entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Etios x 208: entretenimento ou segurança?

Hatch da Toyota é o carro mais barato que espelha a tela do celular, enquanto Peugeot é o mais barato com airbag lateral

16/11/2015 - Anamaria Rinaldi / Fotos: Gabriel Aguiar / Fonte: iCarros

Para se diferenciarem no mercado, as fabricantes agora estão investindo em itens ainda pouco comuns em cada segmento, já que o avanço da tecnologia e a concorrência têm feito com que os carros fiquem cada vez mais equipados. Poucas versões ainda são oferecidas sem itens tradicionais como ar-condicionado, direção com assistência e trio elétrico de fábrica. Por isso, o iCarros colocou lado a lado os hatches compactos mais baratos que trazem de série airbags laterais – o Peugeot 208 Active Pack – e central multimídia com função que espelha a tela do smartphone – o Toyota Etios Hatch XLS.

Leia mais: 
Confira a opinião de donos do 208 
Confira a opinião de donos do Etios Hatch

Peugeot 208 Active Pack - R$ 50.090

O hatch da marca francesa é fabricado em Porto Real (RJ) e está disponível no País em versões com preços entre R$ 46.090 e R$ 62.990. A inclusão dos airbags laterais aconteceu na linha 2016, lançada em junho deste ano, como parte de uma nova estratégia da marca: “oferecer o carro mais equipado em sua faixa de preço”.

A versão avaliada é a Active Pack, que custa R$ 50.090 e traz, além do item de segurança, ar-condicionado digital com duas zonas de temperatura, direção elétrica progressiva, trio elétrico (nas quatro portas), volante com regulagem de altura e profundidade, luz diurna (halógena), faróis de neblina, rodas de liga leve aro 15, volante pequeno revestido de couro, computador de bordo, alarme, pneus com baixa resistência ao atrito e porta-luvas refrigerado. Há ainda central multimídia com GPS, comandos no volante, conexão Bluetooth, função “streaming” de áudio, entrada USB e o sistema Link MyPeugeot (permite acessar informações do computador de bordo do carro por meio de um aplicativo para celular).

Motor e desempenho

O hatch possui motor 1.5 8V flex que rende 89 cv e 13,5 kgfm com gasolina e 93 cv e 14,2 kgfm com etanol a 3.000 rpm. nada mal considerando o porte do carro, que pesa 1.077 kg e mede 3,96 m de comprimento. Ele é bastante ágil e oferece boa dirigibilidade, com engates precisos para o câmbio manual de cinco marchas. Não são necessárias reduções constantes, o que é muito bom para a condução diária.

Veja a ficha técnica completa do Peugeot 208

O 208 também não é beberrão. Segundo dados do Inmetro, o modelo faz 8 km/l na cidade e 9,6 km/l na estrada com etanol. Contudo, durante a avaliação do iCarros, o computador de bordo registrou média de 6,5 km/l com o mesmo combustível. A suspensão é outro item que merece elogios, filtrando bem as imperfeições do piso, na medida certa entre maciez para favorecer o conforto e firmeza para dar estabilidade em curvas.

Espaço interno e conforto

A posição de dirigir também ajuda na boa dirigibilidade do 208, com ajustes no banco, no volante e no cinto de segurança, além de possuir um volante de raio menor – muito prático em manobras. E mesmo usando a regulagem mais baixa do banco, ele oferece uma posição elevada para impedir que o equipamento cubra o painel de instrumentos.

Falando na posição de guiar, o interior foi pensado no conforto do motorista, com o painel elevado facilitando sua visualização e os comandos todos voltados para o condutor – a tela do rádio, por exemplo, fica projetada para a frente, facilitando o acesso. Até o porta-luvas apresenta uma ótima solução: ele é posicionado mais atrás que o comum, dando mais espaço para as pernas do passageiro que vai à frente. O acabamento do Peugeot é bom, sem falhas aparentes ou encaixes mal feitos. Há dois tons, com detalhes em cinza e peças cromadas no painel, nos bancos e nas portas, dando ares de requinte ao compacto.

No geral, o 208 é um carro muito prazeroso por dentro. Mesmo quem viaja no banco traseiro vai bem graças ao entre-eixos de 2,54 m. O que atrapalha o terceiro passageiro do meio é o túnel central elevado. O porta-malas está na média do segmento, com capacidade para 285 litros.

Toyota Etios Hatch XLS - R$ 51.390

O Toyota Etios também já está na linha 2016, que chegou ao País em julho com a principal novidade sendo a inclusão da nova central multimídia com Mirror Link (espelha a tela do smartphone na tela do rádio) disponível nas versões XLS e Cross. Fabricado em Sorocaba (SP), o Etios Hatch é vendido em versões entre R$ 41.890 e R$ 54.790 na aventureira Cross. O modelo que aparece nas fotos é o Platinum, de R$ 52.090,  mas para este comparativo vamos considerar todos os dados da configuração XLS, que sai por R$ 51.390.

Além da central multimídia com comandos no volante, conexão Bluetooth e entrada USB, o Etios XLS vem de série com ar-condicionado, direção elétrica progressiva, trio elétrico (nas quatro portas), rodas de liga leve aro 15, volante revestido de couro, faróis de neblina e alarme.

Motor e desempenho

O hatch da Toyota possui motor 1.5 16V flex que rende 92 cv e 13,9 kgfm com gasolina e 96,5 cv e 13,9 kgfm etanol a 3.100 rpm. Ao volante, ele oferece boas arrancadas e retomadas de velocidade. Por se tratar de um carro pequeno e leve (são 965 kg e 3,77 m de comprimento), o bloco 1.5 é suficiente para o Etios, mas o câmbio manual de cinco marchas poderia ter recebido mais atenção. Os engates são imprecisos, embora o manuseio da alavanca seja leve.

Veja a ficha técnica completa do Toyota Etios Hatch

Falta ainda ao hatch um computador de bordo. Considerando os dados de consumo do Inmetro, ele faz 8,5 km/l na cidade e 9,5 km/l na estrada quando abastecido com etanol. A suspensão agrada, sem incomodar em pisos irregulares e sem prejudicar a estabilidade em curvas. Da mesma forma a direção elétrica tem peso ideal variando conforme a velocidade do veículo.

Espaço interno e conforto

Uma crítica recorrente quando o Etios chegou ao mercado brasileiro dizia respeito ao acabamento, bastante pobre. Isso melhorou com a adoção de novos materiais e o uso de outras cores no painel. Contudo, ainda há aprimoramentos que podem ser feitos nesse aspecto. O painel de instrumentos central é polêmico: alguns gostam, outros odeiam. O problema é que esse posicionamento dificulta a leitura e exige que o motorista tire os olhos da frente para checar, por exemplo, a velocidade. As saídas de ar centrais localizadas ao lado do rádio também não são muito práticas nem ficam ao alcance fácil do motorista. Vale a pena apontar ainda a tampa do porta-luvas, que cai sobre o passageiro da frente ao ser aberta. São detalhes que mereciam mais atenção em um carro que leva o logotipo da Toyota.

Quanto à posição de dirigir, faltam ajustes de profundidade no volante e de altura no cinto de segurança. Aliás, o volante cai no colo do motorista ao soltar a trava para regular a altura da direção. Mais uma vez, são pequenos acertos que tornariam o carro mais atraente. O espaço no banco traseiro é bom e não causa aperto para as pernas com os seus 2,46 m de entre-eixos. Mesmo quem viaja no meio fica confortável graça ao assoalho quase plano. O porta-malas, infelizmente, leva apenas 270 litros, são 10 litros a menos que a média do segmento, equivalendo à capacidade de acomodar mais uma mochila, por exemplo.

Escolha de Anamaria Rinaldi - O Etios é uma ótima opção nesta faixa de preço. Sua dirigibilidade e seu desempenho não ficam atrás do concorrente, com o mérito de contar com a mecânica Toyota, já bastante consagrada no País. O problema é que ele merecia mais cuidado na construção da cabine. Por outro lado, traz uma central multimídia moderna no modelo 2016, um equipamento bastante atraente pelo público jovem. 

No duelo entre os hatches, o Peugeot 208 se mostrou mais bem equipado, com destaque para a nova adição dos airbags laterais na linha 2016, um ótimo item de segurança, algo cada vez mais valorizado. Ele também não fica devendo em desempenho, oferecendo mais torque e em uma faixa de giro mais baixa. Tudo isso somado aos quesitos espaço interno e acabamento acabam dando a vitória ao modelo.

 

 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.