13/01/2016 - Texto e fotos: Anelisa Lopes, de Detroit (EUA) / Fonte: iCarros
Diferentemente de outros salões ao redor do mundo, em que marcas como Ferrari e Lamborghini ficam sob os holofotes dos jornalistas e do público, a feira de Detroit se tornou tradicional por mostrar não só ícones norte-americanos, mas muitos conceitos, deixando de lado as máquinas de origem europeia há alguns anos. Nesta edição do salão, no entanto, uma marca de luxo e outra esportiva fizeram sua estreia: Genesis e VLF.
Leia mais notícias do Salão de Detroit:
Top 10: lançamentos confirmados para o Brasil
Galeria: veja os esportivos do Salão
SUV do Fit será lançado em 2017
Genesis G90 é a nova aposta luxuosa da Hyundai
VLF Destino de 628 cv custará mais de R$ 1 milhão
A Genesis pertence à Hyundai, mas vai além de ser uma divisão de luxo da sul-coreana, como acontece com a Lexus e a Toyota ou a Acura e a Honda. De acordo com um porta-voz da própria Hyundai, que pediu para não ser identificado pelo fato de “serem empresas completamente diferentes”, a Genesis fabricará seus modelos na Coreia do Sul, mas em plataformas concebidas especialmente para os seis modelos que sairão da linha de montagem até 2020 – em Detroit, foram apresentados dois lançamentos, chamados de G90 e G80, cuja produção comecará em maio e setembro, respectivamente.
Por enquanto, os modelos não tiveram seus valores estipulados, mas deverão ter a mesma faixa de preço do Equus, que custa em torno de US$ 62 mil nos Estados Unidos. Os modelos contarão com duas opções de motorização: 3.8 V6 de 312 cv e 5.0 V8 de 422 cv de potência. O câmbio será automático de oito velocidades, enquanto a tração será traseira ou integral por demanda.
A lista de equipamentos do G90 traz banco do motorista com ajustes de 22 vias, incluindo regulagem elétrica dos apoios laterais, central multimídia com tela de 12,3 polegadas, sistema de câmeras 360°, head-up display e 17 alto-falantes. A versão topo de linha inclui bancos traseiros com ajustes elétricos de inclinação e dois monitores de 9,2 polegadas para a segunda fileira.
O G90 é equipado com frenagem de emergência com detecção de pedestres, alerta de pontos cegos, alerta de mudança involuntária de faixa, alerta de tráfego para saída de vagas, reconhecimento de fadiga do motorista, faróis adaptativos e controle de cruzeiro inteligente capaz de frear e acelerar de acordo com o veículo à frente.
Segundo o porta-voz, além de Estados Unidos e Coreia do Sul, a Genesis deverá chegar à China e ao Oriente Medio, mercados onde brigará diretamente com Lexus, Mercedes-Benz, BMW, Audi e Cadillac. O Brasil não está fora dos planos, mas ainda não há previsão da chegada da nova marca ao mercado brasileiro.
VLF traz de volta patriotismo norte-americano
Ao som de “Born in USA”, de Bruce Springsteen, a novata VLF - Villareal, Lutz e Fisker, sobrenome dos tres criadores da marca – anunciou dois modelos que foram criados para ressuscitar a esportividade norte-americana. Os modelos Destino e Force 1, cujos valores partem de US$ 229 mil e chegam a US$ 300 mil, respectivamente, serão fabricados em Auburn Hills, Michigan, e vendidos em concessionárias próprias da marca. A produção começa em abril.
Bob Lutz, um dos idealizadores do Viper e com currículo carimbado pela General Motors, anunciou uma produção de aproximadamente 150 unidades dos dois modelos, que deverão ser vendidos inicialmente nos Estados Unidos e na Europa. O Force 1, que fez sua primeira aparição no evento, tem um V10 de 750 cv de potência sob o capô. A carroceria, por sua vez, é de fibra de carbono. “Nosso objetivo é criar esportivos que possam competir com os europeus e nada mais natural que eles nasçam em Detroit, berço da indústria automotiva dos Estados Unidos”, definiu Henrik Fisker durante a coletiva da marca.
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:
Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro