entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Frankfurt: Nissan exibe SUV inspirado em esportivos

Ainda em fase de conceito, o Gripz poderá ser produzido na mesma plataforma do próximo March

15/09/2015 - Redação / Foto: Thiago Moreno, de Frankfurt (ALE), e Divulgação / Fonte: iCarros

A Nissan exibiu hoje (15) o conceito Gripz, uma das estrelas da marca no Salão de Frankfurt, na Alemanha. De acordo com o site inglês Autocar, o protótipo com porte de SUV e traços inspirados nos esportivos da marca poderá dar origem a uma versão de produção.

Leia mais sobre o Salão de Frankfurt:
Jaguar F-Pace chega ao Brasil em 2016 por R$ 300 mil 
Lamborghini lança Huracán Spyder 
VW revela segunda geração do Tiguan  
Agora sempre turbo, Porsche 911 chega ao Brasil em 2016 
Veja como ficou a nova geração do Kia Sportage 
Mercedes exibe o novo Classe S Cabriolet

Expectativa de mercado

Caso chegue ao mercado, o Gripz deverá atuar no mesmo segmento do Juke - podendo ficar na mesma faixa de preço, ou ligeiramente acima. Em entrevista, Philippe Klein, chefe de planejamento de produto da Nissan disse que o modelo é um estudo de mercado.

“O conceito explora as diferentes tendências do mercado. Os SUVs e crossovers já temos produtos, fortes, mas as pessoas ainda buscas um carro dinâmico e esportivo”, explica o executivo. Lançando mão de um desenho que remete aos modelos Juke e 370Z, o protótipo adota uma configuração 2+2 - com dois assentos menores na segunda fileira.

Desenho

De acordo com a Nissan, o Gripz é ligeiramente menor do que o Juke em comprimento e em altura, mas tem mais largura e distância de entre-eixos do que o “irmão” em produção. O visual remete aos mais recentes lançamentos da marca, com faróis em formato de bumerangue e grade em “V”.

O conjunto frontal é semelhante ao do conceito Kicks, apresentado no Salão de São Paulo no ano passado, que dará origem a um novo SUV e é esperado para o ano que vem, enquanto a silhueta remete aos modelos 350Z e 370Z. Segundo a fabricante, o carro de rali Datsun 240Z, que competiu no East African Safari Rally em 1971 também serviu de referência.

Por fora

A carroceria do Gripz une detalhes típicos de carros-conceito, como as rodas aro 22, os faróis minimalistas e as quatro portas - sendo duas delas suicidas na traseira - sem maçaneta ou retrovisores externos. O teto de queda suave termina na tampa traseira elevada, que faz conjunto com as lanternas que avançam pelas colunas.

Na cabine

O interior do conceito repete as cores utilizadas na carroceria e emprega detalhes como o volante de três raios que remeto à peça utilizada nos modelos clássicos de competição. Segundo a fabricante, a cabine também tomou como inspiração as bicicletas e alguns dos acabamentos de couro são removíveis, para viabilizar a personalização.

Conjunto mecânico

O protótipo adota um conjunto híbrido, baseado em motores elétricos para movimentar as quatro rodas, enquanto um propulsor a combustão tem como função recarregar as baterias. De acordo com o site Autocar, a versão de produção do Gripz poderá ser feita sobre a mesma plataforma modular que dará origem às próximas gerações dos modelos March e Juke, podendo ter tração dianteira ou integral.

 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.