entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Fiat Toro 2.4 flex é atraente no preço e no desempenho

Nova versão com motor Tigershark cobra R$ 98.730 e vem bem equipada, mas fica devendo quando o assunto é consumo

02/02/2017 - Anamaria Rinaldi / Fotos: Thiago Moreno / Fonte: iCarros

O motor Tigershark, já oferecido há algum tempo na Europa, desembarcou no Brasil inicialmente na versão 2.0 no Jeep Compass. Mas em novembro do ano passado, chegou também à picape Fiat Toro na opção 2.4, ambos bicombustível. A novidade está disponível apenas na versão Freedom 4x2 e com câmbio automático de nove marchas pelo preço de R$ 98.730. 

Leia mais:
Veja quais são os carros mais baratos do Brasil atualmente 
Empresa oferece serviço de carro por assinatura 
Veja ofertas de Toro na sua cidade

Com algumas críticas ao conjunto formado pelo motor 1.8 flex e a transmissão automática de seis velocidades da configuração de entrada, será que o novo conjunto agrada mais? 

Desempenho e consumo

Não há dúvidas de que o motor 2.4 é melhor do que o 1.8, certo? Importado do México, ele rende 186 cv de potência e 24,9 kgfm de torque com etanol - são 47 cv e 5,6 kgfm a mais que o bloco menor. Com gasolina, os números são 174 cv e 23,5 kgfm, respectivamente. Como dito anteriormente, a única opção de câmbio para esse motor é o automático de nove marchas, com trocas manuais na alavanca ou nas borboletas atrás do volante. A tração é 4x2. Somente as duas versões mais caras a diesel oferecem tração 4x4.

Apresentados os números, vamos às impressões. É nítida a melhora nas respostas de aceleração e retomada de velocidade com o novo motor 2.4 em relação ao já oferecido 1.8. Mesmo sendo uma picape de 1.704 kg, ela não demora a sair da imobilidade ao pisar no pedal de acelerador. O que incomoda um pouco é o ruído elevado dentro da cabine, bem mais perceptível do que na versão 1.8. 

Leia também a opinião de donos de Toro 

O câmbio de nove marchas ajuda em algumas situações, como na estrada, reduzindo o consumo, mas a calibração parece não ter ficado 100% na Toro. Em situações específicas, como ladeiras, a transmissão faz reduções até duplas conforme a necessidade, mas isso acaba elevando os giros e o barulho no habitáculo. Por isso, às vezes, escolher a marcha adequada nas borboletas se mostra uma boa opção. Aí entra a praticidade das aletas no volante. E para voltar ao modo automático basta pressionar as duas aletas ao mesmo tempo. 

Falando no consumo, o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) do Inmetro aponta média de 5,9 km/l na cidade e de 7,4 km/l na estrada com etanol ou 8,6 km/l na cidade e 10,8 km/l na estrada com gasolina. Apesar do motor maior, são números melhores do que a Freedom 1.8. Na prática, durante a avaliação do iCarros, a Toro Tigershark fez média de 4,2 km/l na cidade com etanol no tanque, considerando que a maior parte do trajeto envolveu congestionamentos. 

No mais, a dirigibilidade é muito boa, com suspensão confortável em pisos irregulares mesmo com a caçamba vazia e direção bastante direta - lembrando que a assistência é elétrica. E para quem quer mais força sem considerar o peso disso no bolso, tem ainda o botão Sport no painel. Ao pressioná-lo as trocas de marcha são atrasadas um pouco, dando mais força em arrancadas, por exemplo. É uma alternativa interessante em uma ultrapassagem.

Confira todas as versões e preços da picape

Equipamentos de série

A Toro 2.4 vem de fábrica com alarme, ar-condicionado, banco do motorista com regulagem de altura, capota marítima, computador de bordo, direção elétrica, controle de tração e de estabilidade, sistema isofix para cadeiras infantis, assistente de partida em rampa, controlador de velocidade, porta-luvas iluminado, trio elétrico (também nos vidros traseiros), retrovisores externos com memória e função tilt down (abaixa o espelho direito ao engatar a ré), revestimento de caçamba, rodas de aço aro 16", sensor de estacionamento traseiro, Start/Stop, volante revestido de couro com regulagem de altura e profundidade e comandos de áudio, sensor de pressão dos pneus e sistema de som com entrada USB, Bluetooth e função streaming de áudio. 

Compare a Toro com alguns concorrentes

São opcionais: teto solar elétrico (R$ 4.037), barras longitudinais no teto (R$ 461), pacote com bancos revestidos parcialmente em couro, airbag de joelho para motorista e airbags laterais e de cortina (R$ 4.985) e outro kit com faróis de neblina, apoia-braço traseiro, sensor de chuva e crepuscular, retrovisor interno antiofuscante, apoia-braço central dianteiro, 2ª tomada 12V, 2ª entrada USB, ar-condicionado digital dual zone, central multimídia com tela de 5" touchscreen com GPS e comandos de voz, câmera de ré, rodas de liga leve aro 17" e pneus de uso misto 225/60 R17 (R$ 8.509). A pintura metálica soma R$ 1.593, enquanto a perolizada acrescenta R$ 2.035.

Custo/benefício

A Toro Tigershark é uma opção mais em conta se você não tem mais de R$ 100 mil para arcar com uma versão a diesel. Ela entrega bom desempenho e vem equipada com uma lista interessante de equipamentos de série. Uma tela maior na central multimídia seria uma boa pedida, mas nada que tire o brilho da picape.

Veja mais detalhes e um vídeo da Toro

O consumo, um dos pontos negativos a ser considerado, recebeu atenção da Fiat com a adoção do sistema Start/Stop, que funciona de modo bem suave. O acabamento também não está nada mal e o espaço no banco traseiro acomoda três adultos. Um diferencial é a tampa traseira com abertura horizontal, lembrando que a caçamba tem capacidade de carga de 650 kg ou 820 litros.

As revisões cobram R$ 4.920 até os 60 mil quilômetros, sendo que as três primeiras saem, respectivamente, por R$ 440 (10 mil km), R$ 660 (20 mil km) e R$ 688 (30 mil km). A mão de obra já está inclusa no valor. A revisão programada mais cara nesse período é justamente a de 60 mil km, que sai por R$ 1.648. A garantia é de três anos.

 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.