21/10/2016 - Texto e fotos: Thiago Moreno / Fonte: iCarros
No segmento de hatches de entrada, é comum que as vendas se concentrem nas versões mais acessíveis e baratas. Por outro lado, para quem está disposto a pagar um pouco mais, Gol e Onix começam a mostrar tecnologias de gente grande. Porém, qual é o melhor: Gol Highline 1.6 ou Onix LTZ 1.4?
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Ficha técnica e equipamentos: Gol Highline (R$ 54.770)
De série, a versão mais completa do Gol traz ar-condicionado, direção hidráulica, acionamento elétrico de vidros, travas e espelhos, sensor de estacionamento traseiro, faróis de neblina, rodas de liga leve aro 15”, volante multifuncional e central multimídia com conectividade via Bluetooth e USB e possibilidade de espelhamento do celular via aplicativo Mirror Link.
O carro das fotos está equipado com o opcional Highline Completo, que acrescenta também a navegação por GPS. No total, são R$ 5.329 a mais que dão direito a uma tela multimídia maior, compatível com Android Auto e Apple CarPlay, e navegação por GPS, além de rodas aro 16”, piloto automático, sensores crepuscular e de chuva e bancos revestidos parcialmente de couro. Mais a pintura metálica (R$ 1.378), o preço total do carro chega a R$ 61.477.
Na configuração mais completa, a motorização é a mesma de qualquer versão 1.6. O bloco aspirado de 8V flex desenvolve 104 cv de potência e 15,6 kgfm de torque com etanol. Os números com gasolina, respectivamente, são 101 cv e 15,4 kgfm. O câmbio da unidade avaliada é manual de cinco marchas. O automatizado de cinco marchas é opcional. Nas medidas, o Gol Highline tem 3,89 m de comprimento, 1,89 m de largura (com espelhos), 1,46 m de altura e 2,46 m de entre-eixos. O porta-malas acomoda 285 litros e o carro pesa no total 983 kg.
Ficha técnica e equipamentos: Onix LTZ (R$ 54.490)
Na versão LTZ, os únicos opcionais do Onix são o câmbio automático de seis velocidades e a pintura metálica, que acrescenta R$ 1.350 ao preço final. De série, traz sensor de estacionamento traseiro, rodas de liga leve aro 15”, ar-condicionado, direção elétrica, acionamento elétrico de vidros, retrovisores e travas, banco parcialmente revestido de couro, monitoramento da pressão dos pneus e a central multimídia MyLink com conectividade via Bluetooth e USB e já é compatível com Android Auto e Apple CarPlay. A tela também agrega as funcionalidades da plataforma de serviços conectados OnStar.
O motor 1.4 8V flex aspirado foi um dos itens que mais mudou na linha 2017 do Onix. Agora desenvolve 106 cv e 13,9 kgfm com etanol e 98 cv e 13 kgfm com gasolina. O câmbio é manual de seis velocidades. Nas medidas, o Onix LTZ tem 3,93 m de comprimento, 1,70 m de largura (sem espelhos), 1,47 m de altura e 2,52 m de entre-eixos. O porta-malas acomoda 280 litros e o carro pesa 1.042 kg
Líder x ex-líder
Nem o modelo da VW nem o da Chevrolet são exatamente novos, ambos foram apenas retrabalhados para a linha 2017. O Gol ganhou motor 1.0 novo, mas manteve o 1.6 antigo quase sem alterações, enquanto o Onix teve ambos os propulsores, 1.0 e 1.4, revisados.
Mais antigo, o Gol ainda brilha pelas qualidades de sempre: arremates certeiros na cabine, bom acerto de suspensão, motor cumpridor e um câmbio leve e de engates precisos. Mas com o entre-eixos menor, o espaço do banco traseiro já começa a ficar apertado na comparação com novos rivais.
O Onix tem uma cabine mais arejada e consegue abrigar melhor os ocupantes. O painel, apesar de mais ousado nas linhas, não entrega a mesma percepção de qualidade do VW. O motor até empurra bem o hatch, mas a diferença de torque é perceptível nas ladeiras e retomadas sem reduzir de marcha. Porém, a Chevrolet ao menos se esforçou e colocou um câmbio de seis marchas para fazer mais com menos força sem deixar de ser eficiente. Mas até mesmo no motor recém renovado aparecem elementos “da velha guarda”. É o caso do tanquinho auxiliar de partida, ainda presente, enquanto o Gol já traz pré-aquecimento da linha de combustível.
Dirigindo, o Gol ainda tem o melhor compromisso entre dirigibilidade e conforto no acerto de suspensão. O Onix, apesar de ter sido rebaixado em 10 mm, ainda é mais confortável e rola mais nas curvas, uma vez que a menor altura teve fim aerodinâmico. Porém, a direção elétrica do Chevrolet é mais precisa e rápida e, como pode variar o esforço, consegue ser leve em manobras sem parecer artificial ou muito mole em altas velocidades. Já a do Volkswagen, hidráulica, se esforça para ficar leve nas manobras, mas como não há variação, fica muito leve em velocidade, dificultando a comunicação do motorista com as rodas. O grande trunfo do Onix sobre o Gol, porém, é trazer uma central multimídia com mais opções de conectividade de série, enquanto o rival cobra caro pelo upgrade.
Escolha de Thiago Moreno – Pelo mesmo preço e apesar de ser mais fraco, o Onix se renovou melhor, está mais conectado e eficiente que o rival. Por isso, é o Chevrolet que leva o comparativo.
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