entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Avaliação: Toyota Prius 2016

O híbrido da Toyota vai além da economia de combustível: quarta geração garante maturidade ao modelo

15/07/2016 - Anelisa Lopes / Fotos: iCarros / Fonte: iCarros

Minha primeira impressão a bordo do Toyota Prius, cerca de quatro anos atrás, foi a de conduzir um carro que preza o consumo de combustível, porém, desengonçado e pouco atraentre no visual. Dessa vez, a bordo da quarta geração do híbrido, que desembarcou no Brasil em junho de 2016, a conquista foi imediata. Por R$ 119.950, além de levar um carro que chega a fazer 30 km/l, você terá também um modelo agradável para se guiar, com bom espaço interno e oferta de equipamentos que satisfaz. 

Leia mais
Quarta geração do Prius chega ao Brasil
Como andava a geração anterior?

O design continua controverso, mas está mais coerente que o do antecessor. E foi pensado para oferecer o melhor em consumo de combustível que, segundo o Inmetro, tem o mais econômico do País (com gasolina, na cidade), com a marca de 18,9 km/l em trecho urbano e 17 km/l na estrada, lembrando que na rodovia é mais alto pois é lá onde o bloco a gasolina opera de maneira isolada.

De série, o Prius traz ar digital de duas zonas, aquecimento dos bancos, sistema start stop, regulagem do volante em altura e profundidade, sistema multimídia com bluetooth, GPS, TV digital e DVD, câmera de ré, head up display (projeção de infos do carro no para-brisa), carregador de celular sem fio, sete airbags, pilto automático, controle de estabilidade e de tração. 

Como um vinho

O tempo fez bem ao Prius. Originado a partir de uma nova plataforma, o modelo de 4,54 m de comprimento, 1,76 m de largura, 2,70 m de entre-eixos e 1.440 quilos mostra que motor a gasolina mais bateria mais câmbio CVT e direção elétrica podem conversar de forma harmoniosa e direta, sem engasgos ou falta de força em saídas e retomadas. Até acelerações vigorosas são respondidas com agilidade. E, claro, o sorriso no rosto se confirma com marcas de consumo acima de 20 km/l em condução urbana. E dá para ir além, acreditem. Basta aprender quando operar os quatro modos de condução oferecidos: Normal, Power, Eco e EV. Cada um deles pode ser escolhido em uma determinada situação de rodagem, sempre com o objetivo de ter a melhor eficiência possível. 

Na geração anterior, a visibilidade traseira era prejudicada pela disposição do vidro bipartido do para-brisa. A solução continua atualmente, mas a divisão entre eles é mais sutil e há mais área envidraçada. O pênalti está nos detalhes: a posição do volante que, mesmo no limite, ainda fica baixa, o acionamento do freio de estacionamento por pedal e a tecnologia touch do sistema multmídia: padrão Toyota, pouco intuitivo e com demora na resposta ao toque dos dedos. 

Como ele economiza?

A escolha pelo funcionamento da bateria de 72 cv (16,6 kgfm) ou pelo motor 1.8 de 98 cv de potência (14,2 kgfm) é feita por meio de um gerenciamento eletrônico. De uma forma resumida, até 40 km/h, o carro funciona de forma elétrica (o carregamento da bateria é feita durante as frenagens, quando se tranforma a energia cinética em elétrica), entre 40 km/h e 70 km/h, o uso é misto (a potência combianda é de 123 cv) e, a partir daí, o motor a gasolina entra em operação. 

Todo o processo de troca de propulsão é mostrado no computador de bordo. Dá para ver quanto a bateria foi carregada, quanto se gastou de comsbutível e de que forma o motorista pode ser mais econômico na condução. No modo elétrico, o Prius, de tão silencioso, toca um bip quando a ré é acionada e, dessa forma, tomar a atençaõ do condutor em relação a pedestres que possam estar em volta e não tenham ouvido a aproximação do veículo. 

 

 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

 

 

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.