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Mitsubishi L200 Triton vai muito bem na cidade, obrigado

Além da aptidão para a terra, a picape média foi muito bem no dia a dia e provou ter o necessário para o uso diário

10/07/2017 - Anamaria Rinaldi / Fotos: Thiago Moreno / Fonte: iCarros

A quinta geração da picape média Mitsubishi L200 Triton chegou ao país em setembro do ano passado trazendo mais um nome, Sport, e em três versões disponíveis: GLS, HPE e HPE Top. Os preços variam entre R$ 131.990 e R$ 174.990. Curiosamente, ela ainda convive no mercado brasileiro com o modelo anterior, que parte de R$ 129.990 e chega a R$ 149.990 - são ao todo 11 configurações disponíveis. 

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Visualmente, a nova grade frontal é o que mais chama a atenção. Ela é cromada de série, com opcional em três cores disponíveis. A opção cinza grafite que equipa a picape das fotos é uma delas. O modelo testado, aliás, é o HPE, de R$ 154.990.

No novo modelo, a capacidade de carga é de 1.075 kg, medindo 5,28 m de comprimento, 1,81 m de largura, 1,79 m de altura e 3 m de entre-eixos. Para o fora de estrada, o ângulo de entrada é de 30°, o de saída de 22° e o de rampa de 26°. A inclinação lateral é de 45°, com altura livre do solo de 220 mm e capacidade de travessia de áreas alagadas com até 600 mm. Na versão HPE, o peso é de 1.890 kg.

Motorização e desempenho

Sempre à venda com motor turbodiesel e tração 4x4, a L200 Triton Sport possui um 2.4 16V feito de alumínio - o que reduziu seu peso em 30 kg - que rende 190 cv de potência e 43,9 kgfm de torque a partir de 2.500 rpm. São números bem melhores que o 3.2 turbodiesel anterior (eram 180 cv e 38 kgfm).

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Aqui já não restam dúvidas: a picape evoluiu. Considerando só o motor, ela está mais ágil no dia a dia para quem usa a picape na cidade e entrega mais torque para os usos off-road, onde isso é mais necessário para encarar subidas íngremes e obstáculos. A HPE é sempre equipada com câmbio automático de cinco marchas, com trocas manuais na alavanca ou nas borboletas atrás do volante. Seu funcionamento é bem suave e não houve trancos mesmo em reduções. 

A tração 4x4 é acionada por um botão giratório no console central, com ótimo acesso. As opções são: 4x2, 4x4 (permite rodar em rodovias, secas ou escorregadias), 4x4 com bloqueio do diferencial central e 4x4 reduzida. 

Quanto ao consumo, a Mitsubishi informa dados de 9,9 km/l na cidade e 11,7 km/l na estrada - para comparar, sua antecessora fazia 8,8 km/l e 10,6 km/l, respectivamente, de acordo com os números do Inmetro no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV). Durante a avaliação do iCarros rodando na cidade e a maior parte do tempo em congestionamentos, a média no computador de bordo foi de 6,5 km/l. 

Confira também a opinião dos donos

Ao volante, a L200 Triton Sport é confortável mesmo na cidade e tem um acerto da suspensão na medida. Você raramente sente chachoalhões por rodar com a caçamba vazia. Na estrada, porém, parece permitir que a carroceria incline um pouco mais do que o desejado. A direção também tem o peso ideal na cidade e poderia ser apenas um pouco mais rígida em velocidades maiores. 

Por outro lado, é preciso elogiar a facilidade com que se manobra a nova L200. O raio de giro de 5,9 metros, o melhor da categoria de acordo com a fabricante, torna a tarefa fácil. Quem já teve uma picape média sabe do que estou falando. O modelo cedido para teste tinha ainda câmera de ré e sensor de estacionamento traseiro. Aí ficou fácil. 

Acabamento e espaço interno

O acabamento melhorou bastante em relação ao modelo anterior, com um desenho mais moderno. Porém, na configuração topo de linha, poderia oferecer materiais mais nobres para brigar com as opções mais caras de Chevrolet S10 e Ford Ranger, por exemplo. Um pouco menos de plástico e um pouco mais de couro no painel cairia bem, embora é bom destacar que o plástico tenha a vantagem de ser mais facilmente lavável para quem fizer uso da picape na lama. 

Compare com as rivais

O alavanca de câmbio com trilho também poderia dar lugar a um estilo mais moderno, mas não que isso tire o brilho da L200. O que chama a atenção também é o sistema de abertura da tampa da caçamba, que não permite que ela caia ao puxar a maçaneta como ocorre em algumas picapes do segmento. O espaço no banco traseiro é muito bom, levando sem problemas três adultos atrás. Há encosto de cabeça e cintos de três pontos para todos os ocupantes. 

Equipamentos de série

A versão testada HPE vem de fábrica com ar-condicionado digital com duas zonas de temperatura, direção elétrica, volante e bancos revestidos de couro com ajustes de altura e profundidade, volante com comandos de áudio e borboletas para trocas manuais, trio elétrico, rodas de liga leve de 16 polegadas, estribos laterais, faróis de neblina, acendimento automático dos faróis, sensor de chuva, controlador de velocidade, assistente de partida em rampa, controle de estabilidade e de tração, sistema isofix para cadeiras infantis e central multimídia com tela sensível ao toque de 7", GPS, USB e Bluetooth.

A mais cara HPE Top acrescenta ainda protetor de caçamba, faróis bixenônio, luz diurna de LED, banco do motorista com ajustes elétricos, câmera de ré, sensor de estacionamento traseiro, seis airbags (frontais, laterais, de cortina e de joelho para o motorista) e assistente de condução com trailer (ajuda a estabilizar o veículo com reboque).

A grade que vem de série é cromada, mas por R$ 1.005,67 o cliente pode optar pela grade frontal preto (Black Piano), padrão carbono (Carbon Look) e cinza grafite (Dark Gray), esta última a opção que aparece na picape das fotos. São acessórios também capota marítima, central multimídia com espelhamento de smartphones via Mirror Link, câmera de ré, extensor de caçamba, santantônio, sensor de estacionamento, retrovisores com função Tilt Down e protetor de cárter, entre outros.

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Conclusão

A L200 Triton Sport se mostrou valente na terra. E foi muto bem testada nesse aspecto na época de seu lançamento pelo iCarros. Agora, mostrou aptidão também na cidade. Apesar de ser uma picape pensada para o trabalho e para lidar com terrenos difícieis, ela é fácil de manobrar na cidade e seu tamanho não foi um problema em nenhum momento no dia a dia no trânsito. A versão HPE já vem com os equipamentos básicos, mas poderia agregar espelhamento de smartphones numa próxima atualização, item cada vez mais útil no trânsito. No mais, é digna da tradição que o nome L200 carrega há décadas. 

 

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