entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Primos Série 2 Active Tourer e Clubman têm muito em comum

Ambos têm proposta familiar, motor 2.0 turbo e usam a mesma plataforma, cobrando R$ 13 mil de diferença. Quem é melhor?

11/03/2016 - Anamaria Rinaldi / Fotos: Thiago Moreno / Fonte: iCarros

Quando foi lançado no Brasil no início do ano passado, o BMW Série 2 Active Tourer chamou a atenção por trazer tração dianteira no lugar da tradicional traseira dos modelos da fabricante bávara. O que nem todo mundo sabe é que ele divide a plataforma com o MINI Clubman, modelo familiar da marca britânica que chegou ao País em sua nova geração exatamente dez meses após o “primo” da BMW. E eles têm ainda muito mais em comum.

Leia mais:
Salão de Genebra: Série 2 modificado desenvolve 570 cv 
BMW apresenta o Série 2 Gran Tourer na Alemanha 
BMW Série 2 Active Tourer chega ao Brasil 
Clubman ganha mais uma versão por R$ 152.950 
MINI Clubman ganha tração integral na Europa 
MINI lança novo Clubman no Brasil por R$ 179.950

No visual, eles são bem diferentes. O Série 2 é mais sóbrio, sem perder as linhas características dos modelos da marca. O Clubman, por sua vez, une o famoso estilo retrô com um porte mais avantajado – ele é o maior carro já feito pela MINI em toda a sua história. Mede 4,25 m de comprimento, 1,80 m de largura, 1,44 m de altura e 2,67 m de entre-eixos. O BMW é um pouco maior, com 4,34 m, 1,80 m, 1,55 m e 2,67 m, respectivamente.

O Clubman avaliado é o Cooper S Top, que custa R$ 179.950, mas há uma versão um pouco menos equipada à venda no Brasil desde o início deste mês, a Cooper S Exclusive, por R$ 152.950. Quanto ao Série 2 Active Tourer, o modelo que aparece nas fotos é o 225i Sport GP, que tem ainda algumas unidades em estoque no País à venda por R$ 179.450. Essa configuração deixou de ser importada recentemente, sendo oferecida agora apenas a 220i GP de R$ 166.950 – mudam alguns equipamentos e o motor rende 39 cv a menos.

Motor não falta

Ambos possuem motor 2.0 turbo (de dupla voluta) a gasolina, capaz de render 192 cv de potência e 28,5 kgfm de torque no MINI Clubman e 231 cv de potência e 36 kgfm de torque no BMW 225i. Vale destacar, contudo, que o atual 220i é menos potente e tem os mesmos números do Clubman. O câmbio é o mesmo em ambos os modelos: automático de oito marchas com trocas manuais nas borboletas atrás do volante. Os dois também contam com três modos de condução que alteram as respostas do carro de acordo com o estilo desejado (Green, Mid e Sport no Clubman e EcoPro, Comfort e Sport no Série 2).

Veja a ficha técnica completa no Série 2 
Veja a ficha técnica completa do Clubman

Pelos dados, já é possível imaginar que o Série 2 Active Tourer andará mais. E assim ocorre. Ele cumpre a aceleração de 0 a 100 km/h em 6,6 segundos e atinge a velocidade máxima de 240 km/h, contra os 7,1 segundos e a máxima de 228 km/h do Clubman. A dirigibilidade agrada em ambos, com ótimas respostas de aceleração e retomada e trocas suaves no câmbio independentemente do programa utilizado – mesmo no modo focado em economia de combustível, é possível sair na frente em um semáforo com qualquer um dos dois modelos. Mas ao sair de um carro e assumir o volante do outro, fica evidente a superioridade do BMW, embora ele pese 40 kg a mais (são 1.430 kg contra 1.390 kg do MINI).

Até no consumo eles foram parecidos, apesar de os dados de desempenho serem diferentes: o Série 2 fez média de 6 km/l, enquanto o Clubman registrou média de 6,8 km/l, ambos em uso urbano e lembrando que são movidos apenas a gasolina. Nos dois modelos, a direção é muito precisa e a suspensão é firme, garantindo boa estabilidade - mas não chega a incomodar em pisos irregulares. No MINI, porém, o curso mais curto do conjunto da suspensão torna desconfortável passar por buracos, por exemplo.

Interior e espaço interno

O estilo mais moderno do MINI se apresenta também no interior, que exibe a já tradicional central multimídia com tela redonda de 8,8” e anel de LED e os botões que lembram os comandos de um avião. Vale destacar que, na nova geração, a porta traseira única do tipo suicida foi substituída por duas portas convencionais. Isso melhorou bastante o acesso. Além disso, o espaço interno aumentou 27 cm no comprimento e 9 cm na largura, fazendo com que os passageiros atrás encontrem mais espaço para as pernas e as cabeças do que esperam de um MINI. Pena que o túnel central elevado dificulte acomodar três pessoas, o que também acontece no Série 2 Active Tourer - isso é justificável, porém, já que ambos têm opção de tração integral em outros mercados. Em resumo, duas pessoas vão mais confortáveis atrás.

O porta-malas do Clubman leva 360 litros – são 100 litros a mais que seu antecessor – e conta com uma divisória para isolar objetos menores e duas portas (com amortecedores) que se abrem horizontalmente. Ele possui ainda um sensor que permite abrir cada porta individualmente com um movimento de chute na parte de baixo do para-choque, sem necessidade de apertar um botão ou de usar a chave. Isso é muito prático quando você está com as compras do supermercado ocupando ambas as mãos (vamos lembrar que esse ainda é um carro familiar). No BMW, são 468 litros no bagageiro, ou seja, 108 litros a mais que o “primo”.

Os dois vêm de série com ar-condicionado digital com duas zonas de temperatura e saídas para o banco traseiro, direção elétrica, bancos revestidos de couro, bancos dianteiros esportivos com ajustes elétricos e memória, volante de couro com comandos de áudio, computador de bordo, rodas de liga leve aro 18”, porta-malas com abertura e fechamento elétrico, retrovisor interno eletrocrômico (antiofuscante), GPS, teto solar elétrico panorâmico, alarme, sistema isofix para cadeiras infantis, freio de estacionamento por botão, sensor de estacionamento traseiro, controle de tração e de estabilidade, acendimento automático dos faróis, sensor de chuva, controlador de velocidade adaptativo, start/stop, seis airbags (frontais, laterais e de cortina) e pneus runflat. Falta ajuste de altura no cinto de segurança nos dois.

O Clubman acrescenta a essa lista faróis full LED, volante com o logotipo John Cooper Works, retrovisor externo com função Tilt Down (abaixa o espelho direito automaticamente ao engatar a ré), HD interno de 20GB, sistema de som da marca Harman/Kardon e head up display (visor que projeta informações numa tela acima do painel). Outro mimo interessante do Clubman – também de fábrica - é o sistema de iluminação para chegar e sair do carro: ele projeta o logotipo da MINI no chão. O carro das fotos está equipado com opcionais como bancos com revestimento claro (as opções são marrom, azul e cinza), teto e retrovisores em pintura diferente do resto da carroceria (disponível em branco, preto ou cinza) e o pacote Parking com câmera de ré, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro e dispositivo que estaciona o carro sozinho. O Série 2 Active Tourer, por sua vez, acrescenta serviço de concierge, indisponível no Clubman.

Escolha de Anamaria Rinaldi – Clubman e Série 2 Active Tourer oferecem um carro familiar e exclusivo ao mesmo tempo. Nessa briga entre primos, não há vencedores ou perdedores. Cada um faz bonito dentro da sua proposta. Se você procura um carro divertido e que possa levar a família para passear no final de semana com estilo, ele é o MINI Clubman. Mas se você está pensando em viagens e precisa de mais espaço, é melhor ficar com o monovolume Série 2 Active Tourer, que cobra menos que a versão topo de linha do MINI com um conjunto muito similar. Claro que ambos são modelos de baixo volume de vendas: o Série 2 soma 21 unidades no bimestre, contra as somente 4 unidades do Clubman comercializadas em 2016 - os dados são da Abeifa (Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores). 

 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.