entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Hyundai HB20 e VW up! mostram a força do 1.0 turbo

Hyundai e Volkswagen confrontam suas abordagens sobre a febre do momento: o motor 1.0 turbo de três cilindros

10/10/2016 - Texto e fotos: Thiago Moreno / Fonte: iCarros

O universo do dowsizing está se expandindo e, hoje, até modelos de entrada possuem esse conceito que troca grandes motores aspirados por propulsores de menor capacidade e turbinados - que acabam tendo melhor desempenho e eficiência. O iCarros selecionou o Volkswagen red up! TSI e o Hyundai HB20 1.0 turbo Comfort Style para mostrar como está esse novo mundo de performance. O primeiro custa R$ 53.880 e o segundo sai por R$ 53.005.

Leia mais:
Lançamento: VW up! TSI
Lançamento: Hyundai HB20 1.0 turbo
Os carros mais econômicos do Brasil em 2016
Veja quais são os 1.0 mais gastões do mercado

Equipamentos, ficha técnica e consumo: red up! TSI 2017

Apesar de estar no topo da linha do hatch, o red up! TSI traz apenas equipamentos básicos de conforto, como direção com assistência elétrica, ar-condicionado, travas e espelhos com acionamento elétricos e rodas de liga aro 15. Os vidros são elétricos, mas apenas na dianteira e não possuem função um toque. Quem vai atrás tem que lidar com as boas e velhas maçanetas. Na red up!, o sistema Maps & More vem de série agregando elementos de computador de bordo, índice de condução eficiente e conectividade via Bluetooth e USB. Além disso, a tela pode ser removida do painel e guardada. Com o motor turbo, o up! traz de fábrica controle eletrônico de tração.

Apesar da aparência compacta, o up! mede 3,64 m de comprimento, 1,64 m de largura e 1,5 m de altura, tendo 2,42 m de entre-eixos. O bagageiro acomoda 285 litros de malas e o carro inteiro pesa 958 kg.

O motor do up! TSI é uma versão modificada do três cilindros das versões aspiradas de entrada com o acréscimo de uma turbina de pequeno diâmetro, injeção direta de combustível, duplo comando variável de válvulas e radiadores maiores que acabaram deixando o para-choques dianteiro mais bojudo para acomodá-los. Assim, com etanol, o propulsor gera 105 cv de potência e 16,7 kgfm de torque. Aliado a um câmbio manual de cinco marchas com diferencial final mais longo em relação aos motores aspirados, o consumo declarado dos up! TSI é 9,6 km/l com etanol em ciclo urbano.

Equipamentos, ficha técnica e consumo: HB20 1.0 turbo Comfort Style 2017

Na linha HB20, as versões com motor 1.0 turbo servem de opções intermediárias entre os 1.0 três cilindros de entrada e os modelos 1.6 mais completos. Sua lista de equipamentos de série conta com ar-condicionado, direção hidráulica, travas e espelhos elétricos e acionamento elétrico para os quatro vidros. Na versão Comfort Style turbo, a tela multimídia central com conectividade via Bluetooth e USB vem série, assim como rodas de liga aro 15.

Nas medidas, o HB20 possui 3,92 m de comprimento, 1,68 m de largura, 1,47 m de altura e 2,5 m de entre-eixos. Para quem for utilizar o porta-malas, estão disponíveis 300 litros de espaço para as bagagens. Nessa configuração, o hatch pesa 1.053 kg.

O motor do HB20 1.0 recebeu o acréscimo de uma turbina para deixá-lo como opção entre o 1.0 aspirado e o 1.6 aspirado. Com o turbo, o hatch vem de fábrica com um câmbio manual de seis velocidades. A potência do 1.0 turbo é de 105 cv, enquanto o torque é de 15 kgfm, ambos os dados com etanol. Ainda com o combustível de origem vegetal, o consumo declarado em ciclo urbano é de 8,2 km/l.

A diferença entre retrabalhado e recalibrado

A lista de alterações do 1.0 TSI em relação ao motor aspirado é tão extensa que não possível fazer um intercâmbio de componentes internos de um para o outro. Até mesmo o para-choque teve que ficar maior para acomodar radiadores de maior capacidade exigidos com o uso de turbo. Os freios dos up! TSI também possuem discos maiores na dianteira para segurar a performance extra e a maior velocidade gerada pelo diferencial mais longo.

No caso do HB20 foram feitas apenas as alterações necessárias para acomodar a turbina em termos de acerto da central eletrônica e o acréscimo de um novo câmbio de seis marchas para aproveitar melhor o torque extra. As maiores provas de que a Hyundai não foi tão a fundo em seu downsizing são a direção que segue com assistência hidráulica e o fato de ainda usar o tanquinho auxiliar de gasolina para a partida a frio, ao contrário do up!, que já utiliza a assistência elétrica mais eficiente e tem pré-aquecimento das linhas de combustível para usar etanol em dias mais frios.

A diferença é nítida no desempenho dos hatches. Enquanto o up! mostra disposição de sobra desde os regimes mais baixos de rotação, o HB20 ainda tem uma latência nas respostas. Onde o VW usa a injeção direta para compensar as respostas do acelerador, o Hyundai precisa de tempo para a turbina encher e entregar um desempenho superior.

Enquanto o up! preferiu manter o número de marchas no câmbio, apenas o alongando para aproveitar melhor o torque extra, a Hyundai preferiu um câmbio de seis velocidades para distribuir melhor a entrega de potência. Mas, na prática, o VW é mais cômodo no uso urbano já que precisa de menos trocas, enquanto no Hyundai o trabalho junto à alavanca de câmbio é constante.

Visual e espaço interno

O up! pode não ser uma unanimidade em termos de beleza, mas o visual do HB20 ainda agrada apesar de ter mudado pouco desde o lançamento. No interior, a pintura exposta nas portas do up! não agrada a todos, apesar de as peças internas terem um arremate exemplar. Porém, o Hyundai também tem um arremate exemplar e não divide tanto as opiniões.

Em termos de espaço, o HB20 é de fato maior para quem está dentro do carro, mas a diferença para o up! é pequena e percebida apenas na largura, com motorista e passageiro ficando ligeiramente mais próximos no VW. No banco de trás, o empate é técnico, mesmo o Hyundai sendo mais largo, pois três por ali ficam apertados do mesmo jeito. Andando em duplas no banco traseiro, há espaço suficiente para adultos em ambos. Em termos de porta-malas, ligeira vantagem para o HB20, mas o organizador do up!, que pode elevar a altura do assoalho do bagageiro, torna seu uso mais prático.

Além do mais, o formato quadrado e menor do up! torna o ato de estacioná-lo mais simples, mesmo sem sensores de estacionamento. Com uma linha de cintura mais alta, o HB20 exige mais costume para as balizas saírem corretas.

Escolha de Thiago Moreno – Com preços similares, a compra do HB20 se justifica mais para quem precisa de mais espaço. Com um desempenho melhor, mais econômico e mais cômodo de usar em ambiente urbano o up! leva o comparativo.

 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.