entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Cayenne V6 2019: Porsche faz tudo | Primeiras impressões

Esportividade, luxo e versatilidade reunidos no corpinho de um SUV

17/08/2018 - Texto e Fotos: João Brigato / Fonte: iCarros

Para aqueles sem tantos empecilhos financeiros, escolher um carro novo requer foco. As opções são vastas e totalmente diferentes. Por isso há de se escolher uma prioridade: esportividade ou luxo? Conforto ou robustez? Espaço interno farto ou posição de dirigir perfeita?  Mas por R$ 423.000 a Porsche tem uma solução: a nova geração do Cayenne.

Leia mais:
Veja todas as mudanças da nova geração do Porsche Cayenne
Avaliação: andamos no irmão menor, o Porsche Macan

O novo Porsche Cayenne consegue reunir diversas características de modelos diferentes em um só. Ele é esportivo como se espera de um Porsche, tecnológico como se deseja em um modelo lançado em 2018, luxuoso como seu preço na casa de meio milhão sugere, além de robusto e versátil como deve ser um SUV.

Confira ofertas de modelos da Porsche perto de você

Durante o lançamento da nova geração do primeiro SUV da Porsche, tivemos a oportunidade de experimentar a versão de entrada equipada com motor V6 3.0 turbo de 340 cv e 45,9 kgfm de torque. Existem outras opções mais fortes, como o Cayenne S com seu V6 2.9 biturbo de 440 cv e 56,1 kgfm de torque ou ainda o Cayenne Turbo com um V8 4.0 biturbo de 550 cv e 78,5 kgfm de torque. Mas os preços também são mais altos: R$ 533.000 para o Cayenne S e R$ 523.000 para o Turbo.

Simule aqui o quanto gastar nas parcelas de seu próximo carro

A versão de entrada entrega o que se espera de um Porsche. As acelerações são vigorosas e o SUV tem respostas bastante rápidas. A transmissão automática de oito marchas tem boa participação nisso, fazendo reduções em velocidade comparável a um sistema de dupla embreagem. Além disso, as trocas são extremamente suaves, praticamente imperceptíveis, mesmo em situações de ultrapassagem.

Um sistema inteligente usado pela Porsche no Cayenne para economizar combustível no trânsito é fazer com que o câmbio trabalhe em rotação de ponto morto ao tirar o pé do acelerador. Além disso, o Cayenne conta com sistema start-stop que desliga o motor antes da parada total do carro. O aparato tecnológico permite que o SUV desligue o motor e volte a funcionar de maneira instantânea e é mais suave do que sistemas antigos.

O lado luxuoso do Cayenne é visto no conforto da suspensão pneumática: com três câmaras de ar, ela permite regular a dureza e a altura em determinadas situações. Com seletores de modo condução para o off-road, o SUV se comporta bem em terrenos acidentados, apesar das rodas grandes (20 polegadas) com pneus de perfil baixo. Na estrada, a suspensão tende a fazer a carroceria mergulhar e chacoalhar um pouco, enquanto na cidade, ao passar em buracos, ele se mostra firme como todo Porsche.

Essa junção de elementos, junto ao isolamento acústico digno de elogios, faz com que o Cayenne seja um ótimo cruzador de estradas. A sensação é de que ele não está tão rápido quanto de fato está, tamanho o silencio e o comportamento equilibrado.

Por dentro, o Cayenne mistura luxo e modernidade. Os bancos têm diversos ajustes elétricos e são bastante confortáveis. Há materiais emborrachados por todos os cantos e condizentes com seu preço. A Porsche deu ao SUV um novo console central sensível ao toque: o layout é parecido com o do Macan, porém com uma superfície plástica preta brilhante plana ao invés de botões. Na prática, o sistema parece mais limpo e usável do que uma infinidade de botões, apesar de ficar sujo facilmente com marcas de dedo.

Seguindo tendência moderna ainda que mantenha a tradição, o painel de instrumentos é parcialmente digital e conta com duas telas full-HD ladeando o conta-giros analógico. Destaque também para a central multimídia com tela de ótima definição e de uso simples.

Para quem busca um carro que reúna a esportividade de um Porsche, com o luxo de um carro de R$ 423.000 e a versatilidade de um SUV, o Cayenne se mostra uma opção certeira. Ele consegue ser vários carros ao mesmo tempo, sem ficar devendo em nenhuma área.

Teste drive a convite da Porsche

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.