entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Nissan Kicks SV é ótima pedida e tem melhor custo/benefício

Versão intermediária já vem bem equipada e oferece o mesmo conjunto mecânico por R$ 7.000 a menos que a SL

24/04/2017 - Anamaria Rinaldi / Fotos: Thiago Moreno / Fonte: iCarros

Ninguém duvida da capacidade do Nissan Kicks. O SUV lançado no Brasil em julho do ano passado pode ter pouco tempo de mercado, mas já conquistou seu espaço. Ele é atualmente o quarto modelo mais vendido no segmento, posicionado à frente do Hyundai Creta e atrás do Jeep Renegade, que fecha o pódio. 

Leia mais:
Comparativo dos rivais: Creta x Tracker x Captur 
Renault Kwid terá pré-venda a partir de maio 
Top 10: SUVs compactos mais econômicos de 2016

E as vendas vem crescendo ao longo do ano: foram 1.973 unidades em janeiro, 2.086 em fevereiro e 3.501 unidades em março. Ou seja, a chegada de mais uma versão, a SV Limited, no final do ano passado fez muito bem ao Kicks. Lembrando que o carro nas concessionárias ainda é o importado do México, embora a produção em série em Resende (RJ) já tenha começado.

As unidades nacionais devem chegar em breve às lojas do País, mas não espere redução de preço por causa disso. O Kick SV - avaliado pelo iCarros - sai por R$ 86.490, enquanto a topo de linha SL custa R$ 93.490. Mas será que o Kicks SV vale a compra?

Veja ofertas de Kicks na sua cidade

Desempenho e consumo

O motor é o mesmo nas duas versões, o 1.6 16V flex que rende 114 cv de potência e 15,5 kgfm de torque com etanol. O câmbio é automático do tipo CVT (continuamente variável), com simulação de seis marchas virtuais. Esse conjunto ficou muito bom e entrega respostas bem rápidas em arrancadas. 

Apesar de o CVT ter como característica respostas mais progressivas, a transmissão da Nissan está muito bem calibrada e é ágil. Você só lembra que está em um carro CVT ao pisar fundo no acelerador e ver os giros subirem vertiginosamente, elevando também o ruído dentro da cabine. 

A suspensão é mais firme do que em alguns concorrentes, mas nada que prejudique o conforto. Pelo contrário, em pisos irregulares ou lombadas ela trabalha muito bem para filtrar essa variação. E de quebra dá estabilidade nas curvas. A única coisa que eu acho que poderia melhorar no Kicks é a direção elétrica, um pouco leve demais em baixas velocidades. Ela ajuda nas manobras, mas tira um pouco a precisão das respostas ao esterço no volante a até 50 km/h.

Confira também a opinião dos donos

O consumo também é ponto positivo no SUV, que segundo o Inmetro faz 8,1 km/l na cidade e 9,6 km/l na estrada com etanol ou 11,4 km/l e 13,7 km/l, respectivamente, com gasolina. Durante a nossa avaliação rodando a maior parte do tempo em congestionamentos e com o ar-condicionado ligado, a média no computador de bordo foi de 6,5 km/l. Nada mal para essas condições. 

Acabamento e espaço interno

O Kicks pode não ter a sala de estar do rival Renault Captur no banco traseiro, mas também não fica devendo em nada por isso e supera outros concorrentes do segmento nesse aspecto. Ele é bastante espaçoso e acomoda três adultos sem problema, além de oferecer encostos de cabeça e cintos de segurança de três pontos para todos os ocupantes. O porta-malas de 432 litros é maior, por exemplo, que no Chevrolet Tracker (306 litros) e no Jeep Renegade (260 litros), mas está na média da categoria - Creta e HR-V têm 431 litros.

Já o acabamento não é um dos pontos altos do Kicks. Não porque seja desagradável ou tenha falhas, mas porque há plástico demais na cabine. Essa sensação é ainda maior ao olhar para o revestimento das portas, que traz apenas uma pequena faixa de tecido. 

Veja os equipamentos de cada versão

Falando em tecido, o revestimento dos bancos na versão SV é de tecido, mas com textura, o que deixa o interior mais atraente. O desenho do painel com um recorte nas saídas de ar centrais também ajuda a criar um estilo mais moderno. No mais, os comandos estão todos à mão, a tela da central multimídia é sensível ao toque e tem um tamanho razoável e o volante conta com botões de áudio. 

Só não estranhe o espaço que seria para a chave atrás do volante, já que o Kicks nas duas opções vendidas atualmente (SV e SL) tem partida por botão. Provavelmente uma nova configuração de entrada a ser lançada após a nacionalização contará com a partida tradicional pela chave, daí a existência do espaço reservado para isso. 

Equipamentos de série

Com um ótimo custo/benefício, a versão SV já vem equipada com ar-condicionado digital, direção elétrica, partida por botão, faróis com assinatura de LED, central multmídia com tela de 7", USB, Bluetooth e GPS, sensor de estacionamento, rodas de liga leve de 17 polegadas, assistente de partida em rampa, controle de tração e de estabilidade, banco do motorista com ajustes de altura, volante com regulagem de altura e profundidade, trio elétrico, rack de teto na cor prata, alarme, faróis de neblina e sistema isofix. Eu diria que o mínimo que se espera está aqui. 

Compare o Kicks com seus concorrentes

A SL acrescenta bancos revestidos de couro, acendimento automático dos faróis, airbags laterais e de cortina e câmera 360°, mas cobra R$ 7.000 a mais. Nada que seja essencial se você não tiver esse dinheiro extra para gastar no carro. Por isso, considero a versão SL um melhor negócio. 

Garantia e revisões

A garantia do SUV é de três anos, com revisões periódicas custando R$ 410 (10 mil km), R$ 565 (20 mil km) e R$ 410 (30 mil km), todas com a mão de obra inclusa. Até os 60 mil km, as revisões saem por R$ 2.925, um valor muito bom dentro do segmento de utilitários esportivos compactos.

Bonito, ágil, econômico e bem equipado, eu não faria cara feia se alguém dissesse que pretende comprar um Kicks SV. Ele tem alguns defeitos menores, mas vale o investimento. 

Gostou? Veja quanto vai gastar no financiamento

 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.