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Série especial Toyota Etios Ready ganha pelo visual

Com a dianteira e a central multimídia da versão mais cara Platinum, modelo faz valer a pena a diferença de preço

02/01/2017 - Anamaria Rinaldi / Fotos: Thiago Moreno / Fonte: iCarros

As séries especiais nunca se esgotam no Brasil. Elas servem para acabar com os estoques quando o carro está para sofrer uma mudança significativa, para reforçar a marca ou ainda para alavancar as vendas com versões mais equipadas por um custo menor.  No caso do Etios Ready, parece que o objetivo da Toyota é mesmo reforçar a marca e o modelo, apelando para visual e equipamentos exclusivos focados no público jovem.

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A série especial, que não tem um limite de unidades disponível no País, foi desenvolvida no centro de estilo da Toyota em São Bernardo do Campo (SP) e lançada em setembro do ano passado. Ela é oferecida somente na carroceria hatch. Baseado na configuração XS 1.5 (R$ 56.190), o Etios Ready cobra R$ 59.780 – ou seja, são R$ 3.590 a mais. E no que está investida essa diferença?

Equipamentos de série

A primeira diferença – e bastante perceptível - é o desenho da dianteira, com grade frontal e para-choque redesenhados. Além da série especial, essa nova frente só é oferecida na versão topo de linha Platinum. Ela se diferencia das demais também pelos frisos nas laterais e por um adesivo com o nome da versão na coluna traseira. O Etios Ready é vendido apenas na cores vermelho e prata.

Na lista de itens de série, a versão XS já conta com ar-condicionado, direção elétrica, computador de bordo, controlador de velocidade, trio elétrico, controle de áudio e computador de bordo no volante, descansa-braços no assento do motorista, quadro de instrumentos digital, rodas de aço de 14 polegadas com calotas, ajuste de altura do banco do motorista, desembaçador do vidro traseiro, sistema isofix para cadeiras infantis, alarme e som com CD Player, MP3, USB e Bluetooth.

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A mais, a série especial Ready acrescenta sensor de estacionamento traseiro, bolsa organizadora no porta-malas e suporte de bolsa, além de uma central multimídia mais moderna – da Platinum – com tela sensível ao toque, GPS e conexão para smartphones.

Motorização e impressões

O Etios Ready traz o mesmo conjunto mecânico da versão em que se baseia XS: um 1.5 flex de até 107 cv (etanol) e 14,7 kgfm (e) de torque máximo disponível a 4.000 rpm. A transmissão é automática de quatro marchas. Vale lembrar que o Etios sempre se destacou pela mecânica excelente, de modo que a série especial segue pelo mesmo caminho.

O defeito fica com o câmbio, que merecia mais marchas para dar agilidade e conforto ao hatch – especialmente em velocidades maiores. O carro anda bem e não fica devendo em uma ultrapassagem, por exemplo, mas uma transmissão com seis velocidades reduziria o nível de ruído dentro da cabine e ajudaria bastante no desempenho, deixando o Etios ainda melhor. Além disso, não há opção de trocas manuais, apenas as posições “3”, “2” e “L” (Low), que limitam as marchas a serem engatadas para situações específicas.

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De acordo com dados do Inmetro, o Etios XS 1.5 faz média de 8,1 km/l na cidade e 9,2 km/l na estrada com etanol. Com gasolina, são 11,9 km/l e 13,2 km/l, respectivamente. Não é nada mal. Esses números garantiram ao hatch nota A na categoria e B na classificação geral.

No mais, a direção elétrica e as suspensões agradam. O tamanho compacto também ajuda na hora de fazer manobras, lembrando ainda que o Ready vem com sensor de estacionamento traseiro. O ajuste das suspensões, independente na frente e por eixo de torção atrás, filtra bem o piso e torna a vida dentro da cabine confortável em qualquer terreno, inclusive pisos de paralelepípedo. Isso sem comprometer a estabilidade. Como dito antes, a mecânica do Etios é digna de elogios.

Acabamento e espaço interno

O acabamento do Etios é bom. E só. Nada de requinte, materiais diferenciados ou mesmo muito cuidado nas áreas que não ficam tão visíveis. As críticas ficam com a tampa do porta-luvas, que não é muito bonita esteticamente, com as saídas de ar centrais que ficam posicionadas à direita e com o quadro de instrumentos centralizado. O fato de o painel agora ser digital melhorou bastante a sua visualização, mas não elimina o fato de que o motorista precisa desviar o olhar da frente para checar suas informações.

Atrás, dois adultos e uma criança viajam bem. Com três adultos já fica apertado. Há isofix e cintos de segurança de três pontos e apoios de cabeça para todos os ocupantes. Por outro lado, falta banco traseiro bipartido – é preciso rebater o encosto inteiro, o que não é prático nem funcional dependendo de quantas pessoas e da quantidade de malas que você precise levar. Falando em malas, o bagageiro é menor que a maioria dos hatches da categoria, com capacidade para apenas 270 litros – o Fiat Uno leva 290 litros, o VW Gol leva 285 litros e o Chevrolet Onix leva 280 litros.

Resumo

A série especial Ready do Toyota Etios hatch cobra R$ 3.590 a mais basicamente pelo visual atualizado – que é preciso dizer chama a atenção nas ruas – e por itens como sensor de estacionamento traseiro e central multimídia com GPS integrado. Talvez só isso já valha a diferença de preço. Soma-se a isso uma mecânica muito boa e uma dirigibilidade excelente.

Outra vantagem é a desvalorização após um ano de uso. No Selo Maior Valor de Revenda divulgado pela Agência AutoInforme, o Etios hatch ficou entre os melhores colocados com depreciação de 10,6% frente aos 8,3% do vencedor na categoria hatch compacto, o Chevrolet Onix. Com três anos de garantia, suas revisões somam R$ 2.419 até os 60 mil km, com as três primeiras cobrando respectivamente R$ 213,27, R$ 417,15 e R$ 410,10.

O Etios Ready é uma boa escolha para os fãs da marca japonesa com bom custo/benefício, mas ele enfrenta uma briga dura na ponta do lápis ao comparar com rivais na mesma faixa de preço que vêm mais equipados ou com uma transmissão mais moderna.

 

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