19/05/2014 - Anelisa Lopes / Fotos: iCarros e divulgação / Fonte: iCarros
Dirigir um carro que veste o motorista com perfeição é como comprar uma boa roupa feita sob medida. Se o preço estiver ao alcance do bolso, melhor ainda. Aparência que agrada, caimento perfeito e confiança no produto. Caso o armário esteja adequado ao gosto do cliente, que tal rechear a garagem com uma destas duas peças de grife: Audi A3 Sedan Ambition 1.8 ou Mercedes-Benz CLA 200 Turbo 1º Edition?
Na leva de sedãs compactos sofisticados, estes modelos miram um novo público para as marcas premiuns: jovens em ascensão que ainda não atingiram a conta bancária do pai milionário ou que possuam uma boa rentabilidade profissional. Apesar da carroceria três-volumes, não possuem o apelo tiozão do segmento e entregam o almejado status de marca alemã.
Tirando medidas no alfaiate
O A3 Sedan, que custa R$ 133.200 na versão Ambition 1.8 TFSI STronic, ganhou um motor exclusivo exclusivo de 180 cv de potência. Ao volante, a primeira percepção se dá com o caimento no banco do motorista. É fácil encontrar uma posição para dirigir, facilitado pelo painel que não abusa da quantidade de informações. O estudo por parte do condutor fica por conta do manuseio da central multimídia, controlada por um botão, e do drive select, que personaliza a forma de condução conforme o gosto ou terreno a ser percorrido: auto, dinâmico, conforto e individual (de acordo com as preferências de quem está na direção). O sistema otimiza a performance da direção, da suspensão e da resposta nas trocas de marchas.
A estabilidade do A3 Sedan combinada à agilidade do câmbio de dupla embreagem de sete marchas é o ponto alto do modelo. Mesmo que esteja no modo drive, não há interferência na conversa entre motor e câmbio, já que a faixa de rotação do torque de 25,5 kgfm se dá entre 1.250 e 5.000 rotações. Ou seja, mesmo no moroso congestionamento ou numa reta embalada na estrada, o bloco trabalha sempre com disposição.
O Mercedes, que sai por R$ 150.500 em versão única, não desaponta nesta mesma comparação. O conjunto age rapidamente - o câmbio também possui sete marchas -, mas a principal diferença em relação ao Audi está nas relações de velocidade. Ele demora mais a responder e se esforça mais para ganhar velocidade. Afinal, são 156 cv de potência obtidos de um bloco de 1,6 litro. O torque é o mesmo do A3 Sedan e a faixa de rotação se estende de 1.250 a 4.000 giros.
Ao contrário do A3 Sedan, que abusou da discrição da carroceria, tanto na parte interna como externa, o CLA enche os olhos. O desenho é sensual sem ser exagerado, com destaque para as lanternas do modelo, que formam um bonito desenho. Na cabine, bancos esportivos e painel arrojado, com saídas de ar que lembram turbinas de avião.
Em comum, os dois modelos oferecem entre os itens de série airbag duplo, lateral e de joelho, freios ABS, toda a parafernália de controle de condução (estabilidade, tração e distribuição eletrônica de frenagem), teto solar elétrico, ar-condicionado de duas zonas, farois bixenônio e sensor de farois/chuva. O Mercedes traz sistema de navegação de série - no Audi, a tecnologia custa R$ 9.900 -, rodas de 18 polegadas - o A3 tem 17" - e alerta de atenção do motorista em caso de sonolência. O Audi rebate com revestimento de couro sintético dos bancos e com o Drive Select.
Escolha de Anelisa Lopes - CLA e A3 Sedan são dois ternos feitos sob medida para quem quer degustar do requinte de uma marca alemã. Os sedãs de entrada da Audi e da Mercedes, no entanto, vestem o cliente de maneira diferenciada. Enquanto o A3 Sedan peca pela falta de ousadia no desenho, o CLA faz valer cada centímetro das pranchetas do time de designers da Mercedes.
Por outro lado, o Audi capricha na expeiência ao volante: tem uma posição para dirigir mais confortável, melhor desempenho e, portanto, equilibra a balança. O Mercedes gera uma expectativa de esportividade no motorista, que pode acabar se frustando: o motor não condiz com este apelo e a dirigibilidade é prejudicada pela posição para dirigir (assento e volante ficam baixos mesmo na posição mais elevada) e a suspensão passa qualquer imperfeição do solo para a cabine, dando a impressão de que o carro vai se desintegrar a qualquer momento. Portanto, pelo conjunto, o A3 Sedan 1.8 vale mais a compra.
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