08/11/2016 - João Brigato / Fotos: João Brigato e Marcos Rozen / Fonte: iCarros
Inspirado no Gol GT original do século passado, o Gol GT Concept atende aos anseios de muitos fãs da marca. Ele conta com para-choques esportivos com direito a LEDs e frisos vermelhos na grade, faróis, para-choque e retrovisores. Para alegria dos puristas, são apenas duas portas. Aerofólio, saídas duplas de escape e inscrição GT no vidro traseiro remetem ao passado. Por se tratar de um exercício de design, o Gol GT Concept não conta com alterações mecânicas.
Leia mais:
Salão de São Paulo: veja como chegar e quanto vai gastar
Salão oferece kit fã e kit VIP. Conheça as vantagens
Leia todas as notícias sobre o Salão
Além da versão conceitual esportiva do Gol, a Volkswagen trouxe a van elétrica Budd-e. Apesar do visual inspirado na saudosa Kombi, o modelo antecipa o futuro da marca, sendo o primeiro construído com a plataforma modular para elétricos, a MEB. Com conjunto de motores elétricos e baterias de íon-lítio, a van é capaz de rodar 533 km com carga completa, enquanto 80% da bateria pode ser recarregada em apenas 30 minutos.
Futuro SUV compacto
Outro conceito é o T-Cross Breeze. Ele antecipa o SUV compacto da futura família Gol, a ser construída no Brasil sobre a plataforma MQB e que consumirá R$ 7 bilhões para a criação de quatro modelos (Gol, Voyage, Saveiro e T-Cross). O conceito conta com motor 1.0 TSI usado por Golf e up!. Apesar de ser um conversível de duas portas, o visual já traz grande parte do estilo que o primeiro SUV compacto da Volkswagen terá.
Golf invocado
Direto de Wörthersee, na Áustria, para o Salão de São Paulo, o Golf GTE Sport foi um dos modelos especiais criados para o maior encontro de Volkswagen do mundo. Com visual que usa apenas elementos do modelo original, o Golf GTE Concept tem carroceria baixa, duas portas, para-lamas largos e estilo bastante esportivo e futurista. Híbrido, o conceito é equipado com motor 1.6 TSI de 299 cv e mais dois motores elétricos que, somados ao motor a combustão, rendem 414 cv. Com essa força, o Golf GTE Sport chega aos 100 km/h em 4,3 segundos e dispara até a velocidade máxima limitada de 280 km/h.
Novas versões para o Brasil
Os aventureiros, Gol e Up Track, além da série especial Urban White do CrossFox, antecipados em um evento prévio do Salão, também marcaram presença. Com dianteira de Saveiro e visual aventureiro, o Gol Track agora será a única versão aventureira do veterano da Volkswagen. Outro que também ganhou versão Track foi o Up: baseada na versão Move MPI, o Up Track conta com os mesmos para-choques do Cross Up, porém com pintura preta, tonalidade repetida em maçanetas e retrovisores. Gol e Up Track trazem motor 1.0 MPI três cilindros de 82 cv, associado a transmissão manual de cinco marchas. Já o CrossFox Urban White estreia a cor Branco Puro em um Volks nacional, além de ser equipado com monitoramento de pressão dos pneus.
Outra estreia do Salão é a picape Amarok reestilizada. Equipada com o mesmo motor 2.0 biturbo diesel de 180 cv e 40,8 kgfm de torque (com exceção à versão S com um turbo a menos e apenas 140 cv e 34,7 kgfm de torque), a picape chega com carroceria levemente retocada e interior totalmente novo. Para-choque dianteiro conta agora com um falso quebra-mato, enquanto a grade frontal tem aparência mais robusta. Por dentro, materiais de maior qualidade, ainda que deva superfícies macias ao toque como algumas rivais. Os preços vão de R$ 113.990 da versão S a R$ 177.990 da nova versão Extreme. A configuração V6 chega no segundo semestre de 2017.
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:
Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro