07/07/2017 - Anamaria Rinaldi / Fotos: Thiago Moreno / Fonte: iCarros
Quando a Land Rover anunciou uma versão conversível para o Evoque, muita gente torceu o nariz, dizendo que o carro sem teto ficaria estranho e que a proposta não combina com um SUV. Bom, eis o resultado. Vai dizer que não combina? Com a capota aberta ou fechada, ele ainda exala muito estilo e luxo. E na cor laranja do modelo avaliado pelo iCarros, se tornou impossível não chamar atenção nas ruas.
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O Evoque conversível é vendido apenas na versão HSE Dynamic a gasolina, por R$ 292.500. São R$ 18.700 a mais que os R$ 273.800 pedidos pela mesma configuração com teto rígido. Foram importadas para o Brasil apenas 45 unidades do conversível. A Land Rover não soube confirmar se todas já estão vendidas, mas se não foram todas, está bem perto disso. Tanto que a empresa estuda trazer um novo lote, mas ainda não está definido se isso irá mesmo acontecer nem quantas unidades seriam trazidas. Você também não ficou com água na boca?
Motorização e desempenho
O Evoque conversível possui motor 2.0 turbo a gasolina que rende 240 cv de potência e 34,6 kgfm de torque máximo disponível já a 1.750 rpm, acoplado a uma transmissão automática de nove marchas. Há opção de trocas manuais nas borboletas atrás do volante. Uma curiosidade é que não há alavanca, com a mudança de posição do câmbio feita por meio de um botão giratório no console que recua quando o carro é desligado e levanta ao ligá-lo. Chique demais.
A tração é integral e o Evoque tem ainda o sistema Terrain Response que altera respostas de motor, câmbio, freios, suspensão e tração de acordo com o tipo de terreno (asfalto, lama, areia, grama ou pedra). É luxo também para o fora de estrada.
Ao acelerar o Evoque, você logo percebe os números de torque e potência em ação. O carro arranca com facilidade apesar de seus 1.936 kg - o modelo convencional pesa 1.658 kg, ou seja, são 278 kg a mais. Esse peso extra se deve aos reforços que o conversível recebeu para aumentar sua segurança sem a capota. Se o modelo capotar, por exemplo, barras atrás da segunda fileira se erguem em questão de 90 milissegundos para proteger os ocupantes.
O câmbio tem funcionamento bastante suave e mesmo sendo um SUV pesado você consegue facilmente ser o primeiro a sair em um semáforo. Basta pisar no pedal do acelerador que o Evoque responde na hora.
A suspensão é muito confortável em qualquer condição, sem passar para os ocupantes dentro da cabine imperfeições ou falhas no asfalto. Há quem diga que dirigir o Evoque é "como andar sobre trilhos". Brincadeiras à parte, você é mesmo convidado a sorrir com o desempenho do SUV. Segundo a Land Rover, ele acelera de 0 a 100 km/h em 8,6 segundos e atinge a velocidade máxima de 209 km/h.
Confira todas as versões e preços
O consumo de acordo com a fabricante no exterior é de 7,4 km/l na cidade e 9,9 km/l na estrada. Durante a avaliação do iCarros, rodando em congestionamentos, a média registrada no computador de bordo ficou em 4,1 km/l. Mas vamos lembrar que é na pior condição possível.
Fora de estrada, sim
Pode ser difícil um dono de Evoque colocar um carro de quase R$ 300 mil na lama, mas se colocasse, o Evoque se sairia bem. Ele tem capacidade de travessia de áreas alagadas de até 500 mm, com altura livre do solo de 215 mm no eixo dianteiro e 255 mm no traseiro. O ângulo de entrada é de 19º e o de saída é de 31º. Isso se mostra bastante útil também na cidade ao passar por valetas mais pronunciadas.
Acabamento e espaço interno
O interior é bastante luxuoso e oferece diversas tecnologias que você passaria facilmente um dia se divertindo ao descobri-las. O motorista conta com banco com regulagens elétricas e três posições de memória. Há ainda um sistema de câmeras que permitem uma visualização 360º ao redor do veículo ou selecionando uma ou duas câmeras para ter uma imagem maior. Você pode selecionar a câmera frontal, traseira, da esquerda ou da direita. As duas câmeras laterais ficam posicionadas nos retrovisores.
O Evoque tem ainda sistema de navegação GPS, sensor de estacionamento e sistema que auxilia nas manobras de estacionamento em vagas paralelas ou perpendiculares ou mesmo para sair da vaga. Quer saber do teto? Ele é de tecido e tem acionamento elétrico por um botão no console central, abrindo em 18 segundos e fechando em 21 segundos - pode ser acionado com o veículo a velocidades de até 50 km/h. Com a capota fechada, o isolamento acústico é muito bom, mesmo em dias chuvosos - se você já andou em um carro com teto de lona na chuva sabe do que estou falando.
O espaço no banco traseiro é apenas mediano, ficando apertado se os passageiros da frente forem altos. O bom é que há espaço para a cabeça mesmo com a capota fechada. Com apenas duas portas, o acesso ao banco traseiro exige rebater o banco da frente, mas isso também é muito fácil, com botões para mover o banco para a frente e para trás para aumentar o espaço. O porta-malas é que não é muito prático. São 251 litros de capacidade, mas com a porta abrindo com pouco ângulo, pode ser preciso quase "entrar" dentro do bagageiro para pegar ou guardar alguns itens. Infelizmente, a visibilidade traseira é bem ruim em função do teto de lona.
Equipamentos de série
Além do sistema Terrain Response citado acima, o Evoque conversível vem com controle de descida, assistente de partida em rampa, vetorização de torque, acendimento automático dos faróis, sensor de chuva, retrovisores aquecidos com ajustes e rebatimento elétricos, memória e rebatimento automático em ré, faróis de xenônio com assinatura LED, asistente de farol alto, luzes de neblina, rodas de 20 polegadas, bancos revestidos de couro com 12 ajustes elétricos e memória, placas das soleiras iluminadas, volante multifuncional, controlador de velocidade, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, câmera de ré, sistema keyless com partida por botão, retrovisor central antiofuscante, ar-condicionado automático com duas zonas de temperatura e saídas traseiras, alarme, airbags frontais, de joelhos e de cortina, isofix e central multimídia com som Meridian, tela sensível ao toque de 10,2", USB, Bluetooth com streaming de áudio e GPS.
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Conclusão
A conclusão mais óbvia é que é difícil não gostar do Evoque. Ele é bonito, luxuoso, confortável, bem equipado e anda muito bem. Mas claro que se esbarra no preço, especialmente se você sonhava com o conversível. Por outro lado, modelos com capota removível no Brasil não são baratos. A opção mais acessível é o Fiat 500 Cabrio. Daí em diante temos o Chevrolet Camaro (R$ 343.000), o Audi TT Roadster (R$ 277.990) e o Mercedes-Benz SLC 300 (R$ 292.900), só para dar alguns exemplos. E aí, vale ou não vale os R$ 292.500?
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