entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Ka x Fox: espertinhos na cidade

Nova geração do Ford Ka encara o Volkswagen Fox renovado na briga de hatches com motor 1.0

14/10/2014 - Anamaria Rinaldi / Fotos: Thiago Moreno e Gabriel Aguiar / Fonte: iCarros

No agitado segmento de hatches compactos, visual importa, sim. A nova geração do Ford Ka chegou ao mercado há dois meses com frente totalmente renovada, agora exibindo a ampla grade frontal que caracteriza a identidade visual da marca.

Duas semanas depois do lançamento do Ka, a Volkswagen apresentou a reestilização do Fox, que ganhou linhas nos faróis, como visto na versão GTI do irmão maior Golf. Ambos ficaram mais modernos e, no caso do Fox, com um toque de esportividade.

O Ka hatch é oferecido em três versões de acabamento, SE, SE Plus e SEL, cada uma à venda com motor 1.0 ou 1.5. Os preços variam entre R$ 35.390 e R$ 44.990. O iCarros avaliou a configuração mais cara SEL equipada com o novo propulsor 1.0 de três cilindros, que custa R$ 39.990.

Já o Fox possui quatro versões de acabamento, com três opções de motorização: Trendline (1.0 ou 1.6), Bluemotion (1.0 de três cilindros), Comfortline (1.0 ou 1.6) e Highline (1.6). Ele custa entre R$ 35.070 e R$ 51.080. O modelo avaliado é o de entrada Trendline 1.0, de R$ 35.070.

De série ou opcional?

O Fox pode ser quase R$ 5.000 mais barato, mas a lista de equipamentos de série é proporcional. Ele vem apenas com direção elétrica, travas e vidros dianteiros elétricos, banco do motorista com ajuste de altura, rodas de aço aro 15, chave canivete, volante com regulagem de altura e profundidade, limpador e desembaçador traseiro e faróis escurecidos.

Embora seja mais caro, o Ka traz muitos outros equipamentos além dos presentes no rival, como ar-condicionado, rádio com Bluetooth, alarme, vidros traseiros elétricos, rodas de liga leve aro 15, faróis de neblina, computador de bordo, controle de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa (não deixa o carro descer por alguns segundos) e pneus de baixa resistência ao rolamento. Pena que retrovisores elétricos não constam nem na lista de opcionais.

Com rodas de liga leve, ar-condicionado e pacote com sistema de som e computador de bordo, o valor do Fox sobe para R$ 40.986 – mais próximo do Ford e, ainda assim, menos equipado.

Páreo duro

O Ka se destaca por vir equipado com o novo e moderno motor 1.0 12v flex com três cilindros, capaz de render 80 cv de potência com gasolina e 85 cv com etanol. O torque é de 10,2 kgfm e 10,7 kgfm, respectivamente. Vale lembrar que o hatch também pode ser equipado com o motor 1.5 que move o New Fiesta. A transmissão, porém, é sempre manual de cinco velocidades.

O novo propulsor 1.0 garante bom desempenho na cidade, mas as melhores respostas estão nas rotações mais altas. E não espere demais. Ele não tem a mesma agilidade dos outros modelos equipados com motores tricilíndricos, como VW up! e Hyundai HB20. O Ka exige constantes trocas de marcha, especialmente em retomadas ou em subidas. O câmbio também poderia ter engates mais precisos. Segundo a Ford, o hatch acelera de 0 a 100 km/h em 13,9 segundos. 

No mais, a dirigibilidade é muita boa graças à direção elétrica e ao bom acerto da suspensão. Infelizmente, por ser um carro alto para a categoria (1,52 m), ele é mais suscetível a ventos laterais.

Quanto ao consumo, os dados do Inmetro apontam 8,9 km/l na cidade e 10,4 km/l na estrada com etanol. Números confirmados durante a avaliação do iCarros. E para ajudar a fazer o carro beber menos, há também um indicador de trocas de marcha no painel.

Já o Fox traz um projeto antigo sob o capô, o 1.0 8v flex de quatro cilindros que desenvolve 72 cv de potência e 9,7 kgfm de torque com gasolina ou 76 cv e 10,6 kgfm com etanol. O câmbio também é manual de cinco marchas. O Fox, porém, pode ser equipado com transmissão manual de seis velocidades ou automatizada I-Motion de cinco, dependendo da versão.

Voltando ao 1.0, ele oferece respostas ágeis e o curso curto do câmbio dá agilidade no trânsito. Mas seus números não vencem o rival: ele vai de 0 a 100 km/h em 15,4 segundos. O consumo também é inferior, fazendo 7,5 km/l na cidade e 8,8 km/l na estrada com álcool, segundo o Inmetro – valores mais uma vez muito próximos dos obtidos na avaliação do iCarros.

Sinta-se em casa

Dentro dos carros, apesar de serem pequenos, o espaço e a ergonomia são boas. O Ka leva uma pequena vantagem no entre-eixos: são 2,49 m contra 2,46 m do Volks. Na prática, a sensação é de que o Ford é bem maior. Por outro lado, seu porta-malas é 13 litros menor, com capacidade para apenas 257 litros, enquanto o concorrente transporta 270 litros.

O Ka exibe um desenho mais moderno no interior, seguindo a linha do exterior, inclusive no painel de instrumentos. Já o Fox dá o troco empregando materiais mais agradáveis ao toque. É importante lembrar que o Volks de entrada não traz rádio, ar-condicionado nem computador de bordo.

Escolha de Anamaria Rinaldi – Não é preciso pensar muito para chegar à conclusão de que o Ford Ka leva esse comparativo. Ele entrega melhor desempenho, bom custo-benefício e agora traz um visual mais moderno. Isso não quer dizer que o Fox seja ruim. Ele é muito prazeroso ao volante, mas precisa incorporar mais itens de série para fazer frente aos rivais.

Pensando na manutenção, a Ford oferece três anos de garantia e novos planos de revisão, agora a cada ano e não mais a cada seis meses. Dessa forma, são eliminadas as revisões de 18 meses (ou 30.000 km) e 30 meses (ou 50.000 km). A Volks também oferece três anos de cobertura, mas não há revisões com preço fixo, uma vez que a mão de obra não está inclusa na cotação feita pela fabricante.

 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.