais. Mas há cintos de segurança de três pontos para todos os ocupantes, além de isofix para cadeirinhas infantis. O rádio com CD Player, MP3, USB e Bluetooth só vem a partir da versão XLS.
Conclusão
É bem difícil achar um dono de Etios insatisfeito com o carro. Praticamente todos elogiam seu conjunto mecânico e a dirigibilidade. No caso da versão X, parei alguns minutos para observar as críticas dos proprietários no iCarros e notei que a maior parte diz respeito mesmo aos equipamentos disponíveis. Há reclamações, por exemplo, sobre os vidros não fecharem pelo controle remoto na chave, além do sistema de som, claro.
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Também é impossível não sentir falta de mais marchas na estrada, enquanto concorrentes diretos vêm com câmbios automáticos de seis marchas. Mas o Etios é, como um dono bem resumiu, um carro prático e racional. Em uma cotação recente, o Etios apresentou seguro mais em conta que alguns rivais, além de ser o terceiro hatch com menor desvalorização no país em 2017, segundo pesquisa da Agência AutoInforme.
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