08/09/2016 - Redação / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros
Com estreia no final do mês durante o Salão de Paris, a nova geração do Hyundai i30 é finalmente revelada por completo. A novidade chega às lojas europeias no começo de 2017, mas ainda não tem data para desembarcar no Brasil. A estimativa é que isso não deve acontecer antes do final do próximo ano. Além disso, essa nova geração dará origem a uma família de modelos com diferentes tipos de carroceria, incluindo o primeiro carro de alta performance desenvolvido pela divisão esportiva "N", que começará a ser produzido em 2017.
Leia mais:
Veja a avaliação do Hyundai i30 vendido no Brasil
Nova geração do Elantra terá versão turbo na Austrália
Salão de Paris: Porsche Panamera terá versão perua
Salão de Paris: Land Rover mostra o novo Discovery
O que muda no visual?
Quanto ao visual renovado, chama a atenção a grade frontal que traz uma nova assinatura a ser usada como identidada da marca. Segundo a fabricante, ela estará em todos os seus modelos futuros. Há ainda faróis full LED, luzes diurnas também de LED e opções de rodas de 15, 16 ou 17 polegadas. O desenho de faróis, lanternas traseiras e para-choques também muda, dando ares mais modernos ao hatch - mas sem grandes inovações ou ousadias no design. Por dentro, o acabamento segue o mesmo estilo sóbrio, com a tela da central multimídia em posição de destaque no painel.
A empresa faz questão de ressaltar o espaço interno do i30, que tem capacidade para 395 litros no porta-malas. Nas medidas, são: 4,34 m de comprimento, 1,79 m de largura, 1,45 m de altura e 2,65 m de entre-eixos. Para comparar, o modelo à venda atualmente no Brasil é ligeiramente menor, com 4,30 m de comprimento, 1,78 m de largura e 1,49 m de altura. O entre-eixos é o mesmo com 2,65 m, mas o bageiro aqui leva 378 litros.
O que muda na mecânica?
O novo i30 será oferecido na Europa com motor 1.4 turbo de 140 cv (bem mais leve que seu antecessor, segundo a empresa), 1.0 turbo de três cilindros com 120 cv ou 1.4 aspirado de 100 cv, todos movidos apenas a gasolina. O modelo terá também uma opção 1.6 turbodiesel de 95, 110 ou 133 cv.
Já a transmissão pode ser manual de seis marchas ou automatizada de sete velocidades e dupla embreagem. De acordo com a Hyundai, esse câmbio de dupla embreagem - que estreou em 2015 - oferece consumo e emissões de poluentes 20% menor e performance 10% superior quando comparado ao automático convencional de seis marchas.
A Hyundai afirma ainda que foram feitas mudanças para melhorar a dirigibilidade do hatch, que está 28 kg mais leve e com chassi 22% mais rígido que seu antecessor, além de quase duplicar a quantidade de aços de alta resistência. Em números, a direção está 10% mais direta e o veículo responde 15 milissegundos mais rápido, segundo informou a fabricante.
No Brasil, o i30 é oferecido apenas com motor 1.8 16V aspirado a gasolina que desenvolve 150 cv de potência, com transmissão automática de seis velocidades.
Segurança é destaque entre os equipamentos
O modelo também chegará ao mercado europeu repleto de tecnologias, como alerta de colisão frontal (freia automaticamente se o motorista não reagir), controlar de velocidade adaptativo, detector de ponto cego, alerta de tráfego cruzado, assistente de faixa de rodagem, informação de limite de velocidade e farol alto inteligente (liga e desliga automaticamente ao detectar veículos à frente). Além de todos esses itens, o hatch passa a oferecer ainda alerta de atenção para o motorista
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:
Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro