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Nova geração do A4 é síntese do DNA Audi

Modelo mais vendido da marca no mundo, A4 mudou pouco, mas melhorou muito em comparação à anterior

03/06/2016 - Anelisa Lopes / Fotos: iCarros / Fonte: iCarros

A nova geração do Audi A4, que começou a ser vendida no Brasil em abril deste ano, sugere uma discreta atualização ao se levar em conta as mudanças visuais da carroceria, incrementada com um marcante vinco lateral e conjunto de luzes com linhas mais recortadas. Mas a transformação consequente do material escolhido para a concepção do veículo e a implementação de um novo conjunto mecânico promoveram um salto na vida do sedã da marca. 

Disponível em duas versões (há também uma edição de lançamento limitada a 500 unidades), Attraction (R$ 159.990) e Ambiente (R$ 182.990), perdeu peso graças à construção predominantemente em alumínio, passando a 1.405 quilos, recebeu novo motor e transmissão: a linha 2017 do modelo vendida no Brasil tem um 2.0 TFSI de 190 cv, enquanto o câmbio é STronic de dupla embreagem e sete marchas. 

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A primeira impressão na parte de dentro do modelo é semelhante àquela de fora: mudou, mas é preciso interagir com o veículo para perceber que o desenvolvimento foi além. Mas, ao puxar a maçaneta que, aliás, vai para cima em vez de ir para frente, é que o motorista começa a ter ideia do quanto o sedã evoluiu e ficou mais interativo. O conceito minimalista de cockpit se manteve, como manda o padrão Audi. Os comandos são intuitivos, mas assim como tem acontecido com tudo na era smartphone, dedique um pouquinho do seu tempo para estudá-los antes entrar em contato com a máquina.

Na versão mais completa, o A4 conta com farois bixenônio, alerta de pressão dos pneus, rodas de 18 polegadas, sensor de estacionamento traseiro, bancos de couro, sensor de farois e de chuva, piloto automático, sistema start stop do motor, espelhamento da tela do celular na central multimídia e navegação por GPS. Opcionalmente, o modelo pode contar com ar-condicionado automático de três zonas, teto solar elétrico, câmera de ré e assistente de estacionamento e mudança de faixa, além de sistema de som Bang & Olufsen 3D.

Seguindo a tendência da Audi em aplicar computadores de bordo virtuais, o A4 não tem ponteiros nos mostradores. Tudo é desenhado de acordo com as configurações do motorista, assim como os mapas do sistema de navegação. No mais, destaque para a alavanca do câmbio, que ficou menor, mas com uma melhor empunhadura; ao se pressionar o P, o freio de estacionamento é acionado automaticamente. 

Com 4,7 m de comprimento, 1,8 m de largura, 1,4 m de altura e 2,8 m de entre-eixos, o A4 não recebeu só tecnologia, mas também cresceu para se distanciar do irmão menor A3 Sedan - carro-chefe da marca no mercado brasileiro (em todos os outros países, no entanto, é o A4 quem lidera as vendas da alemã). Apesar da extensão nas dimensões, o passageiro que vai ao meio na parte de trás pode se incomodar com o túnel central. No porta-malas, o A4 carrega 480 litros. 

Cereja do bolo: motor de 190 cv e câmbio STronic de sete marchas

Com mudança de plataforma, o A4 recebeu um novo conjunto mecânico, baseado no motor a gasolina de 2,0 litros TFSI de 190 cv de potência e 32,6 kgfm de torque já a partir de 1.450 giros e na transmissão STronic de sete velocidades. Aliado a uma direção elétrica com peso ideal, de respostas rápidas e precisas, a condução do A4 ficou mais ágil e estimulou a esportividade do modelo. O Audi Drive Slect permite ainda escolher cinco modos de condução: Individual, Dynamic, Auto, Comfort e Efficiency. Cada um desses programas adapta o desempenho do carro para ser mais arisco, cômodo ou econômico, mas o condutor pode também pode personalizar os parâmetros de acordo com seu gosto. 

A transmissão, que possui modo esportivo, garante uma performance mais eficiente do motor. São sete velocidades, que podem ser administradas no modo manual ou esportivo, por meio de borboletas atrás do volante. Apesar de ainda ter um atraso quase imperceptível na saída, a nova geração do A4 elevou a classificação do modelo como sedã médio. De acordo com a Audi, o novo A4 acelera de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos e chega à máxima de 240 km/h. No que diz respeito ao gasto de combustível, a montadora anuncia consumo de 11 km/l na cidade e 14,3 km/l na estrada. Alguém falou em carro familiar?  

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