15/08/2016 - Anelisa Lopes / Fotos: divulgação / Fonte: iCarros
A linha 2017 do Chevrolet Spin incorporou mudanças para que o modelo deixe o ponto de táxi e ganhe as garagens das famílias. Tecnologia para maior eficiência do conjunto mecânico e novos equipamentos de série são as principais novidadades para o veículo. E por R$ 66.990, a versão Advantage volta à oferta do monovolume com transmissão automática e expectativa de ser a configuração mais procurada da gama, que hoje vende cerca de 1.900 unidades/mês.
De série, o Spin Advantage vem com ar-condicionado, airbag duplo, direção elétrica progressiva, alarme, vidros e travas com acionamento por controle remoto, faróis com máscara negra, sistema multimídia MyLink, rack de teto, espelhos retrovisores externos com ajuste elétrico, acabamento de peças da carroceria em preto brilhante, rodas de liga de 15 polegadas escurecidas, lanternas fumê, faróis de neblina, cobertura do porta-malas, sensor de estacionamento traseiro e controlador de velocidade de cruzeiro. E, assim como o restante da linha, ganhou o sistema Eco.
E quais são as novidades?
A Chevrolet atualizou um conjunto de itens mecânicos para que o monovolume se tornasse mais ágil, eficiente e econômico. Portanto, motor, câmbio, suspensão e freios do modelo 1.8 foram atualizados para o veículo oferecesse mais potência e força sem exigir mais paradas no posto. Além disso, o Spin conta agora com pneus verdes e uma grade ativa do radiador, em que as aletas se movimentam automaticamente de acordo com o nível de refrigeração do motor e velocidade em que está o veículo e, dessa forma, gera menos arrasto aerodinâmico. O processo é comandado pela central eletrônica.
Com novos componentes e taxa de compressão, o motor 1.8 Eco conta com 111 cv de potência a 5.200 giros e 17,7 kgfm de torque a 2.600 rpm, portanto, a força aparece agora em uma faixa de rotação mais baixa, o que favorece a agilidade do modelo, principalmente em saídas e retomadas de velocidade. Um bom exemplo prático que mostra a melhoria do modelo neste sentido é partir da imobilidade na ladeira, situação em que às vezes até era preciso segurar o monovolume com o freio de mão. O avanço é perceptível. Vale destacar também a susbtituição da direção hidráulica pela elétrica, que rouba menos força do motor e é mais direta, com peso variável conforme a velocidade do modelo.
A versão Advantage traz câmbio automático de seis velocidades, com opção de trocas de marcha na alavanca da caixa. Com nova calibração das molas e dos amortecedores, o conjunto da suspensão também foi atualizado e deixou o Spin 10 mm mais baixo. De acordo com a Chevrolet, com todas as modificações mencionadas, os números de consumo do modelo 1.8 Eco são: 8,1 km/l na cidade e 9,4 km/l na estrada com etanol e 11,8 km/l e 13,7 km/l com gasolina, respectivamente.
Nas medidas, o Spin Advantage possui 4,36 m de comprimento, 1,95 m de largura e 2,62 m de entre-eixos (mesmo com tanto espaço, se o motorista passar dos 1,85 m, quem vai atrás do condutor tem pouco espaço para pernas). Como a versão Advantage tem configuração disponível para cinco ocupantes, com a segunda fileira bipartida, o espaço no porta-malas corresponde a 710 litros. Se, por um lado, o modelo continua controverso visualmente, por outro, com as novas tecnologias, está mais confortável e ágil na condução e se torna, sim, um candidato para famílias numerosas que estejam atrás de custo-benefício.
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:
Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro