entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Hyundai HB20: os acertos e o que pode melhorar após 5 anos

Projeto exclusivo do Brasil, hatch fez sucesso desde o lançamento em 2012. Mas o carro já está com meia década de vida

23/10/2017 - Texto e fotos: Thiago Moreno / Fonte: iCarros

Eu estava lá em 2012 quando a Hyundai do Brasil começou suas operações com a fabricação do HB20 hatch. E também estava lá em 2012, quando o HB20X apareceu no Salão do Automóvel e, em 2013, na apresentação do HB20S. Apesar de a memória ainda estar viva, já se vai meia década desde a estreia da família de maior sucesso da marca no Brasil e o iCarros testou o HB20 1.0 Comfort Plus para contar os acertos do hatch que tornaram sua popularidade possível, assim como os elementos que, após cinco anos, já poderiam ter melhoras.

Leia mais:
De Onix a HB20: guia de compras entre R$ 40 mil e R$ 45 mil
Hyundai HB20 ganha série especial de 5 anos de produção
Em números: HB20 Comfort, Onix LT ou Argo Drive?

Quase de entrada

O carro avaliado é de uma versão acima da mais barata, a Comfort Plus1.0 que custa R$ 46.330. Assim, a lista de itens de série do carro das fotos inclui direção com assistência hidráulica, ar-condicionado, trio elétrico, regulagem de altura para volante e banco do motorista, rodas de aço de 15 polegadas com calotas, repetidores de pisca nos espelhos e a central blueMedia, que conta com espelhamento de smartphones via Android Auto e Apple Car Play.

Compare o Hyundai HB20 com seus rivais

O motor é o mesmo 1.0 12V flex de três cilindros que gera 80 cv de potência e 10,2 kgfm de torque com etanol ou 75 cv e 9,4 kgfm com gasolina, respectivamente. É o mesmo propulsor desde 2012, quando foi lançado o HB20, e que já equipava o Kia Picanto antes dele.

Nas medidas, o HB20 hatch tem 3,92 m de comprimento, 1,68 m de largura, 1,47 m de altura e 2,50 m de entre-eixos. O porta-malas acomoda até 300 litros de bagagens. No total, a versão avaliada pesa 990 kg de acordo com os dados da Hyundai.

Os tiros certeiros

Visual – Relembre o ano de 2012. Carros como o Fiat Mille, e VW Kombi ainda eram vendidos, assim como os Chevrolet Astra, Celta e Zafira. O Chevrolet Onix ainda era novato e o VW Gol acabara de receber o primeiro facelift da terceira geração (G6).

A chegada do hatch da Hyundai deu um baque no mercado, pois seu visual era moderno com linhas fortes e bem marcadas, dando uma cara única ao HB20. Deu tão certo que, até hoje, o modelo sofreu apenas pequenas alterações visuais.

Mesmo em uma de suas formas mais simples, como o carro avaliado o visual ainda agrada por ser diferente de seus principais concorrentes. Dito isso, já são tantos HB20 rodando nas ruas e tantos novos concorrentes chegando, que a cara do hatch já começa a dar os sinais da idade.

Dirigibilidade – Com o HB20 das fotos, tive a oportunidade de fazer uma viagem no feriadão de Nossa Senhora Aparecida. Saindo da capital paulista até Ubatuba, no litoral norte do estado, consegui ver como o hatch se comporta no trânsito, em velocidades altas e em curvas mais fechadas.

Veja a ficha técnica completa do Hyundai HB20

Antes do Hyundai, o VW Gol sempre foi a referência do segmento em dirigibilidade. Hoje, posso dizer que não está mais sozinho. Ágil nas mudanças de direção e com pouco rolamento de carroceria nas curvas, o HB20 faz as manobras como gente grande. Nas rodovias, a carroceria sente um pouco do vento lateral, mas nada grave.

Detalhe: tudo isso foi feito com cinco adultos no carro e a bagagem de todos no porta-malas. Mesmo nessa condição mais que adversa, o HB20 passa bastante confiança para o motorista, que conduz despreocupadamente ao longo do caminho, não importando as condições.

Conforto – Poderia resumir esse quesito inteiro com o clichê “parece até carro grande”, mas vou detalhar um pouco mais que isso. Os bancos são grandes na dianteira e acomodam bem esses passageiros.

No retorno da viagem, levei quatro horas e meia no anda e para do caminho entre Ubatuba (SP) e o início da Estrada dos Tamoios. Mesmo assim, não cansei, mostrando que a Hyundai prestou atenção à ergonomia e a qualidade da espuma dos bancos. Não posso falar pelos passageiros do banco traseiro, pois os três dormiram durante praticamente todo o trajeto de volta. Posso apenas concluir que, ao menos, estavam minimamente confortáveis.

Vai financiar? Simule o valor das parcelas aqui

Com os vidros fechados, o HB20 mostrou um bom isolamento acústico, o que aumentou a sensação de conforto dos passageiros. O ar-condicionado foi bem exigido no calor de mais de 30º e no trânsito, mesmo assim, deu conta e não fez barulho de ventilador mesmo nas velocidades intermediárias.

Desempenho – O motor do HB20 já tem um bom tempo nas costas? Sim. Está desatualizado? Não completamente. O modelo avaliado estava abastecido com gasolina, situação em que entrega 75 cv. O número está na média dentro da concorrência.

Com cinco dentro, mais bagagens e subindo a serra da Estrada dos Tamoios, o propulsor se mostrou valente, pedindo marchas apenas em situações específicas com inclinações muito íngremes ou rotações abaixo de 1.500 rpm. Mesmo com a idade, o 1.0 da Hyundai cumpre o seu papel livre de críticas.

Onde a fila andou

Acabamento – Um dos pontos altos do HB20 no lançamento em 2012, o acabamento usa bastante plástico, mas com boa textura e arremates bem feitos. No entanto, a concorrência já correu atrás e o interior do Hyundai está apenas na média perto dos rivais diretos.

Se a marca quiser ser referência novamente nesse quesito, um visual retrabalhado para a cabine viria a calhar. Tudo bem que andei numa das versões mais baratas, mas é na porta de entrada que um acabamento mais esmerado se destaca mais.

Suspensão – Um elemento apontado desde o lançamento do HB20 que já foi mexido, mas não totalmente sanado. Se você roda com mais que dois ocupantes no Hyundai, vai perceber que a traseira fica “arriada”. Nos primeiros modelos, era possível bater fim de curso nos amortecedores traseiros com relativa facilidade em lombadas e valetas.

O modelo testado já não estava com tanta facilidade para tal, mas deu sim umas batidas secas nos obstáculos mais fortes. Algo que não é visto tão facilmente em outros modelos da categoria.

Veja ofertas de Hyundai HB20 perto de você

Mesmo sem chegar ao final do curso, carregado, o HB20 trabalha com os amortecedores traseiro bastante comprimidos, com pouco curso para absorver irregularidades. Resultado: nos trechos de concreto da Rodovia Carvalho Pinto, o carro transmitia as pequenas irregularidades das junções das placas de concreto e o carro ficava sempre balançando para frente e para trás.

Espaço traseiro – Na categoria do HB20, o carro geralmente é o único que a família tem disponível para fazer tudo, inclusive viajar carregado. Os três passageiros que foram lá atrás não tinham porte avantajado, pelo contrário. Mesmo assim acabaram “compartilhando” o espaço para os ombros durante todo o trajeto. Se conseguir no futuro acomodar melhor todos os ocupantes, seria um diferencial na categoria.

Tecnologia – Em alguns detalhes do HB20 se acham os sinais da idade. Mesmo sendo competente, o motor 1.0 de três cilindros ainda apela ao tanquinho para auxiliar as partidas a frio quando o carro está abastecido a gasolina. Trocar o 1.6 flex por motores mais modernos? Por enquanto nada confirmado.

A marca até introduziu um 1.0 turbo, mas como foram feitas apenas pequenas atualizações pontuais para o uso da sobrealimentação, o HB20 turbo não entrega o mesmo nível de desempenho e economia do VW up! TSI, por exemplo.

Mais um sinal da idade é a direção com assistência hidráulica. O mercado já se direciona ao uso geral das direções elétricas, pois elas melhoram o consumo do motor na medida em que não possuem uma bomba acionada por correia, roubando potência do propulsor.

Na cidade o câmbio manual de cinco marchas do HB20 1.0 parece bem escalonado para esse uso. No entanto, na estrada a 120 km/h, o conta-giros marca mais de 4.000 rpm, o que também não é tão bom para o consumo, mas, principalmente, faz com que o ruído do motor comece a invadir a cabine levemente, quebrando o silêncio do restante dos componentes.

No painel, a tela digital entre os instrumentos já parece pequena para os padrões atuais, enquanto a seleção das funções do computador de bordo por meio de um botão separado no painel parece ser um dos poucos pontos não tão ergonômicos assim da cabine. Isso sem falar dos pinos de porta, que estão caindo em desuso e ainda estão presentes no HB20.

Segurança – Enquanto no HB20 os airbags laterais aparecem apenas nas versões mais caras, novidades como o Renault Kwid e o VW Polo já oferecem esse equipamento para todas as versões. Nem mesmo controles de tração e estabilidade estão disponíveis e são uma boa pedida para o futuro da linha, pois atuam ativamente na prevenção de acidentes.

Tudo bem que não é sempre que um hatch compacto vai carregar três passageiros no banco traseiro, mas se o carro está homologado para cinco ocupantes, seria legal ter o mesmo nível de segurança para todos, incluindo encosto de cabeça e cinto de três pontos ausentes no assento central do banco de trás (o cinto é abdominal).

Linha HB20 – um pequeno histórico

Setembro de 2012 – Hyundai apresenta o HB20 hatch

Outubro de 2012 – o aventureiro HB20X aparece pela primeira vez no Salão de São Paulo

Março de 2013 – sedã, HB20S faz sua estreia

Janeiro de 2014 – Hyundai passa a vender a linha 2014 da família HB20

Fevereiro 2014 – a marca apresenta a Edição Copa do Mundo para o HB20

Setembro 2014 – HB20 ganha a série especial For You

Outubro 2014 – HB20 R Spec é apresentado como conceito no Salão de São Paulo

Janeiro de 2015 – é apresentada a linha 2015 da família HB20

Março de 2015 – HB20 ganha a série especial Spicy

Maio de 2015 – HB20S ganha a série especial Impress

Setembro de 2015 – Hyundai apresenta o primeiro facelift para a linha HB20, já como modelo 2016

Fevereiro de 2016 – versão de produção do Hyundai HB20 R Spec começa a ser vendida

Abril de 2016 – Hyundai apresenta o motor 1.0 turbo de três cilindros para o HB20

Julho de 2016 – série especial Ocean é introduzida na linha HB20

Janeiro de 2017 – Hyundai passa a oferecer a família HB20 como linha 2017

Julho de 2017 – HB20 linha 2018 começa a ser vendido

Julho de 2017 – é apresentada a série comemorativa de 5 anos de produção do HB20

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.