26/05/2015 - Texto: Thiago Moreno / Fotos: Gabriel Aguiar e Thiago Moreno / Fonte: iCarros
Mesmo que a conta bancária não esteja nem pra um popular 0km, quem nunca ficou sonhando com a vida de chefe e seus benefícios? O iCarros separou três verdadeiras barcas para patrão nenhum botar defeito: Audi A8, Mercedes-Benz E63 AMG e Range Rover Vogue. Como cada um tem sua própria personalidade. Só falta escolher: que tipo de patrão você seria?
O chefe Audi A8: Bill Gates, discreto e eficiente
Se você vir um Audi A8 passando pela rua é bem provável que não chame sua atenção. O carro é grande, mas discreto, passa até por Audi A6 nessa configuração com entre-eixos normal - a marca oferece um modelo ainda maior do A8, com denominação L -. Só que por trás das três persianas que se erguem eletricamente na traseira e recebendo uma massagem em seu banco ventilado, pode estar um grande executivo ou até mesmo um embaixador. É difícil julgar o dono, tamanha a discrição do sedã.
Racionalidade é o sobrenome do Audi A8, por isso, ele é como o Bill Gates, fundador da Microsoft. Que ele é rico todo mundo sabe, mas, tirando uma ou outra aparição esporádica em eventos de caridade, sua vida permanece reservada. Assim como o executivo da tecnologia, o A8 foca na eficiência, não nos enfeites. Até o motorista ganha massageador elétrico, aquecimento e ventilação no banco. O carro tem tecnologias futuristas, como o sistema de visão noturna que aparece no painel e traz soluções inteligentes como um porta-trecos nos encostos de braço das portas (do tamanho de um charuto, por que será?). São quatro zonas de ar-condicionado para ninguém reclamar. Atrás até cabem três, mas dois desfrutam muito melhor, pois o encosto do meio vira um apoio de braço com os comandos da climatização, sistema de entretenimento e reclinação dos bancos.
No cúmulo do egoísmo, quem vai ao lado direito conta com um controle para empurrar o o banco da frente mais adiante, liberando mais espaço para as pernas e pregando uma baita peça nos acompanhantes desavisados. No Audi A8, tudo é elétrico: da regulagem do encosto de cabeça ao acionamento do porta-malas passando pelo sistema que termina de fechar as portas caso fiquem entreabertas.
O objetivo do sedã não é exatamente ser dirigido, mas, sim, levar com muito conforto e segurança quem vai atrás. Mas quem estiver ao volante não tem motivo para ficar triste, pois o carro acelera forte e a suspensão pneumática trata de filtrar as imperfeições do solo e cuidar da estabilidade, que também é auxiliada pela tração integral. Interessou? Então cuidado com os pontos na sua carteira, pois o A8 cruza 120 km/h a menos de 2.000 rpm e tem isolamento acústico suficiente para dar inveja para clínicas de sono. Passar do limite no sedã é tão fácil quanto se impressionar com os mimos dele.
Sumário executivo: Audi A8 (R$ 558.990)
Medidas - 5,1m de comprimento, 2 m de largura, 1,5 m de altura, 3 m de entre-eixos, 520 litros de porta-malas e 1.920 kg de peso
Motor: 4.0 V8 turbo a gasolina
Câmbio: automático de oito marchas
Potência: 435 cv
Torque: 61,2 kgfm
0 a 100 km/h: 4,5 segundos
Velocidade máxima: 250 km/h (limitada eletronicamente)
O chefe Mercedes E 63 AMG: Bernie Ecclestone, ligado na corrida
Bernie quem? Ecclestone, o chefão Fórmula 1 e uma das figuras mais influentes no mais importante campeonato de automobilismo do mundo. Por que o E63 é o carro para chefes como ele? O sedã é um dos mais discretos da linha AMG da Mercedes, mas, nem por isso, é menos rápido, assim como Bernie, conhecido por sua “mão de ferro” com a qual toca os assuntos do campeonato.
Assim como na atual temporada da F1, utiliza um motor turbinado para entregar mais desempenho. E isso o E63 tem de sobra. Acelerações de grudar o motorista no banco são pouco para descrever a aceleração de 0 a 100 km/h em menos de quatro segundos do carro. Assim como para Bernie, o que importa mesmo é a performance. Nada de massageadores, gadgets futuristas ou comodidades extras para os passageiros. No E63, são relevantes itens como o volante com revestimento de Alcantara e os botões dedicados à calibração da suspensão e das respostas do motor e do câmbio. Há até um botão criativamente batizado de AMG que, quando pressionado, automaticamente coloca o carro na configuração mais agressiva e exibe um medidor de uso de potência no painel de instrumentos.
O isolamento acústico é tão bom quanto no A8, mas o V8 se faz presente o tempo todo, com um som grave e encorpado, digno de um AMG de verdade. Estabilidade em curvas? Vamos por assim: ao menos que você tenha um autódromo a disposição e desligue o controle de estabilidade, nenhuma via brasileira tem um limite de velocidade alto o suficiente para desafiar o E63. Ao mesmo tempo, passa de maneira despercebida pela ruas, “correndo” apenas nos bastidores, assim como o chefão da F1.
Sumário executivo: Mercedes-Benz E63 AMG (US$ 245.900 / R$ 744.806)
Medidas - 4,9 m de comprimento, 1,9 m de largura, 1,4 m de altura, 2,9 m de entre-eixos, 540 litros de porta-malas e 1.920 kg de peso
Motor: 5.5 V8 biturbo a gasolina
Câmbio: Automático de sete marchas
Potência: 557 cv
Torque: 73,4 kgfm
0 a 100 km/h: 3,7 segundos
Velocidade máxima: 250 km/h (limitada eletronicamente)
O chefe Range Rover: Silvio Santos, para levar a família, o Baú e as barras de ouro
O único SUV da lista merece também uma personalidade única. Mas logo o “homem do baú”? Sim, pois o Range Rover Vogue Autobiography é o que tem a maior vocação familiar e de capacidade de carga dos três. É uma ótima opção para quando Silvio Santos precisar carregar a esposa mais três de suas seis filhas, com espaço de sobra para levar algumas barras de ouro.
O Range Rover é de longe o mais amigável com os passageiros. Tem suspensão pneumática com ajustes automáticos e regulagem de altura, o que é uma boa para quem nasceu em 1930 como Silvio Santos. Dá até para baixar apenas a traseira, facilitando o carregamento do porta-malas, afinal, elas valem e pesam mais do que dinheiro. Até mesmo os vidros não são convencionais: cada janela lateral é formada por duas lâminas de vidro unidas por uma de plástico, o que reduz o barulho dentro da cabine a quase zero. Os encostos de cabeça, assim como nos jatinhos ou classes executivas das linhas comerciais, se dobram nas laterais para segurar a cabeça caso alguém caia no sono, o que é completamente compreensível.
Mesmo com peso de um pequeno caminhão, o Range Rover se movimenta bem e o terreno não é uma variável que o carro leva em consideração. O sistema de tração do Vogue reconhece automaticamente as condições da superfície utilizando uma série de sensores e os dados dos controles de tração e estabilidade para determinar o tipo de terreno e qual a resposta mais adequada à situação para volante, acelerador e câmbio.
Falando em câmbio, assim como nos programas que Silvio Santos apresenta, o show vale muito. A alavanca de transmissão faz um drama a parte: no melhor estilo “porta da esperança”, a peça se ergue do console central. Além disso, a iluminação interna da cabine pode ser definida pelo usuário.
Sumário executivo: Range Rover Vogue Autobiography (R$ 682.500)
Medidas - 5 m de comprimento, 2 m de largura, 1,9 m de altura, 2,9 m de entre-eixos, 535 litros de porta-malas e 2.680 kg de peso.
Motor: 5.0 V8 sobrealimentado por compressor de ar a gasolina
Câmbio: Automático de oito marchas
Potência: 510 cv
Torque: 63,7 kgfm
0 a 100 km/h: 7,6 segundos
Velocidade máxima: 225 km/h
E qual é o seu carro de patrão favorito? Comente!
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