16/10/2015 - Anelisa Lopes / Fotos: Gabriel Aguiar / Fonte: iCarros
Os números de vendas da Fenabrave (associação dos revendedores de veículos) para Nissan Sentra e Ford Focus Sedan são claros na preferência do consumidor pelo modelo da Nissan: 9.827 contra 5.623 emplacamentos entre janeiro e setembro. Desde agosto, no entanto, a Ford colocou um novo modelo no mercado, chamado agora de Fastback, para tentar tirar o sedã da lanterna do segmento. Será que ele vai conseguir?
O iCarros avaliou os dois modelos para tirar a prova. As versões consideradas neste texto são as 2.0 Titanium do Focus, de R$ 89.900, e a 2.0 Unique do Sentra, de R$ 88.490, pela similaridade de valores. O que as diferencia dos modelos fotografados (Titanium Plus e SL) são alguns equipamentos e detalhes visuais.
Ford Focus Fastback Titanium
Com o sobrenome Fastback, a Ford quer tirar o Focus do tradicionalismo característico do segmento de sedãs médios. Sai a cara de tiozão e entra o jovem entusista. Por isso, o modelo recebeu as mesmas alterações da carroceria hatch, com nova entrada de ar, farois, lanternas e equipamentos que, não só o colocam numa era mais moderna, como tela multimídia, mas, principalmente, justificam o seu preço.
O Focus é um carro prazeroso de guiar. Colocando o foco na mecânica, o tempo só tem feito bem às atualizações do modelo. A começar pela posição para dirigir, passando pela visibilidade e, ops, a experiência é brecada quando o motorista começa a procurar as funções do veículo. Assim como no hatch, é um pouco confuso se habituar aos botões de ar-condicionado, sistema de som e multimídia do modelo. Os comandos podem ser feitos por toque ou voz.
Nesta versão, o Focus traz seis airbags, direção elétrica, revestimento de couro, ar digital de duas zonas, sensor de farois e de chuva, espelho eletrocrômico, câmera de ré, sistema GPS, bluetooth e assistente de partida em rampas. As rodas são de 17 polegadas. Mas é na lista de itens mecânicos, no entanto, que o Focus se destaca: borboletas atrás do volante para mudança de marcha, suspensão independente na traseira e controle de torque em curvas.
E o que isso significa na prática? Que todo esse conjunto atua para garantir que ele tenha mais conforto na rodagem, fazendo com que os passageiros não fiquem sacolejando no banco de trás e mais segurança na performance, já que o controle de torque e estabilidade preventiva fazem o carro ter mais adesão ao terreno. O Focus ganha em potência e torque: são 178 cv (etanol) e 22,5 kgfm a 4.500 rpm. Os números são bem satisfatórios e casam com harmonia com o câmbio de dupla embreagem e seis velocidades. Aviso aos entusiastas: não significa emoção para motorista, mas uma viagem menos pacata em família.
O último ponto a considerar para o carro é sua principal desvantagem: espaço traseiro. Apesar de ser três-volumes, o Focus tem 2,64 metros de entre-eixos. Não chega a espremer seus convidados, mas também não dá folga para um terceiro passageiro na parte de trás. No porta-malas são 421 litros de bagagem.
Leia as opiniões de quem tem um Focus sedã
Nissan Sentra Unique
Para a linha 2016, a Nissan integrou uma edição especial, mas sem previsão de término no catálogo do Sentra - o que sugere que deverá ser fixa na linha de acordo com a demanda do mercado. A opção Unique é a mais cara da linha e inclui como diferenciais controle de tração e de estabilidade, além de sistema multimídia comandado por toque, com acesso de aplicativos do celular pelo rádio do carro.
No pacote de equipamentos de série, o Sentra também inclui seis airbags, direção elétrica, bancos de couro, ar-digital de duas zonas, funcionamento automático dos farois e do limpador de para-brisa, GPS, câmera de ré, bluetooth, rodas de liga leve de 17 polegadas e teto solar. No quesito espaço interno, o Sentra leva a melhor. São 2,70 metros de entre-eixos e porta-malas de 503 litros, que garantem viagem tranquila e muito espaço para cinco ocupantes.
Voltando as atenções para a mecânica, o Sentra é empurrado por um motor de 2,0 litros de 140 cv de potência, com álcool ou gasolina, e 20 kgfm de torque. A força é repassada por uma transmissão CVT (relação infinita de marcha), com função overdrive, que pode ser desligada por meio de um botão próximo à alavanca do câmbio. Com ele acionado, a rotação do motor é mantida numa faixa ideal para fazer ultrapassagens com mais agilidade. O recurso é válido para ganhar disposição numa condução rodoviária, por exemplo, já que a resposta deste tipo de câmbio tende a ser mais demorada.
A suspensão tem um bom acerto, mas não é independente na traseira como no Focus. O sistema de eixo de torção na parte de trás filtra bem as irregularidades da via - e acaba gerando uma manutenção mais em conta -, mas, por outro lado, influencia numa maior oscilação da carroceria nas curvas. Assim como o Focus, o Sentra agrada pela dirigibilidade; o principal mérito do modelo, no entanto, está no espaço interno. Seu apelo é muito mais voltado ao conforto que à esportividade.
Leia as opiniões de quem tem um Sentra
Escolha de Anelisa Lopes - Sim, o Focus Fastback tem atributos para melhorar seu posicionamentro no ranking dos sedãs médios. O modelo ficou mais atraente e ganhou equipamentos importantes para a melhora do seu desempenho e segurança dos passageiros. Mesmo sendo mais caro no preço final e no valor das revisões (a primeira para o Sentra sai a R$ 239 e para o Focus fica em R$ 272), o Focus ganha o comparativo por oferecer uma experiência mais completa e prazerosa ao motorista.
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