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JAC lançará "EcoSport" e pensa em "Hilux" para Brasil

Marca chinesa agendou a estreia de sete novos veículos até 2018; picape média turbodiesel está em estudo

27/04/2015 - Texto e fotos: Anelisa Lopes, de Xangai (China) / Fonte: iCarros

A partir do final deste ano até 2018, a JAC Motors deverá apresentar sete novos projetos para o mercado brasileiro. Confirmados, estão o utilitário esportivo T5, o aventureiro T3, a van T7 (sete lugares), os substitutos do J3 e do J3 Turin (estes derivados do T3) e a nova geração do VUC T140. Também está em estudo a importação de uma picape média turbodiesel. O iCarros conheceu os modelos na fábrica da JAC, em Hefei, na China - com exceção da linha J3, que ainda está em desenvolvimento -, e avaliou o utilitário T5 e a picape. Confira.

T5

Derivado do sedã médio J5, o SUV compacto T5 - que é o modelo da JAC mais vendido na China - passará a ser importado para o Brasil em dezembro com câmbio manual de seis velocidades e, em maio, receberá a transmissão CVT. Do porte de um Ford EcoSport, o T5 acomoda até cinco pessoas e, com preço na faixa de R$ 60 mil, deverá brigar com as versões mais baratas do Eco, Renault Duster, Honda HR-V, Jeep Renegade e Peugeot 2008, enquanto o T6 baterá de frente com as versões mais caras dos mesmos modelos.

O T5 não chega a ter um visual agressivo como o do 2008 nem com tanta personalidade como o do Renegade, mas é harmonioso tanto na parte de fora como na cabine e segue a receita básica dos SUV´s: posição mais alta para dirigir, espaço interno e centro de gravidade mais elevado.

Mas é no conjunto mecânico, principalmente na versão com câmbio CVT, que a JAC deverá concentrar seus esforços até o lançamento do modelo. Com bloco 1.5 de 125 cv a gasolina (a unidade avaliada era chinesa, mas o veículo chegará flex ao Brasil), motor e câmbio parecem ainda não conversar tão bem, já que o giro sobe demais até a troca de marcha, gerando atraso na resposta e ruído na cabine, que também reproduz barulho de vento acima de 100 km/h. Já a unidade com câmbio manual demora a ganhar velocidade, mesmo com as seis marchas disponiveis. A JAC não informa números de aceleração desse modelo.

De acordo com o gerente de qualidade da JAC, Clayton Maximo, diversos ajustes serão incorporados ao modelo. "Motor, transmissão CVT e suspensão, além do isolamento acústico, receberão melhorias para se adaptar ao mercado brasileiro". Segundo Máximo, a suspensão será retrabalhada para absorver melhor o peso do carro (entre 1.210 kg e 1.220 quilos, conforme o câmbio) em curvas feitas em alta velocidade.

T140 e T7

O VUC T140 será um dos modelos da JAC produzido na fábrica de Camaçari (BA) - que deverá iniciar suas operações no segundo semestre do ano que vem - até 2018. Em 2013, a JAC havia importado um lote de 500 unidades do modelo, mas a operação teve de ser cancelada pela falta de airbag e freios ABS. Isso porque o T140, que tem PTB de 3,5 toneladas, se enquadra no segmento de picapes e, portanto, deverá seguir a legislação de veículos de passeio.

A van com opção de sete e oito lugares T7 estará no Brasil no final do ano que vem. De acordo com presidente da JAC, Sergio Habib, ela ocupará o lugar da extinta Kia Besta. Na China, o modelo é equipado com motor de 1,6 ou 2,0 litros e câmbio manual de seis velocidades. Para o Brasil, a propulsão deverá ser a mais forte, enquanto a transmissão não foi definida.

Picape

Chamada de T6 na China, a picape média da JAC já é vendida no mercado chinês e era um dos destaques do estande de veículos pesados da JAC no Salão de Xangai. Dependendo da cota de importação de veículos para o mercado brasileiro - que hoje está em 4.800 unidades/ano -, o modelo poderá chegar ao Brasil. No breve contato com a T6 na pista de testes da JAC, a impressão que se teve é que ela caberia como um modelo de entrada no segmento, na faixa de preço de R$ 60 mil.

A picape 4x2 é equipada com motor 2.8 turbodiesel de 115 cv de potência e câmbio manual de seis marchas. O conjunto mostrou bom rendimento, mas faltou um pouco de torque na saída e refinamento nos engates do câmbio, áspero e impreciso. Mas, como dito anteriormente, a picape ainda não tem confirmação de chegada no País, apesar de combinar uma receita bastante atraente para o presidente da JAC, Sergio Habib: um território ainda não explorado pelo fabricante e um dos segmentos mais lucrativos do Brasil, em razão do custo de produção do modelo.

Viagem a convite da JAC Motors

 

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