23/04/2014 - Thiago Moreno / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros
Durante a apresentação do Grand Cherokee a diesel (leia a avaliação do carro aqui), a Jeep confirmou duas estreias que estarão presentes no Salão do Automóvel de São Paulo, que acontece em outubro na capital paulista. A primeira será o novo Cherokee, enquanto a segunda promete mudar o rumo da marca no Brasil. Trata-se do Renegade, SUV compacto apresentado no Salão de Nova York e que será fabricado no Brasil, na planta do Grupo Fiat-Chrysler em Goiana (PE).
O Cherokee começará a ser vendido no País ainda no segundo semestre de 2014, mas a marca ainda não confirmou os preços. O que está certo é que o modelo trará o novo motor Pentastar 3.2 V6 a gasolina e será o segundo carro em território nacional a oferecer um câmbio automático de nove marchas, sendo que o primeiro foi o Range Rover Evoque.
O Cherokee na configuração para o mercado dos EUA apareceu de surpresa durante o evento do Grand Cherokee a diesel e mostrou um visual que pode até dividir opiniões, principalmente pela dianteira dividida em dois níveis, mas será difícil confundi-lo com outros SUVs da categoria.
Renegade será o primeiro Jeep nacional desde o antigo Willys
Pernambucano de carteirinha, o Renegade será o primeiro Jeep nacional desde o antigo Willys, feito por aqui entre os anos 1950 e 1980 (confira a história do modelo aqui). A produção começa no primeiro trimestre de 2015 e o modelo brasileiro alimentará também os mercados do Mercosul. “A nossa tarefa agora está sendo ajustar o carro para o gosto brasileiro”, afirmou Adriano Resende, diretor de marketing da marca. “Estamos dando os toques finais nas cores e materiais do interior e a partir daí começaremos a definir os preços”.
O Renegade tem 4,2 m de comprimento, 1,8 m de largura e 1,7 m de altura, com 2,6 m de entre-eixos. Pelo porte, o modelo será um potencial rival direto para SUVs como o Ford EcoSport, Chevrolet Tracker e Renault Duster. As opções de motorização são o 1.4 turbo a gasolina da Fiat, com 165 cv, e o 2.4 Tigershark a gasolina da Chrysler, com 187 cv. Ambos podem ser conectados a uma transmissão manual de seis marchas ou ao automático de nove velocidades. Nos EUA, o Renegade será oferecido nas opções 4x2 de tração dianteira e na configuração Trail Hawk, 4x4. Para o Brasil, são fortes os indícios que o propulsor 1.8 E.TorQ flex da Fiat seja uma opção mais barata para equipar o SUV.
Perguntado sobre o uso de componentes da marca de Betim (MG) no Jeep Renegade, Resende informou que “claro que há um compartilhamento de peças no carro, mas o que fará dele um Jeep foi desenvolvido por nós (da Jeep)”.
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