04/09/2017 - Texto e fotos: Thiago Moreno / Fonte: iCarros
Quando a Fiat lançou a linha 2018 da Toro, a maior novidade ficou por conta do acréscimo da versão Freedom Diesel AT9 4x4. Antes quem quisesse ter a combinação do motor turbodiesel com o câmbio automático precisava recorrer à versão Volcano topo de linha, que hoje custa R$ 131.940, ou ficar com a Freedom Diesel manual, de R$ 113.670 com tração 4x4. Já a novidade sai por R$ 118.740. Então essa era a Toro que faltava?
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Ficha técnica e equipamentos
Na configuração Freedom Diesel AT9 4x4, a picape traz um motor 2.0 turbodiesel capaz de entregar 170 cv de potência e 35,7 kgfm de torque. A transmissão é automática de nove velocidades e a força é distribuída para as quatro rodas com o auxílio de uma caixa de redução.
Esse item aliado à capacidade de carga de uma tonelada viabiliza o uso do motor a diesel, atendendo à legislação vigente. O consumo declarado é de 9 km/l em uso urbano e 11,2 km/l na estrada. Nas medidas, a Toro tem 4,91 m de comprimento, 1,84 m de largura, 1,75 m de altura e 2,99 m de entre-eixos. Seu peso declarado é de 1.871 kg.
Confira a ficha técnica completa da Fiat Toro
Entre os itens de série, destacam-se direção com assistência elétrica, ar-condicionado, acionamento elétrico de vidros, travas e portas, rodas de aço de 16 polegadas com calotas, assistente de partida em rampa, controles de tração e estabilidade, banco do motorista com regulagem de altura, piloto automático e rádio com conectividade via Bluetooth.
O carro das fotos estava equipado com o Kit Pleasure Plus, que acrescenta R$ 9.123 ao preço final, adicionando faróis de neblina, tomada 12V e saída USB para o banco traseiro, grade cromada, maçanetas pintadas na cor do carro, ar-condicionado digital de duas zonas, central multimídia com tela de 5 polegadas sensível ao toque, navegação por GPS, câmera de ré, conectividade via Bluetooth, sensores de chuva e crepuscular, espelho interno eletrocrômico e rodas de liga leve de 17 polegadas.
Veja todas as versões disponíveis para a Fiat Toro
Somando-se o valor do opcional ao da pintura metálica (R$ 1.732), a Toro mostrada nas fotos custa R$ 129.595. Se você reparar bem, verá que a picape está com teto solar e bancos revestidos de couro, disponíveis somente como opcionais na topo de linha Volcano.
Como anda
A novidade da Toro testada fica mesmo com a possibilidade de ter o motor a diesel e o câmbio automático com tração 4x4 em um pacote mais acessível. A diferença da Freedom para a Volcano chega a R$ 13.200 e acrescenta pouco mais de R$ 5 mil sobre a Freedom diesel 4x4 manual. Mercadologicamente falando, o conceito funciona.
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Vale lembrar também que a única concorrente direta da Toro por enquanto é a Renault Duster Oroch, que não tem opção a diesel. Nesse caso, a Toro Freedom Diesel AT9 4x4 servirá aos que precisam de uma picape a diesel, mas que não têm necessidade de pagar (bem) mais caro em um modelo médio e ainda faz questão de transmissão automática.
O motor preza pelo conforto e, enquanto está ligado, é difícil notar seu funcionamento. Por dentro, a cabine emprega bons materiais e a montagem das peças é impecável. O isolamento acústico também é correto.
O ponto alto do carro é de longe o acerto de suspensão. Mesmo com o sistema de tração extra e o peso a mais do conjunto, ele é independente nas quatro rodas. Assim, ele filtra bem os buracos, transmite solidez e segurança ao motorista ao rodar e não deixa a carroceria adernar demais nas mudanças de direção.
Mas os pontos positivos param aí. A versão Freedom Diesel AT9 4x4 traz um conjunto motriz mais que competente e cobra por isso. Seu nível de equipamentos traz pouco além do que oferece a Freedom 1.8 flex AT6 de entrada. Essa, inclusive, é a versão mais vendida da picape. Sozinha, comercializou 10.234 unidades entre janeiro e julho de acordo com números da JATO Dynamics. Todas as quatro configurações diesel somadas emplacaram 9.570 unidades.
Compare a Fiat Toro com suas rivais
Na dinâmica de condução, o câmbio tende a arrancar de segunda marcha no plano com o intuito de melhorar o consumo. Se você precisar sair rápido, vai ficar esperando o motor começar a ganhar giro para tirar a picape da imobilidade. Durante a avaliação, sempre em uso urbano com o ar-condicionado ligado, o computador de bordo apontou um consumo médio de 7,5 km/l.
Em qualquer situação de retomada abaixo de 2.000 rpm, há uma certa demora na resposta e é preciso calcular bem uma ultrapassagem, por exemplo. Em velocidades constantes, o câmbio não fará trocas antes de atingir esse número, o que acaba sendo levemente incômodo no longo prazo dependendo da velocidade da via. Tudo isso pode ser resolvido por meio das borboletas atrás do volante, no entanto.
Conclusão
O sucesso da Toro não vem sem motivo, tanto que a picape volta e meia se vê na liderança do segmento de comerciais leves. Ela possui uma boa estrutura, uma suspensão referência no segmento e conforto de sobra. Com a Freedom Diesel AT9 4x4, a Fiat ocupou um nicho de preço não explorado até então, mas vai caber ao mercado decidir se havia mesmo uma demanda para essa versão ou não.
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