entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Novo Ford Fusion top quer peitar os alemães

Em sua versão mais completa, o Ford Fusion 2017 tem equipamentos – e preço – para brigar com os sedãs germânicos

25/11/2016 - Texto e fotos: Thiago Moreno / Fonte: iCarros

Quando a Ford apresentou a linha 2017 do Ford Fusion, além do visual renovado, a marca planejou ir para cima de rivais tanto acima quanto a baixo do sedã. No caso do último, a versão SEL Ecoboost veio com nome e endereço: o novo Honda Civic Touring. No nível acima, o modelo quer peitar nada menos que a trinca alemã formada por Audi A4, Mercedes-Benz Classe C e BMW Série 3. Custando R$ 154.500, será que o Fusion Titanium Ecoboost AWD tem o que é preciso?

Leia mais:
Lei por dirigir sem o documento do veículo muda em novembro 
Multas ficarão mais caras em novembro. Veja os novos valores! 
Veja o valor e o passo a passo para renovar a CNH 

Ficha técnica e equipamentos

O motor 2.0 turbo a gasolina das versões Ecoboost gera 248 cv e 38,5 kgfm de torque. A taxa de compressão foi elevada e o turbocompressor é do tipo twin scroll, que trabalha separadamente o fluxo de gases vindos dos cilindros 2 e 3 e os dos 1 e 4 de forma a diminuir a turbulência e aumentar a eficiência. De acordo com a Ford, esse propulsor é capaz de entregar um consumo de 8,6 km/l na cidade e 11,7 km/l na estrada. O câmbio é automático de seis velocidades e a tração é integral apenas na versão Titanium AWD.

Nas medidas, o carro tem 4,87 m de comprimento, 1,85 m de largura, 1,49 m de altura e 2,85 m de entre-eixos. O porta-malas é capaz de acomodar até 514 litros de bagagem. O peso da versão Ecoboost com tração integral é de 1.691 kg.

Nessa configuração, o Fusion traz chave com sensor de presença, partida remota, oito airbags, cintos traseiros infláveis, rodas de liga leve aro 18 polegadas, sensor de monitoramento de pressão dos pneus, tela multimídia com 12 alto-falantes, compatível com Apple CarPlay e Android Auto, faróis Full LED, sistema de monitoramento de ponto cego com alerta de tráfego cruzado, assistente de mudança de faixa, farol alto automático, bancos dianteiros aquecidos e refrigerados, sensor de chuva, aerofólio, teto solar elétrico, piloto automático adaptativo, alerta de colisão com assistente autônomo de frenagem, assistente autônomo de detecção de pedestres e assistente de estacionamento automático.

O que os alemães oferecem – Entre R$ 150 mil e R$ 170 mil, a Audi oferece o A4 Attraction, a BMW tem o 320i Sport e a Mercedes tem o C180 Avantgarde. Todos acabam saindo mais caro que o Fusion e em termos de potência também ficam para trás, como pode se conferido nas fichas técnicas dos carros:

Ficha técnica – Audi A4
Ficha técnica – BMW Série 3
Ficha técnica – Mercedes-Benz Classe C

Como anda

O visual em si mudou pouco, mas a traseira ficou mais harmoniosa, com a régua cromada se integrando às lanternas. Por dentro são duas grandes novidades: o painel de instrumentos com duas telas digitais com informações customizáveis (já usado também no Edge e na Ranger) e o seletor de marcha, agora feito por um botão rotativo, não mais por alavanca.

O espaço interno do carro é condizente com seu grande entre-eixos, acomodando quatro adultos sem dificuldades e com espaço extra para as pernas. O acabamento é esmerado e repleto de materiais emborrachados nas porções superiores. Plástico rígido é encontrado apenas nas partes inferiores das portas e do console central.

O que mais chama atenção, porém, é o comportamento do carro. O motor Ecoboost responde rapidamente e a operação do câmbio automático é imperceptível. A direção elétrica tem um peso equilibrado, não exige esforço em manobras e vai ganhando resistência conforme a velocidade sobe. A suspensão se mostrou muito confortável passando poucas intromissões para a cabine. Com o novo isolamento acústico, com a inclusão de vidros especiais para diminuir o ruído, o silêncio imperou durante o trajeto, mesmo em velocidade de rodovia.

Veredito

O Ford Fusion é um daqueles carros que consegue brigar tanto acima quanto abaixo de sua categoria. Na versão mais completas, quer peitar os alemães. Pode até não ter o mesmo refinamento de cabine, mas traz potência de sobra e um preço convidativo para ser competitivo.

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.