29/07/2016 - Texto e fotos: Thiago Moreno / Fonte: iCarros
Quando foi lançado, em abril, o Fiat Mobi quis ser o primeiro subcompacto da marca. Porém, posicionado exatamente entre o Palio Fire e o Uno ele pode encontrar resistência dentro da própria casa. O iCarros avaliou a versão Like On da novidade para investigar qual é o lugar do Mobi no mundo.
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O que o Mobi tem?
A configuração Like On é a mais completa, exceto pelos apetrechos aventureiros das versões Way. Custa R$ 42.300, mas tem de série direção hidráulica, ar-condicionado, vidros elétricos (apenas nas portas dianteiras), travas elétricas, espelhos elétricos, rodas de liga leve aro 14, alarme, sensor de estacionamento traseiro e rádio com conectividade via Bluetooth e USB e comandos no volante. O único opcional extra no carro das fotos é a cor perolizada Roxo Mirtilo, que acrescenta R$ 1.250 ao preço final.
Mecanicamente, o Mobi traz sempre o motor 1.0 Fire EVO flex, o mesmo do Uno, assim como o câmbio manual de cinco marchas. O propulsor gera desenvolve 75 cv e 9,9 kgfm com etanol. Com gasolina, respectivamente, os números são 73 cv e 9,5 kgfm.
Nas medidas, o Mobi tem são 3,6 m de comprimento, 1,6 m de largura, 1,5 m de altura e 2,3 m de entre-eixos. O porta-malas acomoda até 235 litros de bagagem. Na versão mais básica, pesa 907 kg, chegando a 966 kg na mais completa.
Andando de Mobi
Pra quem está no banco do motorista, a primeira impressão é praticamente a mesma de se estar guiando um Uno. A familiaridade está nos comandos, como volante e botões, que são exatamente os mesmo do hatch maior. O mesmo ocorre com o espaço interno na frente. Mudam poucos detalhes, como o formato do painel.
Atrás, uma história completamente diferente. Se o motorista o carona à frente tiverem mais de 1,70 m, o espaço para os passageiros fica escasso, principalmente para os joelhos. Para a cabeça a espaço suficiente, mas três adultos atrás, só em caso de necessidade, pois nenhum deles viajará com conforto nessa situação. O porta-malas tem um volume um pouco abaixo da média para hatches de entrada, mas esperado para a proposta do carro. A caixa organizadora, porém, não se mostrou muito útil. Ela não se mantém perfeitamente presa ao assoalho e, tampada, limita o restante do espaço do bagageiro a uma ou duas mochilas, apenas.
Se o visual externo não agrada a todos, ao menos é certeza de chamar a atenção na rua. Quem gostou, gostou muito. Quem não curtiu o fez na mesma proporção. O acabamento impressiona pela posição de entrada do Mobi. Nada de rebarbas nem peças mal encaixadas. Mais que isso, as soldas da carroceria mostram precisão e boa execução.
Ao volante não há muito como fugir do óbvio: parece um Uno um pouco mais esperto por ser mais leve. Então prepare-se para fazer constantes mudanças de marcha para extrair o melhor desempenho do propulsor. Ao menos os engates são leves e macios. A suspensão foi claramente acertada para conforto e o Mobi impressiona por filtrar bem os buracos sem dar pancadas nas costas dos ocupantes, mesmo tendo um entre-eixos mais curto. Nas mudanças de direção o rolamento de carroceria é perceptível e a traseira, mais leve e mais próxima do eixo dianteiro que no Uno, não passa tanta confiança. Porém, fica tudo no campo da impressão. Apesar de rolar na curva, é difícil fazer o Mobi sair dos trilhos.
No final das contas fica claro que a proposta do pequeno Fiat é ser um pequeno e prático carro urbano sem perder em estilo e equipamentos. Um ideal primeiro carro também. Porém, não entrega mais que isso.
Mobi, Palio ou Uno?
Com preço inicial de R$ 31.900, o Mobi encontrou espaço, ao menos em preço, entre o Palio Fire e o Uno. Apesar de serem três carros com propostas bem diferentes é natural que pelos valores similares haja dúvida entre eles. Veja os pontos fortes e fracos de ambos na comparação com o Mobi.
Palio Fire 4 portas (R$ 32.080) – Com os mesmos poucos equipamentos na versão entrada, o velho Palio ainda é mais caro que o Mobi mais em conta. Seu visual já é datado e o motor também. Porém, oferece um pouco mais de espaço no banco traseiro e no porta-malas.
Uno Attractive 1.0 (R$ 39.750) – Mais barato e maior que o Mobi Like On avaliado, o Uno parece um melhor negócio, mas, adicionando alguns equipamentos extras que são de série no carro menor, o preço sobe. É preciso adicionar sensor de estacionamento traseiro, rodas de liga-leve, alarme, vidros elétricos e rádio com conectividade via Bluetooth e USB. Aí o preço sobre para R$ 44.328. São R$ 2.028 a mais que o Mobi Like On com os mesmos equipamentos. O investimento extra só compensa caso o espaço traseiro a mais seja realmente necessário, pois, mecanicamente, são idênticos.
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