18/03/2019 - João Brigato / Fotos: João Brigato / Fonte: iCarros
Enquanto a VW tem o Fusca, a Jeep o Wrangler e a Fiat o 500, a BMW tem no Série 3 seu mais emblemático modelo. Carro mais vendido da marca bávara no mundo e segundo preferido dos brasileiros (atrás apenas do SUV compacto X1), o icônico sedã médio se renovou para a sétima geração, a qual foi testada pela primeira vez no circuito de Vello Cittá no interior de São Paulo.
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Importado da Alemanha incialmente, o Série 3 2020 chega ao Brasil nas versões 330i M Sport de R$ 269.950 e 330i Sport de R$ 219.950 (que terá vendas iniciadas a partir de 3 de julho). As novas variantes substituem a 328i e trazem um novo motor 2.0 quatro cilindros turbo de 258 cv e 40,8 kgfm de torque, atrelado à transmissão automática de oito marchas. Produção nacional está programada para até o final do ano.
Gente grande
A nova geração do Série 3 cresceu em todas as dimensões. O sedã ficou 6 mm mais alto (1,43 m), 16 mm mais largo (1,82 m ) e 76 mm mais comprido (4,70 m). Suas dimensões, hoje, representam o que o Série 5 foi no passado, colocando-o no limite da categoria. Visualmente é igualmente grande, visto que o capô longo e retilíneo e a carroceria larga dominam as proporções.
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Maior, a grade duplo rim agora é formada por uma peça única. Ela se funde visualmente aos faróis, que ganharam iluminação full-LED e desenho inspirado no Série 3 de duas gerações atrás. O para-choque, na versão M Sport, traz entradas de ar generosas e vincos bem marcados.
Na traseira, o Série 3 retoma o visual clássico da BMW com lanternas em L e efeito 3D - mas há um certo ar de Lexus. Aerofólio fica moldado diretamente na tampa do porta-malas e ajuda a dar o caráter esportivo do sedã. A linha de cintura está mais alta, enquanto o teto parece visualmente mais baixo.
Por dentro o BMW se modernizou com painel de instrumentos totalmente digital e uma nova central multimídia. Ela é compatível apenas com Apple CarPlay e tem operação fácil e intuitiva, diretamente pela tela, pelo rotor central ou pelo comando de voz "Olá BMW". A manopla de câmbio voltou a parecer uma transmissão, não mais um joystick.
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O restante da cabine segue com visual limpo e bastante moderno. Como esperado, o acabamento é esmerado e bem cuidado. O couro tem toque aveludado e macio, enquanto os materiais restantes da cabine têm qualidade, incluindo os poucos plásticos encontrados. Destaque para os LEDs internos que ajudam a ambientar a cabine e até avisam se uma porta está aberta piscando em vermelho.
Velha e boa escola
Uma tradição que continua no BMW Série 3 de sétima geração é o prazer ao dirigir. Boa parte disso é resultado de sua construção com tração traseira. O casamento do motor 2.0 turbo com o câmbio automático também contribuem para. Na pista, o modelo levado ao seu limite mostrou um de seus brilhos.
Mesmo em alta velocidade nas retas e curvas, o 330i se mostra um carro delicado. Ele escapa de traseira de maneira controlada e facilmente reversível. Seu limite é claro e explorável, permitindo que uma curva possa ser igualmente contornada com precisão ou com os pneus fritando e a carroceria de lado.
As respostas do acelerador e do volante são rápidas, deixando inegável sua veia esportiva. Contudo, as trocas de marcha são suaves mesmo levando o giro até o limite. A exceção fica por conta da passagem da primeira para a segunda marcha, que traz um leve, mas instigante, tranco.
A suspensão trabalha em favor desse comportamento mais esportivo, sendo firme sem ser desconfortável. Ainda é preciso usar o Série 3 na cidade esburacada e não no asfalto liso da pista para atestar com precisão esse comportamento, mas o conjunto controla bem a carroceria em solavancos e imperfeições.
Conclusão
Com a responsabilidade de ser o carro-chefe da BMW, o Série 3 2020 precisava manter três pontos cruciais na nova geração: prazer ao dirigir, luxo incontestável e as proporções clássicas do sedã. A a geração F20 trouxe a já consagrada fórmula com um toque a mais de delicadeza, conseguindo ainda aliar tudo isso a mais tecnologia e refinamento ao volante e em tudo que o cerca.
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