21/11/2016 - Texto e fotos: Thiago Moreno / Fonte: iCarros
Motor 1.0 e Volkswagen Golf na mesma frase parecem uma combinação improvável, mas foi o que a marca fez e essa configuração do hatch está nas ruas desde setembro. O iCarros testou o Golf Comfortline TSI para ver se a junção desses dois elementos deu certo. Em sua forma mais básica, o 1.0 é a opção mais em conta do modelo saindo por R$ 74.990.
Leia mais:
Volkswagen lança o Golf 1.0 TSI
Veja como anda o Golf com motor 1.6 aspirado
Multas ficam mais caras em todo o País
Estradas e rodovias ganham novos limites de velocidade
Dirigir manuseando o celular vira infração gravíssima
Ficha técnica, consumo e equipamentos
A grande estrela do Golf TSI é o motor 1.0 12V tricilíndrico dotado de turbo e injeção direta de combustível. O propulsor é o mesmo do up! TSI, mas conta com radiadores maiores e componentes internos reforçados para entregar 125 cv de potência e 20,4 kgfm de torque com etanol. Com gasolina os números são 116 cv e 20,4 kgfm. A única opção de câmbio nessa configuração é manual de seis velocidades.
Nas medidas, o modelo tem 4,25 m de comprimento, 1,79 m de largura, 1,46 m de altura e 2,63 m de entre-eixos. O porta-malas acomoda até 313 litros de bagagens. Com o motor 1.0, o Golf pesa 1.218 kg. Nessa forma, o modelo tem um consumo urbano declarado de 8,4 km/l com etanol e 11,9 km/l com gasolina. Na estrada, os números são respectivamente 10,1 km/l e 14,3 km/l.
Em sua configuração mais em conta, o Golf já traz de série direção com assistência elétrica, ar-condicionado, banco do motorista com regulagem de altura e de lombar, rodas de 16 polegadas, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, monitoramento da pressão dos pneus, sete airbags, controles eletrônicos de estabilidade e tração e tela central multimídia de 6,5 polegadas com conectividade via Bluetooth e USB.
Opcionais exigem cautela – Equipado como o carro das fotos, o Golf Comfortline ganha teto solar elétrico, bancos com revestimento de couro, sensores de chuva e crepuscular, rodas de 17 polegadas, piloto automático, tela multimídia com espelhamento da tela de smartphones via Apple Car Play e Android Auto, ar-condicionado automático e espelho interno eletrocrômico. Porém, somando-se todos os pacotes extras para obter os equipamentos, o preço chega a R$ 93.671 sem contar pintura metálica. Ou seja, quase R$ 20 mil a mais de opcionais.
E como anda o Golf 1.0?
Tratando-se de Golf, não há muito que acrescentar: o hatch é prazeroso de se guiar, com um acerto de suspensão que é referência na categoria, espaço interno de sobra, um câmbio manual que está entre os melhores em termos de leveza e precisão de engate e materiais e arremates da cabine bem executados, apesar de um visual mais simples na versão de entrada.
O que diferencia o Comfortline é mesmo o motor 1.0, que gera calorosas discussões a respeito de seu desempenho. Quanto a isso, o tricilíndrico turbinado tira de letra qualquer questionamento. Acelera com vigor, encara ladeiras sem perder embalo e, para ser sincero, puxa mais que alguns modelos concorrentes com motor 1.8 aspirado. Apenas com rotações muito baixas (menos que 1.500 rpm) que o motorista é lembrado do tamanho diminuto do propulsor, exigindo um pouco mais de trabalho junto à embreagem. Mesmo com o ar-condicionado ligado, a performance é sempre mais que satisfatória para um 1.0.
E o consumo?
Essa é outra grande dúvida. Um motor pequeno num carro grande trabalha sempre com mais esforço, certo? Errado. Nesse caso quem trabalha é a turbina e basta ela entrar em operação para a performance sair. Sem julgamentos vou relatar apenas os números de consumo apontados pelo computador de bordo durante a avaliação, lembrando que o carro testado estava abastecido com 100% de gasolina.
Pior média – 8,2 km/l, com duas horas de percurso em trânsito parado e ar-condicionado ligado durante todo o trajeto.
Na estrada – 14,7 km/l mantendo-se 120 km/h de sexta marcha levando dois adultos com ar-condicionado ligado durante todo o trajeto.
Melhor média – 17,5 km/l sem ar-condicionado, utilizando-se vias expressas urbanas com trânsito livre e usando a sexta marcha para manter a velocidade máxima da via (70 km/h).
Veredito
O Golf 1.0 é todo o carro que você precisa. Pense um pouco: é econômico, traz todos os equipamentos básicos de conforto, manda bem em segurança, tem espaço interno de sobra e o motor 1.0 não nega fogo. É difícil argumentar contra o hatch da Volkswagen. “Mas é caro”, vocês irão dizer. Talvez, mas o que você consegue na categoria com o mesmo valor ou menos?
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:
Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro