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Focus x Golf: o tira-teima entre os melhores médios

Em suas versões mais caras, e que passam do R$ 90 mil, Focus e Golf mostram porque ainda são líderes dos hatches médios

08/09/2015 - Anelisa Lopes / Fotos: Gabriel Aguiar e Thiago Moreno / Fonte: iCarros

Pouco mais de um mês após sua chegada às lojas, o Focus 2016 mantém seu favoritismo do modelo nas lojas frente ao Golf. De acordo com os números da Fenabrave (associação dos fabricantes de automóveis), o médio da Ford concluiu agosto, primeiro mês de vendas após sua renovação, com 9.112 unidades comercializadas frente a 6.118 modelos do ícone da Volkswagen. 

Neste comparativo do iCarros, o Focus chama o Golf para briga em sua versão mais cara. A Titanium Plus do Focus é vendida por R$ 95.900, enquanto a rival considerada neste embate, a Highline do Golf, custa R$ 90.770 (o modelo das fotos, no entanto, corresponde à opção Comfortline). 

Conhecendo os oponentes

Consagrados no mercado de hatches médios, tanto Golf como Focus perderam em individualidade em suas últimas mudanças. A sétima geração do Golf, lançada em 2013, repete o visual dos veículos da marca de origem alemã. Seguindo o mesmo caminho, o Focus incorporou a identidade padrão dos modelos Ford na linha 2016 e se tornou um New Fiesta anabolizado. Tal processo se chama family face e, se por um lado favorece a construção de uma marca, por outro, deixa de lado algumas características de cada modelo. 

A personalidade visual, então, pode não ser mais o principal apelo de compra neste embate, mas a dirigibilidade e o conforto oferecidos por estes hatches médios ainda são seus principais trunfos para continuarem entre os modelos mais procurados no segmento. Vamos a eles!

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Enquanto o Focus é movido por um motor de 2,0 litros flex de 178 cv de potência (etanol), o Golf é empurrado por um 1.4 turbo a gasolina de 140 cv (até o mês que vem, o Golf será nacionalizado e ganhará o motor bicombustível). Completa o conjunto mecânico um câmbio automatizado de seis marchas Powershift do lado do Ford e um DSG de sete no Golf. Ambos são de dupla embreagem. 

Os dois modelos possuem uma condução muito equilibrada, mas algumas características tornam o Focus mais confortável, enquanto o Golf tem uma pitada esportiva. E, neste ponto, há uma condideração que faz a diferença no desempenho destes carros: o Focus é mais potente, mas o Golf tem mais torque em baixa rotação. 

Com quase 38 cv a mais, o Focus tem boa vontade, mas precisa ganhar uma estrada para mostrar sua desenvoltura, enquanto o Golf já instiga o motorista com pico de 25,5 kgfm de força em 1.500 rotações, em qualquer situação de rodagem. O casamento entre motor e câmbio do Golf também teve mais sucesso. Além de o VW ter sete marchas, ele trabalha sem perda de força entre as mudanças. No Focus, é bem suave, mas ainda há percepção de troca. 

A direção elétrica é de série nos dois modelos. No Golf, cada mudança milimétrica no volante é respondida; no Focus, além de ser muito leve, existe folga, deixando a direção um pouco indireta. No que diz respeito ao conjunto da suspensão, o Volkswagen tem um acerto mais rígido, mas, nos dois casos, as montadoras conseguiram fazer com que o equipamento mantivesse as irregularidades da via onde devem ficar: no asfalto. 

Os dois não garantem muita folga para quem vai na parte traseira, já que com todo o banco dianteiro para trás, o entre-eixos de 2,63 m no Golf e de 2,64 m no Focus são razoáveis para acomodar quatro adultos com conforto. No bagageiro, também há equivalência: 313 l no Golf e 316 litros no Focus. O Focus, no entanto, passou uma sensação mais cômoda por ter um estofamento mais macio. 

Entre os itens de série, o Focus traz assistente automático de frenagem, farois bixenônio adaptativos, estacionamento automático para entrar e sair de vagas paralelas e perpendiculares, rebatimento elétrico espelho, teto solar, sistema multimídia SYNC, rodas de 17 polegadas e seis airbags. O Golf Highline tem sensor de estacionamento, sete airbags assistente partida em rampa, piloto automático, controle de tração, rodas de 16 polegadas e sistema que liga e desliga o motor conforme as paradas do carro para otimizar o consumo de combustível.  

Escolha de Anelisa Lopes - para hatches que passam de R$ 90 mil, é de se esperar que tenham uma combinação quase que perfeita entre desempenho, equipamentos de fábrica e conforto a bordo. A vitória fica com o Golf que, além de ter um conjunto mecânico mais equilibrado e empolgante, é mais bem acabado na cabine e tem comandos mais intuitivos. O Focus está mais moderno e tem um bom desempenho, mas pelo preço, esbarra na qualidade do material usado na cabine (plástico da parte interna das portas) e na confusão da leitura dos comandos. 

 

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