A repetição constante do abre e fecha das portas dos carros expostos denuncia a imensa quantidade de jornalistas que circularam durante o primeiro dia de coletivas de imprensa hoje (6), durante a abertura da 82ª edição do Salão de Genebra, na Suíça. A organização esperava algo em torno de 10 mil credenciamentos. Não deve ter chegado a tanto, mas a disputa por um espaço em frente às estreias foi digna de um salão de grandes proporções, como o de Frankfurt, cuja última edição foi no ano passado.
Esta presença em massa da mídia não foi por acaso. Há alguns anos, Genebra tem ganhado cada vez mais destaque no calendário das principais mostras mundiais. Acontece todo ano, em março, logo depois de Detroit, cuja importância já se mostra inferior ao primeiro salão europeu do ano. Para se ter uma ideia do trânsito de câmeras, tripés e máquinas fotográficas, o centro de convenções onde acontece a mostra, chamado de Palexpo, é um pouco maior que o Anhembi, onde acontece o Salão de São Paulo. O número de visitantes, no entando, deve passar do dobro...
Estreias mundiais invadirão o Brasil em 2013
Claro que o salão europeu não poderia deixar de ostentar sua bandeira ecologicamente correta, como tem acontecido sistematicamente nos últimos salões. Genebra possui ao menos um modelo de carro verde, em sua maior parte, híbridos, em cada um de seus estandes, além de um pavilhão dedicado somente a tecnologias amigáveis ao meio ambiente.
Nesta edição, no entanto, não são estas amostras que se destacam em meio às marcas. Esta edição da feira está carregada de novas gerações de modelos já existentes, além de novidades que estarão em breve nas ruas europeias e também brasileiras. E como a Suíça não é anfitriã de nenhum fabricante de automóveis, cada um tenta, à sua maneira, chamar a atenção para o seu lançamento.
A Audi começou o dia com a estreia da nova geração do A3. Com óculos 3D a postos, os jornalistas tiveram o primeiro contato com o novo modelo, que será lançado na Europa em setembro e no Brasil em 2013. Além das mudanças na carroceria, que o deixaram com a nova linguagem da marca alemã, o compacto recebu diversas tecnologias que permitem uma maior interação do motorista com o veículo, além da possibilidade de acesso à internet. Junto dele, vieram também a perua RS4 Avant e o TTRS.
Apesar de a Mercedes-Benz atacar com esportividade, mostrando a nova geração do SL e do C Coupé, ambos desenvolvidos pela preparadora da marca alemã AMG, as atenções se voltaram à nova geração do Classe A, que em nada lembra a imagem de monovolume que o carro consagrou. O novo Classe A, que chegará ao Brasil no ano que vem, com motor de 1,6 e 2,0 litros turbo, virou um hatch premium. Do mesmo grupo passará a ser importado o smart fortwo, que recebeu um facelift. O pequeno modelo já estará no mercado brasileiro neste ano.
Com data marcada na agenda da linha de produção da fábrica da Peugeot em Porto Real (RJ), o 208 está por todos os lados no estande da marca francesa. Não só o modelo original, como diversas variantes na forma de conceito. A onipresença é tanta que até espanta outra estreia mundial da marca, o 4008. Este, ainda sem previsão para chegar ao Brasil. Bem diferente do 207, o 208 ainda mantém as dimensões compactas, mas é mais "parrudo" que seu antecessor.
A versão quatro portas do Volkswagen Up! é a sequência lógica da versão duas portas do modelo, cuja estreia foi no Salão de Frankfurt no ano passado. E será ela que chegará ao mercado brasileiro. A data ainda não foi definida, mas deverá ser no final do ano que vem, quando o modelo passará a ser fabricado no Brasil. Outro modelo que dará as caras na linha de produção, mas da Renault, será o Lodgy, minivan que vai oferecer motorização de 1.6 e 1.8 litro. Em Genebra, ela apareceu no estande da Dacia, subsidiária romena da marca francesa.
A Ford também se fez presente em Genebra com um futuro produto nacional. O B-Max, misto de minivan com SUV que estreou em Genebra, construído na mesma plataforma global do EcoSport e do Fiesta, deverá sair da linha de montagem da unidade fabril da montadora em Camaçari (BA). Ainda não há data definida para o lançamento no Brasil, no entanto.