15/09/2015 - Redação / Fotos: Thiago Moreno, de Frankfurt (ALE), e Divulgação / Fonte: iCarros
A Mercedes-Benz aproveitou o Salão de Frankfurt, na Alemanha, para apresentar ao público europeu novidades que também interessam para os brasileiros. Entre os modelos expostos, estão os novos Classe S Cabriolet, Classe C Coupé, GLC e Classe A reestilizado, que deverão chegar ao País até 2016.
Leia mais sobre o Salão de Frankfurt:
Veja a cobertura completa do iCarros
Jaguar F-Pace chega ao Brasil em 2016 por R$ 300 mil
Mini Clubman será lançado aqui até dezembro
Audi A4 desembarca no País no início de 2016
Kia Sportage e Optima vêm ao Brasil em 2016
Quando vêm?
Oficialmente, a Mercedes-Benz declara que, por se tratar de uma apresentação mundial, ainda não é possível estabelecer uma data de chegada para as novidades no Brasil. Entretanto, para o ano que vem está prevista a chegada do GLC, que deverá substituir o atual GLK já no primeiro trimestre.
Para o primeiro semestre do ano que vem, ainda são esperados os lançamentos dos recém-mostrados Classe S Cabriolet e Classe C Coupé. Revelado no início deste ano, o novo GLE - criado para rivalizar com o BMW X6 - é outro que também vai desembarcar no mercado brasileiro e já está confirmado para este ano. O Classe A reestilizado, por sua vez, não tem previsão.
Classe S Cabriolet
O conversível, que toma como base o Classe S Coupé, ganhou teto de lona que pode ser fechado ou aberto em 20 segundos com o carro a velocidades de até 60 km/h. O visual manteve as linhas da versão fechada, mas alguns itens de série se destacam na novidade, como o ar-condicionado inteligente capaz de manter a temperatura da cabine mesmo quando a capota está a aberta e um difusor embutido nos bancos que direciona ar quente na altura do pescoço dos passageiros.
A versão de entrada S500 será oferecida com motor a gasolina 4.7 V8 biturbo de 455 cv de potência, enquanto a topo de linha S63 AMG Cabrio terá sob o capô um propulsor, também a gasolina, porém 5.5 V8 biturbo de 585 cv que poderá ser associado à tração traseira de série, ou uma opção integral 4Matic oferecida como opcional. Na opção mais potente com tração nas quatro rodas o esportivo acelera de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos e atinge a máxima de 250 km/h limitados eletronicamente.
Classe C Coupé
O Classe S Coupé não serviu de inspiração apenas para uma versão conversível, mas também foi referência para o desenvolvimento do novo Classe C Coupé, que parece ter tomado do irmão maior o desenho da parte traseira. Comparado à geração anterior, a novidade cresceu 9,5 cm no comprimento, 4 cm na largura e 8 cm na distância entre-eixos - comparado ao Classe C sedã, o cupê é 1,5 cm mais baixo.
A construção do C Coupé emprega materiais nobres, como alumínio nos para-lamas, capô e tampa do porta-malas, enquanto a estrutura ficou mais rígida graças ao uso de aços de alta resistência. Sob o capô, o modelo terá as mesmas opções de motorização do restante da gama, contando com versões a gasolina 1.6 turbo de 156 cv, ou 2.0 turbo em opções de 184 cv, 211 cv e 245 cv de potência. Também serão oferecidos motores a diesel para a Europa.
GLC
Apesar do nome, o GLC é, na verdade, a segunda geração do GLK. O modelo foi rebatizado para se adequar às novas regras de nomenclatura adotadas pela Mercedes-Benz, indicando que o SUV é construído sobre a mesma plataforma do Classe C. Enquanto o modelo anterior apostava por linhas retas e robustas, o GLC tem o visual inspirado em outros veículos da marca.
Na Europa, a novidade será oferecida nas opções a diesel 220d de 170 cv e 250d de 204 cv, além de uma versão a gasolina 250 4Matic de 211 cv de potência. A configuração de entrada será capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 8,3 segundo, tempo que baixa para 7,3 segundos na opção topo de linha. Também será oferecida uma versão híbrida 350 4Matic, que combina um motor elétrico e um motor a combustão para obter 327 cv de potência, fazendo de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos.
GLE Coupé
O antigo ML recebu outro nome e chegará ao Brasil como GLE a partir do ano que vem. Já a versão cupê do modelo não esconde a intenção de rivalizar com o BMW X6, que foi lançado na Europa em 2008. Apesar do visual esportivo, o GLE Coupé não deixa de lado as funcionalidades de um utilitário, com espaço interno para cinco ocupantes e capacidade para até 1.650 litros no porta-malas e 3.500 kg de capacidade de carga.
Por ora, o SUV será comercializado em três configurações, sendo uma turbodiesel de 258 cv de potência e 63,2 kgfm de torque na versão GLE 350d, além de opções movidas a gasolina com motor 3.0 V6 biturbo de 333 cv e 48,9 kgfm na versão intermediária GLE 400 e com motor 3.0 V6 biturbo de 367 cv na versão topo de linha GLE 450 AMG, todas equipadas com câmbio automático de nove velocidades e tração integral.
Classe A reestilizado
Em meados deste ano, a Mercedes-Benz promoveu uma atualização no visual do Classe A, que recebeu sutis mudanças nos faróis e nas lanternas, que sofreram uma redistribuição das luzes internas. Além disso, a grade dianteira também foi remodelada e agora as versões convencionais passam a ser equipada com uma peça com trama em formato de diamante.
Por fora, as rodas de liga leve com novo desenho e o para-choque traseiro com saídas de escapamento incorporadas completam as alterações. Já na cabine, o hatch ganhou o mesmo painel de instrumentos já utilizado pelos “irmãos” de plataforma CLA e GLA, além de uma nova central multimídia com tela de 8 polegadas já dotadas dos sistemas CarPlay, da Apple, e Android Auto, do Google, para espelhamento de smartphones.
Futuro incerto
Lançado no Brasil em 2009, o smart fortwo ainda não tem um destino definido no mercado nacional. De acordo com a Mercedes-Benz, que é dona da marca, a vinda da nova geração do compacto, apresentada durante o Salão de Frankfurt, ainda está em estudo e, caso tenha a chegada confirmada, deverá ser oferecido a partir do segundo semestre de 2016.
Desenvolvido em conjunto com a Renault, a nova geração do compacto divide plataforma com o Twingo europeu, mas a novidade é que, além da opção fortwo com espaço para duas pessoas, o modelo também ganhou uma opção forfour com espaço para quatro ocupantes e carroceria de quatro portas. Além disso, serão oferecidos motores a gasolina 1.0 de 71 cv e 0.9 turbo de 90 cv, que podem ter transmissão manual ou automatizada de dupla embreagem, ambas com seis marchas.
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:
Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro